Bioconstrução em 9 simples passos

Esta pequena casa em cob foi construída por aprendizes da Sun Dog school of natural building no norte da Califórnia, EUA.

Você notará na imagem 9 que a janela de madeira se encaixa a curva da parede perfeitamente. Esta não foi apenas uma jogada de sorte… A forma final da casa e das paredes foi totalmente determinada pelos materiais disponíveis no local, o que tornou o valor total do investimento tão baixo quanto U$1.000 (R$4.000) e o resultado final um belo exemplo de utilização de recursos e espaço em uma linda construção natural.

Primeiro, a fundação…

huckleberry1

Na primeira imagem da para ver o layout da casa usando cordas. Um pedaço de madeira, que a maioria dos construtores convencionais iria rejeitar, é usado para definir a forma da casa. Na imagem 2 você pode ver a vala escavada contendo também um tubo de drenagem, que vai manter as paredes sequinhas e afastadas da umidade do solo. A proporção da vala é cavada até à profundidade da linha de congelamento do local e a largura da parede a ser construída acima dela. O fundo da vala deve inclinar um ponto para fora do edifício e o tubo de drenagem deve se projetar para fora do prédio em direção a maior inclinação. A vala é coberta de pedras até ao nível do solo e compactada.

huckleberry2

Equipar com um fogão de alta combustão…

huckleberry3

Na Imagem 3  percebe-se uma parede de pedra seca construída um pouco acima da fundação, destinada a ser uma coluna de aquecimento da casa. É onde se inicia a ver o projeto de forno de alta combustão com essa coluna de aquecimento ao nível do piso. A coluna parte das curvas do fogão, posicionado no fundo da construção, onde a fumaça vai percorrer a coluna até subir e sair da casa no lado oposto, aquecendo todo o cômodo.

huckleberry4

Aqui já é possível acompanhar as paredes da construção subindo assim como o fogão de alta combustão tomando formas.

huckleberry5

Os fardos de palha, vistos na imagem, são usados para isolar as paredes do lado de fora e também para se misturar a terra que forma as paredes.

huckleberry6Posicionada no canto da casa, foi ocasionalmente escolhida para dar direção natural as paredes, essa janela marca a espontaneidade planejada da construção.

huckleberry7

Aqui boa parte das aberturas já estão definidas. É possível ver, no canto superior esquerdo, parte da coluna do fogão que atravessa a casa.

huckleberry8

A cobertura, que irá receber um telhado verde, já vai tomando forma.

casa

E  um bom acabamento feito com um reboco natural, da o caráter final dessa pequena bioconstrução. Mais um exemplo de uso conSciente da paisagem e dos recursos oferecidos para cada lugar.

huckleberry10

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com

Uma opinião sobre “Bioconstrução em 9 simples passos

  • Reply Anna Seixas 9 junho, 2016 at 12:49

    Olá, muito interessante a matéria. gostaria de saber mais sobre o fogão.
    Q tipo foi usado, etc.
    Gratidão!
    Anna Seixas