Please assign a menu to the primary menu location under menu

Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo

Vida Natural

Horta OrgânicaVida Natural

Por que você deve jardinar com seus filhos

horta orgânica
visualizações
1578

A importância de jardinar com seus filhos

Assistir a filmes e fazer companhia em jogos de tabuleiros são ótimas atividades para se ter com crianças. E aqui vai mais uma sugestão: leve-as  seus filhos para o jardim.

Numa casa com um vasto quintal, ou mesmo num apartamento típico de cidade grande, esta é uma tarefa que especialistas recomendam para que os pequenos, além de estimular uma alimentação mais saudável e proporcionar o contato com a natureza, fazer uma horta caseira propicia deliciosos momentos em família. Cuidar das plantinhas também pode ensinar ao seu pequeno noções como paciência, responsabilidade e ecologia!

SaúdeVida Natural

Por que amamos ou odiamos certos aromas?

cheirando flores
visualizações
464

Recentemente um leitor do Jardim do mundo nos perguntou se havia alguma explicação para uma pessoa gostar do aroma de um óleo essencial, ao mesmo tempo em que outra pessoa não gosta. Encontramos um estudo que explica um pouco desse mecanismo. O estudo foi publicado no International Journal of Comparative Psychology em 2004 com o seguinte título: Changing Odor Hedonic Perception Through Emotional Associations in Humans (Mudando a Percepção Hedônica do Odor Através de Associações Emocionais em Seres Humanos). Abaixo traduzimos um post  que resumia o conteúdo do estudo científico e que pode nos ajudar a entender por que amamos ou odiamos certos aromas.

Faça Você MesmoReceitas

Aprenda como fazer fermento natural

fermento natural
visualizações
4713

Se você faz pão em casa, provavelmente utiliza o fermento químico. Mas sabia que este tipo de fermento só existe a pouco mais de 150 anos? Porém, o pão é produzido há muito mais tempo. O registro mais antigo que se tem é de 3700 a.C., mas estima-se que a sua origem iniciou junto com a agricultura.

Sendo assim, como se fazia pão sem o fermento que utilizamos hoje? A resposta é simples: com fermento natural. Este é um composto de organismos vivos que fazem com que a massa cresça. Esses organismos nada mais são do que bactérias benéficas. Assim, o fermento natural era composto por essas bactérias.

LeituraSaúde

Pessoas que leem livros podem viver mais

floresta leitura
visualizações
872

Para os fanáticos por livros, temos boas notícias: um estudo revelou que aqueles que leem pelo menos 30 minutos por dia têm maior probabilidade de ter uma vida mais longa. Esse resultado foi observado em um estudo realizado com 3.635 pessoas com 50 anos ou mais. Aqueles que passaram um tempo lendo livros sobreviveram em média quase dois anos a mais do que aqueles que não o fizeram. Em outras palavras, os leitores têm uma “vantagem de sobrevivência de 23 meses”, escrevem os pesquisadores.

Faça Você MesmoReceitas

Embrulho para presente tingindo naturalmente

collage
visualizações
2472

Hoje vamos ensinar um jeito divertido e ecológico de embrulhar presentes. Vamos dar  vida nova a tecidos antigos tingindo-os naturalmente com elementos da natureza.

Esse ano estamos explorando o fazer manual de diversas formas sempre presando pela matéria prima natural. Um do processos que mais nos envolveu foi o tingimento natural com restos de vegetais, frutas, sementes, folhas, cascas e caroços. As peças tingidas serão presentes e os tecidos reutilizados serão embrulhos.

AlimentacãoReceitas

Aprenda a fazer biscoitos assados pela luz do sol

alimentação viva
visualizações
1926

Quando se pensa em biscoitos recheados, a primeira imagem que aparece em nossa mente é a de biscoitos recheados industrializados, carregados de açúcar, sal, corantes e conservantes. Esquecemos que uma versão natural, saudável, saborosa, sem glúten, açúcar e aditivos químicos seja possível.

Este biscoito, ao contrário da consistência do industrializado – que é feito à base de farinha e assado em forno a altas temperaturas -, dissolve na boca e agrada o paladar dos degustadores mais exigentes.

Saúde

Como o aprendizado de idiomas beneficia seu cérebro

aprender idioma
visualizações
1962

Aprender um novo idioma pode parecer uma mágica. De repente, um mundo inteiro se abre, sua perspectiva se amplia e você descobre um lado completamente novo da vida. Obviamente, aprender um idioma não acontece através de feitiçaria, mas pelo estudo. Mas os efeitos que esse estudo tem sobre o nosso cérebro são nada menos que mágicos. Aqui estão alguns destaques sobre como o cérebro muda durante o aprendizado de idiomas: