Saiba como desidratar flores em casa para fazer lindos quadros

Desidratar flores

As flores frescas do jardim ou as cortadas e colocadas em um vaso são lindas, porém elas são impermanentes. Mas se você quer ter uma decoração com flores naturais que não estragam, é possível desidratar flores e colocá-las em quadros.

Esta é uma ideia maravilhosa e uma maneira adorável de preservar as flores que têm um significado especial, por exemplo, algumas que estavam no buquê de casamento. Continue lendo para aprender a desidratar flores pelo método de prensa e como fazer um quadro com elas.

Como desidratar as flores

Colha as flores no final da manhã, em um dia seco. Às 11h, o orvalho terá evaporado, mas o sol da tarde não terá tido tempo para murchar as flores.

Podem ser tanto flores como folhas, porém não é recomendado desidratar as folhas das suculentas, pois elas possuem muita água.

|Siga o Jardim do Mundo no Instagram e Acompanhe nossas Aventuras pelo Mundo|

Há dois jeitos de se desidratar pelo método de prensa, um que utiliza livros e outro que utiliza uma prensa própria, mas que pode ser adaptada. Vamos ensinar o segundo método.

Você vai precisar de:prensa

  • 2 tábuas do tamanho de folhas A4 ou A5 com um furo em cada ponta;
  • 4 parafusos compridos;
  • 4 arruelas;
  • 4 borboletas;
  • Jornais;
  • Folhas de papel mata-borrão ou papel para aquarela;
  • Flores e folhas.

1. Com as tábuas em mãos, coloque os parafusos de forma que suas pontas fiquem para cima. Comece colocando 3 folhas de jornais sobre a tábua com os parafusos, agora coloque uma folha de papel mata-borrão.

2. Distribua as flores e folhas sobre o papel mata-borrão. Se você tiver muitas flores da mesma espécie, procure colocá-las na mesma folha para melhorar a organização. Deixe um espaçamento entre plantas.

Prensa

Leia mais: Faça você mesmo: Colares naturais aromatizados

3. Depois das flores e folhas distribuídas, coloque uma folha de papel mata-borrão, 3 folhas de jornais e mais uma folha de papel mata-borrão, para colocar a próxima camada de flores e folhas. Repita esse processo até que fique numa altura em que dê de colocar a outra tábua e parafusá-la com a debaixo. Coloque as borboletas e aperte bem.

4. Agora guarde a prensa em um lugar protegido do sol e sem muita umidade. Você pode colocá-la dentro de uma caixa de plástico com tampa e colocar um pacotinho de sílica dentro para deixar o ambiente seco.

5. Na primeira semana, o ideal é trocar as folhas de jornais a cada 2 dias. A partir da segunda semana não é preciso mais trocar os jornais. A desidratação leva de 2 a 3 semanas, dependendo da quantidade de água presente em cada flor e folha.

Se quiser, você pode fazer esse processo substituindo a prensa por um livro de capa dura que vai na parte de baixo e um livro bem pesado que fica na parte de cima pressionando as folhas.

Como armazenar as flores e folhas

Depois de desidratadas guarde as folhas e flores em envelopes ou caixinhas de papel. Elas devem ficar em um lugar protegido da luz solar e com pouca umidade. Uma dica importante é colocar cada espécie de planta em um envelope diferente e colar do lado de fora um exemplar. Assim fica mais fácil de identificar cada uma.

Ficou alguma dúvida no processo? Então assista a esse vídeo:

Como fazer quadros com as flores e folhas desidratadas

Com as plantas desidratadas é hora de utilizá-las para decoração. Confira abaixo como fazer um lindo quadro.

Você vai precisar de:

  • Moldura com vidro;
  • 1 folha de papel com gramatura de 150g/m²;
  • Flores e folhas desidratadas;
  • Cola gel;
  • Pincel;
  • Tesoura;
  • Guardanapo;
  • Pinça;
  • Caneta nanquim;
  • Tinta spray verniz fosco.

O papel servirá como fundo do quadro, então corte-o de um tamanho que caiba dentro da moldura.

Agora pegue as flores e folhas e disponha sobre uma mesa do jeito que quer que elas fiquem no quadro. Solte sua imaginação. Com o auxílio da pinça pegue uma por uma, passe a cola gel com o pincel e cole no papel.

O guardanapo serve para tirar o excesso de cola que ficar nas plantas coladas no papel. Para isso, logo que colar pressione o guardanapo levemente sobre a planta. Agora espere secar a cola.

Se quiser, pode fazer arabescos, galhos ou outros desenhos para finalizar o desenho feito com as plantas. Para isso, utilize a caneta nanquim.

Para finalizar o quadro e proteger as plantas, aplique uma camada do verniz fosco. Espere secar e coloque a arte na moldura. Agora só pendurar em algum lugar da sua casa.

Atenção: Com o tempo é normal que algumas flores ou folhas percam a cor. Por isso, procure não deixar o quadro exposto diretamente na luz solar para retardar esse processo.

Leia mais: Kokedama – Como fazer um jardim suspenso por um fio

Confira abaixo outros exemplos de utilização das flores e folhas para decoração:

Quadro

Quadro

Quadro

Capa de Celular

bijuteria

Etiqueta

Comente se você já conhecia essa forma de desidratar as flores ou se já fez alguma arte assim com as flores e folhas desidratadas.

8 opiniões sobre “Saiba como desidratar flores em casa para fazer lindos quadros

  • Reply Gabriela 9 junho, 2018 at 20:23

    Amei este site! Essas coisas naturais! Estou amando conhecer tudo isso! Gostaria de saber como desidratar frutas. Poderiam compartilhar algum post ensinando? Como saberrei que já está disponível?

  • Reply Patricia Cunha 24 junho, 2018 at 7:52

    Fiquei realmente encantada com o seu trabalho! Muitas vezes encontramos fadinhas assim como vc q perpetuam a beleza da Mãe Natureza 🙂 gratidão ❤

    • Reply Charlene Peruchi 25 junho, 2018 at 9:34

      Olá Patricia. Obrigada pelo carinho ❤ .. A Mãe Natureza e sua beleza sempre devem ser celebradas. 🙂

  • Reply Ricardo A. Roncada 19 setembro, 2018 at 10:18

    Olá Charlene! Gostei muito do seu post. A minha dúvida é sobre a perda da coloração das folhas e se com o tempo elas apodrecem.
    Um grande abraço!

    • Reply Charlene Peruchi 19 setembro, 2018 at 15:04

      Olá Ricardo, que bom que gostasse do post!
      Sobre suas dúvidas, é possível que com o tempo elas percam a coloração, ainda mais se tiverem muito contato direto com o sol. Em trabalhos com resina, como colares, não saberei te dizer se elas perdem a cor. Com o tempo raramente elas apodrecem, a não ser que não foram secas totalmente. O que pode acontecer é elas mofarem depois de alguns meses, se forem armazenadas em locais úmidos.
      Grande abraço!

  • Reply Lucimeire 5 outubro, 2018 at 6:05

    Amei as dicas criativas

  • Reply lucia madeira 17 outubro, 2018 at 13:37

    obrigada pelas vossas ajudas. Parabéns. Eu adoro trabalhos com flores prensadas. Costumo secar. O meu problema é manter a cor. Têm algum truque?