• Receita: Geleia de Dente de Leão

    Hoje vamos ensinar a como fazer uma deliciosa geleia de dente de leão.

    Como já vimos em outros posts, o dente de leão é uma flor muito versátil, que pode ser utilizada para fazer diversas receitas, como vinho, chás, saladas, e até mesmo loções hidratantes. Essa planta  é conhecida por seu sabor adocicado, que lembra o mel, e com ela é possível fazer uma fácil e deliciosa geleia, para se comer com pães, biscoitos, ou ser utilizada no preparo de doces.

    LER MAIS

  • Por que você deve jardinar com seus filhos

    A importância de jardinar com seus filhos

    Assistir a filmes e fazer companhia em jogos de tabuleiros são ótimas atividades para se ter com crianças. E aqui vai mais uma sugestão: leve-as  seus filhos para o jardim.

    Numa casa com um vasto quintal, ou mesmo num apartamento típico de cidade grande, esta é uma tarefa que especialistas recomendam para que os pequenos, além de estimular uma alimentação mais saudável e proporcionar o contato com a natureza, fazer uma horta caseira propicia deliciosos momentos em família. Cuidar das plantinhas também pode ensinar ao seu pequeno noções como paciência, responsabilidade e ecologia!

    LER MAIS

  • Por que amamos ou odiamos certos aromas?

    Recentemente um leitor do Jardim do mundo nos perguntou se havia alguma explicação para uma pessoa gostar do aroma de um óleo essencial, ao mesmo tempo em que outra pessoa não gosta. Encontramos um estudo que explica um pouco desse mecanismo. O estudo foi publicado no International Journal of Comparative Psychology em 2004 com o seguinte título: Changing Odor Hedonic Perception Through Emotional Associations in Humans (Mudando a Percepção Hedônica do Odor Através de Associações Emocionais em Seres Humanos). Abaixo traduzimos um post  que resumia o conteúdo do estudo científico e que pode nos ajudar a entender por que amamos ou odiamos certos aromas.

    LER MAIS

  • Aprenda como fazer fermento natural

    Se você faz pão em casa, provavelmente utiliza o fermento químico. Mas sabia que este tipo de fermento só existe a pouco mais de 150 anos? Porém, o pão é produzido há muito mais tempo. O registro mais antigo que se tem é de 3700 a.C., mas estima-se que a sua origem iniciou junto com a agricultura.

    Sendo assim, como se fazia pão sem o fermento que utilizamos hoje? A resposta é simples: com fermento natural. Este é um composto de organismos vivos que fazem com que a massa cresça. Esses organismos nada mais são do que bactérias benéficas. Assim, o fermento natural era composto por essas bactérias.

    LER MAIS

  • Pessoas que leem livros podem viver mais

    Para os fanáticos por livros, temos boas notícias: um estudo revelou que aqueles que leem pelo menos 30 minutos por dia têm maior probabilidade de ter uma vida mais longa. Esse resultado foi observado em um estudo realizado com 3.635 pessoas com 50 anos ou mais. Aqueles que passaram um tempo lendo livros sobreviveram em média quase dois anos a mais do que aqueles que não o fizeram. Em outras palavras, os leitores têm uma “vantagem de sobrevivência de 23 meses”, escrevem os pesquisadores.

    LER MAIS
  • Embrulho para presente tingindo naturalmente

    Hoje vamos ensinar um jeito divertido e ecológico de embrulhar presentes. Vamos dar  vida nova a tecidos antigos tingindo-os naturalmente com elementos da natureza.

    Esse ano estamos explorando o fazer manual de diversas formas sempre presando pela matéria prima natural. Um do processos que mais nos envolveu foi o tingimento natural com restos de vegetais, frutas, sementes, folhas, cascas e caroços. As peças tingidas serão presentes e os tecidos reutilizados serão embrulhos.

    LER MAIS

  • 3 molhos caseiros: ketchup, pimenta e mostarda

    Os molhos fazem parte da alimentação. Eles deixam pratos mais saborosos e dão aquele toque especial nos aperitivos. Então, está na hora de aprender como se faz seus próprios molhos caseiros. Afinal, eles têm mais sabor que os industrializados e você saberá exatamente quais ingredientes contêm em cada um dos molhos.

    LER MAIS