Imagine a cena: você está na praia, fazendo lindas fotos das ondas para postar no Instagram e, de repente, o celular avisa que vai “tirar uma soneca” porque está literalmente esgotado. Como arrumar uma fonte de energia para ressuscitá-lo? Uma dupla de inventores independentes parece ter a solução para essa e outras situações do dia a dia: uma miniusina de energia solar para levar aonde você quiser.
Tudo começou quando Shawn Frayne e Alex Hornstein desenvolveram uma impressora que produz pequenos painéis solares de células de silício. Mas para chegar até ela, foi preciso muito trabalho. Antes, inspirados pela busca da energia limpa eficiente, eles decidiram criar alguns alguns produtos como lâmpadas e redes de distribuição via USB alimentados por energia solar. Porém, no meio do caminho, descobriram o quanto os painéis solares disponíveis no mercado eram caros e tinham baixa qualidade. Então, surgiu a pergunta: “Podemos fazer painéis melhores?”
Entre pesquisas e destroços, os inventores descobriram que metade do custo de um painel solar advém da montagem e que esta é uma etapa que apresenta muitas falhas – por se tratar de um trabalho manual de solda – e utiliza materiais não muito confiáveis, com baixa vida útil. A solução que encontraram foi investir em automação para reduzir os defeitos de fabricação. Assim surgiu a impressora que imprime micropainéis de energia solar.
A saga continua. Shawn e Alex pretendem revolucionar o mercado de geração de energia. Para tanto, o primeiro passo foi compartilhar seus conhecimentos e descobertas. Após meses e inúmeros protótipos, eles chegaram à conclusão de que é fácil e simples introduzir a energia solar em nossa rotina, utilizando ferramentas básicas. Para exemplificar, o vídeo a seguir mostra como criar um carregador solar de celular:
O passo seguinte foi captar recursos num site de financiamento coletivo para viabilizar a produção em série e comercialização de kits com todos os materiais necessários para montar manualmente sua própria miniusina de energia solar. Eles conseguiram bater a meta e os kits já estão à venda no site, onde eles também ensinam a construir outros captadores de energia solar para diversos fins.
Fontes: Kickstarter e Solar Pocket Factory