Guia prático de PANCs para download

As PANCs  como foram denominadas inicialmente pelo biólogo Valdely Kinupp, são plantas comestíveis que podemos encontrar em quintais, canteiros e terrenos baldios, por exemplo.

No Brasil existem cerca de 10 mil espécies de plantas com potencial alimentício, contudo utilizamos em nossa alimentação apenas 300 destas. Esse fato evidencia a redução da regionalidade alimentar, motivada dentre outros fatores pela uniformização dos hábitos alimentares imposta pelo ritmo agitado de vida, onde preferimos consumir, muitas vezes, “alimentos” pré-prontos e fast food a dedicar tempo a uma alimentação mais saudável.

Fazem parte das PANCs plantas que nós não consumimos como forma de alimento simplesmente por falta de costume ou de conhecimento. Algumas como a araruta e a urtiga já foram muito consumidas no passado, mas acabaram caindo em desuso e no esquecimento.
Por causa dessa falta de informação, vem sendo frequente a publicações de cartilhas e livros divulgando essas plantas e tentando trazer de volta para a mesa da população.

O Guia Prático mostra tudo que você precisa saber sobre as riquezas trazidas pelas PANCs. Para fazer o download clique aqui.

Vamos trazer novamente essas plantas para nossa alimentação, devido, não somente à seu alto potencial nutritivo e culinário, como também pela à sua importância ecológica.

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

www.jardimdomundo.com

2 opiniões sobre “Guia prático de PANCs para download

  • Reply Nelia 18 fevereiro, 2019 at 13:54

    Gratidão!

  • Reply Anna Beatriz Oliveira do Nascimento 22 fevereiro, 2019 at 16:12

    Muito interessante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *