Bee & Bee – Hotel de Insetos

Bem Vindos ao Bee & Bee – Hotel de Insetos!

Esse é um projeto do Jardim do Mundo para abrigar e preservar insetos auxiliares e polinizadores.

Sobre o hotel

Nosso Hotel de  dispõe de quartos planejados para receber seus hóspedes com conforto e segurança.

Prepara-se para dar as boas-vindas a insetos aliados e polinizadores, como abelhas solitárias, joaninhas, besouros, tesourinhas, borboletas, crisopas e mariposas.

Por que ter um Hotel de Insetos?

O Hotel de Insetos é uma atividade lúdica e educativa para crianças e adultos, destacando a importância dos insetos e o equilíbrio das relações entre as espécies.

As abelhas, besouros e outros polinizadores são amplamente reconhecidos por seu importante papel ecológico, colaborando na manutenção tanto do micro ecossistema de nossa casa, quanto do planeta terra e da biodiversidade como um todo.

Essa pequena estrutura é uma maneira divertida de abrandar o declínio da população dos insetos benéficos devido à perda de habitat, poluição e abuso de pesticidas.

Seus minúsculos hóspedes também vão colaborar no controle biológico de pragas da horta e do jardim, combatendo os pulgões e cochonilhas.

Cada cômodo do Hotel foi planejado para oferecer abrigo seguro e confortável para hibernação e reprodução desses pequenos animais.

Principais hóspedes

*Abelhas da tribo Euglossini têm direito a suíte master, pois necessitam de um espaço amplo. Elas estão entre os grupos de abelhas mais importantes das Américas pelo seu trabalho como polinizador de espécies nativas das nossas florestas, como orquídeas.

*Abelhas solitárias gostam de madeira furada e canos de bambu. Elas não são agressivas e não enxameiam. Mais de um terço da produção mundial de alimentos depende diretamente da sua atividade polinizadora.

*Joaninhas preferem se hospedar entre gravetos, pinhas e palhas. É uma predadora voraz, podendo comer mais de 50 pulgões por dia, colaborando no controle biológico de pragas na horta.

Instruções

Os Hotéis de Insetos podem ser pendurados na horta, na varanda, no jardim, na pracinha do bairro, no poste da esquina e, principalmente, em casas e sacadas de apartamentos de centros urbanos, onde esses insetos não possuem um habitat natural.

Posicione-o a cerca 1,5 meio do solo, preferencialmente voltado para sul ou sudeste, recebendo iluminação indireta.

No final do verão pode ser necessário fazer uma manutenção, trocando materiais deteriorados, checando a presença de fungos e fazendo uma pequena faxina.

Seguindo as dicas acima teremos hóspedes satisfeitos o ano inteiro.

Na construção do hotel, usamos materiais de texturas variadas, coletados de forma consciente. Para finalizar, pulverizamos com feromônio atrativo e cera de abelha.

Caso você queira atrair mais hóspedes e ainda servir café da manhã, sugerimos o cultivo de das plantas preferidas dos polinizadores: alecrim, lavanda, manjericão, margarida, girassol, maracujá, gerânio, petúnia e calêndula.   

Com carinho,

Lara e Emi

Jardim do Mundo