Melt and pour – 10 receitas para nos inspirar

melt and pour sabão

Nós já escrevemos um artigo aqui no Jardim do Mundo sobre o método melt and pour, com o foco em usar PANCs no processo, e até incluímos uma receita super legal chamada ”o sabonete do jardineiro”. Acreditamos que já cobrimos todo o processo nesse artigo, então, esse aqui vai ficar mais focado nas receitas.

Porém, vai aí um resumo. Melt and pour, traduzido do inglês, significa derreter e despejar, esse é o cerne do método. Derretemos o que dá pra derreter, adicionamos os ingredientes que vão dar a textura, derramamos essa mistura em formas e esperamos endurecer.

A melhor parte de fazer o sabonete com o método melt and pour é que podemos pegar uma base pronta e começar da melhor parte, sem ter que mexer com soda cáustica, que é a parte que a maioria das pessoas evita. Acreditamos que se todo mundo soubesse que dá pra fazer sabonetes lindos e cheirosos sem se preocupar com a soda cáustica, teríamos milhares de pessoas começando hoje mesmo.

Com os ingredientes essenciais em mãos, podemos usar toda a nossa criatividade, fazendo todo tipo de misturas, com as mais variadas cores, aromas e texturas, melt and pour é uma arte, no final das contas. Por isso, nos propomos a listar aqui 10 receitas de sabonete diferentes, todas utilizando o método melt and pour.

|Siga o Jardim do Mundo no Instagram para acompanhar nossas aventuras|

Escolhendo a base

Existe uma variedade enorme de bases para fazer sabonete, porém, é sempre bom escolher as bases mais naturais, evitando ingredientes muito sintéticos. Alguns exemplos de bases mais tranquilas são:

  • Base de mel;
  • Base de carité;
  • Base de aveia;
  • Base de glicerina natural;

E é claro que cada base vai trazer seus benefícios para a pele, basta pesquisar a propriedades dos ingredientes de cada base para sabão, aí saberemos o que vai ser melhor para adicionar no nosso sabonete melt and pour. É sempre bom usar uma base que combina com o restante dos ingredientes, tenhamos isso em mente.

melt and pour saboaria

O que nosso sabonete vai precisar?

Bom, quando pesquisamos melt and pour na internet, as imagens que encontramos são aquelas de lindos sabonetes com texturas, diferentes formatos, com plantinhas dentro, e o mais importante, com as mais diferentes propriedades.

Será sempre interessante adicionar:

  • Esfoliantes como o sal grosso, aveia, talvez até café;
  • Ervas, assim podemos aproveitar das propriedades medicinais das mesmas, bem como de suas aparências;
  • Óleos essenciais, para dar cheiros e por suas propriedades;
  • Pigmentos naturais para colorir nosso sabonete, pigmentos em conjunto com as ervas que escolhermos podem resultar em verdadeiras obras de arte.

Além do mais, podemos fazer nossos sabonetes em diferentes formatos, tudo vai depender do molde escolhido. Podemos encontrar moldes de silicone em qualquer lojinha de 1,99, vamos usar nossa criatividade e fazer nossos sabonetes com muito esmero.

Só isso já devia ser o suficiente para convencer que existem infinitas possibilidades de combinações, porém, para instigar ainda mais, selecionamos 10 receitas para inspirar a todos que desejam começar a fazer os próprios sabonetes, então, vamos começar.

Mas, antes disso, devemos ressaltar que o link para as receitas originais, com todas as medidas estarão no final de cada receita. Se fôssemos adicionar as quantidades e modo de preparo em cada tópico, teríamos um artigo de 4000 palavras, ou mais. Agora sim, vamos nessa.

melt and pour sabonete

1-Sabonete de leite e mel

As propriedades hidratantes do leite já são conhecidas, bem como o mel, que já é usado em vários produtos cosméticos, inclusive sabonetes.

Começamos com uma combinação simples, essa receita só requer uma base de leite de cabra e um mel, de preferência orgânico e de procedência conhecida. Esse sabonete oferece propriedades bactericidas e hidratantes, pode ser preparado em menos de 10 minutos, uma ótima forma de começar.

Receita original.

2-Sabonete de leite e sal do Himalaia

Uma variação da receita anterior, essa aqui usa a mesma base de leite de cabra, porém, conta com os princípios esfoliantes do sal do Himalaia. Podemos adicionar óleo de jojoba ou de amêndoa doce para fortalecer as propriedades da receita.

E como citamos antes, podemos adicionar uma variedade enorme de óleos essenciais, que vão dar um toque especial no sabonete. Nisso que consiste o melt and pour, na liberdade de escolher o que colocar no sabonete.

Receita original.

3-Sabonete de alecrim e lavanda

Outro sabonete que usa a base de leite de cabra, porém, esse aqui é um pouco mais herbal. Podemos usar tanto os óleos essenciais de lavanda e alecrim quanto as ervas secas, para dar textura e um visual bem diferenciado.

A lavanda e o alecrim são ervas muito cheirosas, o sabonete vai oferecer propriedades antissépticas e bactericidas. O alecrim já é muito usado na aromaterapia por seus efeitos estimulantes, também ajuda na melhoria da circulação sanguínea.

Receita original.

4-Sabonete de aloe vera e gengibre

Aqui, sempre vamos endeusar a aloe vera, suas propriedades hidratantes são essenciais para quem procura um sabonete melt and pour com esse fim. A hidratação da babosa, como também é chamada, ocorre de forma profunda na pele, ajudando a tratar de queimaduras.

O gengibre é conhecido pelas suas propriedades fungicidas, além de possuir um cheiro bem característico. Podemos fazer esse sabonete de melt and pour com base de glicerina natural e usar óleos essenciais de gengibre e lavanda.

A receita original utiliza a urtiga ao invés do gengibre, como esse é um ingrediente mais difícil de ser encontrado, preferimos substituir e alterar a mistura.

5-Sabonete de chá-verde e limão

Nessa receita, usaremos a base de sabão de glicerina natural. O cheiro desse sabonete é muito bom, bem neutro e unissex. Além da base de glicerina, usaremos óleo essencial de limão e também folhas de chá-verde (pode ser o chá-verde em pó).

Tanto o limão quanto o chá-verde possuem propriedades antioxidantes, protegendo nossa pele do envelhecimento prematuro. Além do mais, é uma boa escolha para pessoas com pele oleosa.

Receita original.

6-Sabonete de mel, margarida e aveia

Essa é uma excelente combinação, as propriedades de cada ingrediente somadas com a esfoliação proporcionada pela aveia resultam em um dos melhores sabonetes que já vimos. Essa receita combina propriedades bactericidas e hidratantes, tudo que um sabonete precisa.

Receita original.

7-Sabonete de capim-cidreira e chá-verde

Algumas pessoas podem achar que estamos confundindo essas receitas de sabonete com receitas de chá, mas, não é nada disso. É que as propriedades que conseguimos tomando os chás podem ser adquiridas por meio do uso tópico (às vezes).

Usaremos uma base de glicerina natural, chá-verde em pó, capim-cidreira picado e óleos essenciais de eucalipto e cedro, essa é uma excelente receita de melt and pour com propriedades hidratantes, além de ser muito cheirosa.

Receita original.

8-Sabonete de argila verde e manteiga de carité

A argila, seja ela da cor que for, pode ser uma excelente adição a qualquer receita de sabonete melt and pour. Essa simples mistura de carité, argila verde e óleo essencial de lavanda pode nos proporcionar uma experiência sensorial incrível.

As propriedades neutralizadoras de pH da argila verde, bem como seus princípios cicatrizantes e bactericidas são essenciais para quem procura um sabonete bem completo para cuidados com a pele. Vale a pena sempre ter um pouco de argila verde.

Receita original.

9-Sabonete de aveia e canela

Essa combinação não é só boa em shakes e mingaus, o sabonete de aveia e canela é um excelente esfoliante, além de possuir as propriedades antioxidantes e aromáticas da canela. Podemos também usar um pouco de óleo essencial de eucalipto para melhorar ainda mais o aroma do nosso sabonete melt and pour.

Receita original.

10-Sabonete de cúrcuma

Não é segredo que aqui no blog, nós adoramos a cúrcuma, já publicamos diversas receitas que contam com esse maravilhoso tubérculo amarelo. Suas propriedades antioxidantes, bactericidas e anti-inflamatórias resultariam em um excelente sabonete, por si só.

Além do mais, sua cor forte, muito usada para tingir tecidos, vai dar um visual bem colorido no nosso sabonete melt and pour. A receita original conta com a base de leite de cabra e óleo essencial de laranja, confira.

Receita original.

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com