Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo

Faça Você Mesmo

Faça Você MesmoSustentabilidade

Como fazer seu próprio purificador de ar em gel com óleos essenciais

purificador de ar
visualizações
1280

Provavelmente todos gostaríamos de ter uma casa bem perfumada, mas vale a pena sacrificar nossa boa saúde e a saúde de nosso planeta?

A maioria das pessoas provavelmente não pensa duas vezes em usar purificadores de ar, conectá-los e desfrutar de uma “brisa de verão”, sem entender que isso poderia estar prejudicando sua saúde, sem mencionar a saúde da família, incluindo crianças e animais.

Faça Você MesmoReceitas

Aprenda como fazer fermento natural

Se você faz pão em casa, provavelmente utiliza o fermento químico. Mas sabia que este tipo de fermento só existe a pouco mais de 150 anos? Porém, o pão é produzido há muito mais tempo. O registro mais antigo que se tem é de 3700 a.C., mas estima-se que a sua origem iniciou junto com a agricultura.

Sendo assim, como se fazia pão sem o fermento que utilizamos hoje? A resposta é simples: com fermento natural. Este é um composto de organismos vivos que fazem com que a massa cresça. Esses organismos nada mais são do que bactérias benéficas. Assim, o fermento natural era composto por essas bactérias.

Faça Você MesmoReceitas

Embrulho para presente tingindo naturalmente

collage
visualizações
2135

Hoje vamos ensinar um jeito divertido e ecológico de embrulhar presentes. Vamos dar  vida nova a tecidos antigos tingindo-os naturalmente com elementos da natureza.

Esse ano estamos explorando o fazer manual de diversas formas sempre presando pela matéria prima natural. Um do processos que mais nos envolveu foi o tingimento natural com restos de vegetais, frutas, sementes, folhas, cascas e caroços. As peças tingidas serão presentes e os tecidos reutilizados serão embrulhos.

Faça Você MesmoSustentabilidade

Saiba como seu sítio pode sustentar sua família

visualizações
5336

Por conta da vida agitada da cidade, muitas pessoas têm repensado seus estilos de vida e estão comprando terrenos no interior para morar em um lugar mais tranquilo em meio à natureza. Porém, elas ainda precisam de dinheiro para poderem pagar as contas e comprar suprimentos.

Algumas pessoas, mesmo que já tenham se mudado para o interior, ainda continuam a trabalhar nos empregos antigos ou mesmo, outras têm optado pelo trabalho home office, em que podem trabalhar do próprio sítio, contanto que tenha acesso à internet. São opções de se manterem e ter uma vida com mais qualidade no interior. 

Faça Você MesmoSustentabilidade

Aprenda a reutilizar papel e transformá-lo em objetos

reutilizar papel
visualizações
1527

Estamos em uma época em que a tecnologia está muito em alta. Porém, ainda continuamos a utilizar muito papel, como os planners ou bullet journals e as próprias embalagens de envio de mercadoria. Para se ter uma noção, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), nos Estados Unidos são utilizadas cerca de 70 milhões de toneladas de papel e papelão a cada ano.

Apesar de tanto papel sendo utilizado, ele é um produto que pode ser reciclado. Aliás, é um dos mais recicláveis, podendo chegar a uma taxa de 70% ou mais.

Faça Você MesmoSaúde

Os benefícios da escrita expressiva para a saúde

escrita expressiva
visualizações
1442

Quando você coloca a caneta no papel para escrever ou quando você digita em um computador sobre experiências estressantes e sobre problemas emocionais pesados em sua vida, pode ser bom para sua saúde e bem-estar emocional. De fato, a escrita expressiva, que basicamente envolve despejar seu coração e mente em palavras, sem se preocupar com ortografia, pontuação, gramática e outras convenções de escrita, é um bom remédio.

Nos últimos anos, pesquisas descobriram que escrever o que estamos sentindo melhora os sintomas da síndrome do intestino irritável, asma e artrite reumatoide; ajuda na recuperação de abuso sexual na infância e depressão pós-parto; e melhora o estado de espírito das pessoas com Parkinson, câncer e muitas outras condições de saúde. Pode até promover uma cicatrização mais rápida das feridas.

Faça Você MesmoSustentabilidade

Saiba como fazer um jardim sensorial para as crianças

visualizações
3523

Ter um jardim em casa permite que você possa entrar mais em contato com a natureza e, assim, aproveitar os seus benefícios. Mas que tal ter um jardim sensorial para que as suas crianças possam também explorá-lo?

Confira a seguir, o que é um jardim sensorial e como construí-lo no pátio da sua casa. Depois de pronto as crianças poderão observar os insetos, sentir o aroma das plantas e as cores das diferentes flores.