• Como cultivar cogumelos em casa

    Os cogumelos comestíveis estão se popularizando cada vez mais no Brasil. São alimentos ricos em vitamina D, potássio e zinco, e além de muito nutritivos, são muito saborosos, podendo ser adicionados em várias receitas e principalmente substituindo a carne.

    LER MAIS
  • Horta completa em 1 metro quadrado

    Parece pouco espaço mas em apenas 1m² é possível fazer uma horta com vegetais variados que nos abastecerá diariamente. A maioria das pessoas que tem espaço limitado em casa acha que não é possível cultivar seus próprios alimentos mas viemos provar que mesmo em pequenos ambientes é possível ter uma linda e farta horta.

    LER MAIS
  • Graças a Permacultura essa vila saiu da precariedade para a autonomia alimentar

    Esta remota e pobre vila foi capaz de reviver seu solo e gerar abundância e auto-suficiência alimentar graças à permacultura.

    “Brachoua – uma horta no deserto ” é um documentário sobre permacultura , produzido por Stéphane Ferrer Yulianti . Esta pequena vila vivia em total pobreza, sem água ou eletricidade, longe de qualquer auto-suficiência alimentar. Mas a permacultura passou e trouxe consigo abundância e prosperidade.

    LER MAIS

  • Documentário mostra escola inspiração e referência em transformação do ser

    Em um lindo bosque na cidade de Guaporé, a 192 quilômetros de Porto Alegre fica a “escola” alternativa que está mudando o paradigma da educação no Brasil. Construída por voluntários, com técnicas de bioconstrução, a Cidade Escola Ayni tem um conceito: “Deixem as crianças em paz. Quem precisa de escola são os adultos”. Criada em outubro de 2015, a Ayni amplia o conceito de educação integral e propõe tirar os seres humanos da “normose’, ou seja, da matrix de uma sociedade inserida na competitividade, comparação, ilusão e ansiedade.

    LER MAIS

  • Saiba como tratar o bambu para fazer móveis e casas

    O bambu tem características importantes para a construção, tais como a leveza, a resistência e a flexibilidade. Não é a toa que ele é um material milenar utilizado nas construções orientais.

    Hoje em dia, ele se tornou mais comum nas outras partes do mundo por conta da arquitetura e do paisagismo. Porém, ainda são poucas as pessoas que sabem como o utilizar nas construções. Você sabia, por exemplo, que é preciso tratá-lo antes de fazer móveis ou utilizá-lo em casas?

    LER MAIS

  • Saiba como e quando realizar a poda das plantas

    Você realiza a poda de suas plantas? Saiba que ela é importante para manter seu jardim sempre viçoso e bem colorido. Mas não se preocupe se não souber como fazê-la. Pois, hoje falaremos justamente sobre esse assunto.

    A seguir, você verá como é realizada a poda e quando ela deve ser feita. Então, primeiro vamos ver qual a real importância dessa atividade para as suas plantas.

    LER MAIS

  • Aprenda como proteger sua horta no inverno

    Para que nossos hortas sejam sempre um sucesso é preciso ficar atento aos pequenos detalhes que fazem a diferença. Um deles é a época do ano mais apropriada para cada espécie. Algumas espécies de hortaliças, pertencentes à família das cucurbitáceas (pepino, moranga, abóboras, melão e melancia) e solanáceas (tomate, batata, pimentão, pimenta e berinjela) não se desenvolvem bem no inverno e sofrem especialmente com as geadas. Por isso, estas espécies não são recomendadas para o plantio no outono e inverno, nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

    LER MAIS

  • Manual gratuito de Transição Permacultural e Agroecológica

    O permacultor, educador e biólogo João Paulo Lotufo desenvolveu um Manual de Transição Permacultural e Agroecológica extremamente didático. Para facilitar o entendimento, o autor, que também possui o blog Bora Permaculturar, escolheu fazer o manual em quadrinhos.

    LER MAIS

  • 5 formas de aplicar a permacultura em sua horta

    Uma horta ou jardim que utiliza técnicas de permacultura proporciona mais saúde, melhores alimentos, plantas medicinais e bem-estar. Nela podemos plantar sabendo que os alimentos não terão agrotóxicos e serão bem cuidados, o que resulta em produtos de alta qualidade, com mais vitaminas e minerais que os que são comprados no mercado.

    Por exemplo, digamos que você cultive beterrabas. Se o solo em que elas se desenvolveram é pobre em nutrientes, elas também serão. Porém, se o solo é bem cuidado, elas terão nutrientes importantes para a nossa saúde.

    LER MAIS