Veja como aprender novos idiomas pode melhorar a sua qualidade de vida 

aprender novos idiomas

Aprender novos idiomas pode ser encarado por muitas pessoas como uma maneira de alavancar a carreira e conquistar uma colocação melhor no mercado de trabalho. E isso não deixa de ser uma boa razão.

Afinal, saber falar em outras línguas é comprovadamente um dos principais diferenciais buscados pelas empresas para contratar colaboradores para preencher suas melhores vagas.

No entanto, aprender novos idiomas vai muito além disso, pois envolve outras questões mais humanas e subjetivas. É por isso que hoje vamos falar sobre como saber outras línguas pode expandir nossos horizontes e até melhorar a nossa saúde.

Por que aprender novos idiomas?

Com os crescentes avanços tecnológicos, as fronteiras do mundo têm se tornado cada vez menos demarcadas. Afinal, através da internet, podemos nos conectar com pessoas de todas as partes do planeta.

E aprender novos idiomas para compreendermos melhor as diferentes culturas e costumes de outras nações é um sinal de respeito a elas e a nós mesmos enquanto seres humanos.

Além disso, aprender outra língua faz com que tenhamos um melhor entendimento da nossa, nos fazendo melhorar como brasileiros e estreitar nossos laços com a nossa própria terra natal.

Sem contar que estimular o nosso cérebro a aprender novos idiomas traz uma série de benefícios para a saúde.aprender novos idiomas

Benefícios de aprender novos idiomas para a saúde:

Não é novidade que nosso corpo é como uma máquina e, como tal, uma engrenagem empurra outra. Desse modo, quando nos empenhamos para fazer nosso cérebro assimilar novas línguas, o estimulamos em vários outros sentidos.

Assim sendo, esse exercício cerebral desencadeia uma série de benefícios para nossa saúde, como:

Previne doenças cognitivas:

Profissionais especializados, como neurologistas e linguistas, tem realizado muitos estudos que comprovam que aprender novos idiomas aumenta exponencialmente as conexões neuro cerebrais.

Então, isso faz com que sejam prevenidas doenças como o mal de Alzheimer. Além disso, estudos da Academy of Neurology apontaram que mesmo pessoas com predisposição genética para doenças senis conseguem atrasar em até 5 anos o aparecimento delas. 

Aumenta a massa cerebral

O cérebro, assim como nossos músculos, pode ser exercitado para ganhar massa. E isso não só de forma figurativa. Afinal, exercitar o cérebro faz com que ele cresça fisicamente, aumentando de tamanho em medidas.

Aprender novos idiomas faz com que o hipocampo e o córtex cerebral aumentem, o que por sua vez, aumenta o número de neurônios e, consequentemente, a nossa inteligência.

Contribui para melhorar o processo criativo

Como são necessárias várias estruturas gramaticais para formular uma frase, quando fazemos isso em uma língua nova, nosso cérebro precisa se esforçar para dar conta.

E esse esforço todo o estimula a ser criativo, estendendo isso para outras áreas, como as artes, a comunicação, o raciocínio, etc.

Aprimora a audição

Quando ouvimos palavras faladas em um idioma com o qual ainda não estamos acostumados, nosso sistema auditivo precisa se aguçar para compreendê-las.

Então, isso faz com que nossa audição seja mais trabalhada e se torne melhor com o passar do tempo.

Aumenta a concentração e memória

Como já vimos, aprender novos idiomas aumenta as conexões neurais em nosso cérebro. Assim, nossa memória e capacidade de focar também são beneficamente afetadas.

Quais as melhores maneiras de aprender novos idiomas?

Muita gente não tem tempo para fazer aulas convencionais de idiomas, que são presenciais e demandam tempo e deslocamento. Entretanto, a mesma evolução tecnológica que tornou aprender novos idiomas uma necessidade, também a tornou mais acessível.

Hoje em dia, é grande a oferta de ensino de línguas através de meios digitais. Aliás, se você acha que aprender idiomas sozinho é muito difícil ou chato, saiba que existem muitas plataformas e sites que oferecem formas de aprendizado mais lúdicas e divertidas.

Dessa forma, você pode ter uma experiência gratificante desde o começo da sua jornada em busca de aprender novas línguas. 

Afinal, se o que você espera do seu processo de aprendizado é expandir seus horizontes e se tornar um cidadão do mundo com mais bagagem e consciência, não faz sentido iniciá-lo de forma mecânica e engessada.

Ao invés disso, você pode aprender novos idiomas de formas mais dinâmicas e interessantes, como em sites e plataformas que oferecem meios para que você aprenda línguas com podcasts, audiobooks e música, por exemplo.

Música

A música é uma das coisas mais encantadoras do mundo, pois, através dela, despertamos uma parte melhor e mais evoluída de nós mesmos. E isso engloba também o aprendizado, inclusive de línguas.

Afinal de contas, é comprovado que o ritmo ajuda o cérebro a absorver e fixar melhor o que queremos aprender.

Então, aprender novos idiomas por meio de músicas faz com que isso seja mais fácil e prazeroso. Muitas plataformas se valem disso e trazem recursos para que você consiga atingir seus objetivos por meio de conteúdos musicais.

E se você quer ter uma experiência ainda mais elevada enquanto aprende, há excelentes ferramentas que contam com os melhores shows para aprender inglês e outros idiomas.

Afinal, se a música já traz o melhor de nós, quando ela é ouvida e sentida de forma coletiva, os resultados podem ser ainda melhores.

Séries e filmes

Outro meio muito legal e divertido de aprender novos idiomas é através de séries e filmes. Isso porque assistir a esses conteúdos em uma língua diferente da sua, faz com que seja necessário um esforço maior do cérebro para assimilar o conteúdo.

Desse modo, ele se abre para entender o enredo da série e, consequentemente, aprende o idioma também.

Então, aprender novos idiomas enquanto assistimos filmes e séries, além de mais divertido, é mais rápido também. E a boa notícia é que existem vários sites e plataformas excelentes que oferecem essa modalidade de ensino.

Além do mais, outros recursos também são disponibilizados dentro das séries e dos filmes, como por exemplo, a função onde você clica em cima de qualquer palavra mostrada na legenda ou dita pelo personagem e a grafia e pronúncia corretas são mostradas para você. 

Como vimos, aprender novos idiomas é algo que fazemos por nós mesmos, mas tornamos o mundo um lugar melhor com essa ação. Afinal, melhorar a comunicação e contribuir para a evolução da espécie humana é função de todos nós.

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com