• Como começar um jardim francês estilo potager

    Hoje, iremos conhecer um estilo de jardinagem originário da França, o potager. O conceito do potager é um jardim voltado para as necessidades de consumo familiar, com hortaliças, verduras, árvores frutíferas e flores, isso tudo sem abrir mão de um design digno de jardim ornamental.

    Os franceses já possuem esse costume de cultivar suas próprias hortaliças e verduras nos quintais há séculos, os potagers são demonstrações desse comportamento, já que até em um espaço reduzido, boas colheitas são realizadas logo ali, do lado de fora da porta de casa.

    LER MAIS
  • Simplicidade voluntária: mudando nosso estilo de vida para viver melhor

    É interessante observar e refletir sobre a capacidade de a humanidade reformular e expressar de modo diferente, sob o impulso de novas situações e razões, conceitos que caracterizam a essência do seu comportamento milenar.

    Em 1936, o filósofo americano Richard Gregg (1885-1974) introduziu o conceito de “simplicidade voluntária” num artigo publicado na revista indiana Visva-Bharati Quaterly. Para o autor, a simplicidade voluntária era uma forma de reagir ao consumismo então emergente nos EUA, contrariando a ideia de Henry Ford de que a civilização progride por meio do aumento do número dos desejos das pessoas e da sua satisfação.

    LER MAIS

  • Bioconstrução: como fazer paredes com garrafas de vidro

    Não se trata apenas de reciclagem; Fazer uma parede com garrafas de vidro reciclado impõe um resultado fantástico quando o trabalho é bem feito e denota bom gosto no design. Porque, acima de tudo, o que importa é a atitude. Nesta oportunidade, mostraremos como fazer uma parede com cimento e garrafas para fins decorativos.

    Você pode usar esse método em paredes que não são de suporte, o que significa que uma parede feita inteiramente de cimento e garrafas não é boa o suficiente para suportar, digamos, um telhado, a menos que um especialista em construção garanta que o trabalho seja seguro.

    LER MAIS
  • 5 passos para construir uma horta interativa para as crianças

    5 passos para construir uma horta para as crianças

    Apuração dos sentidos, criação de uma consciência ecológica, incentivo à alimentação saudável, o contato das crianças com a natureza proporciona vários benefícios.

    No caso de uma horta, o trabalho em família, desde o cultivo até o preparo da alimentação representa muito mais que o simples ato de comer, principalmente para crianças que apresentam resistência ao ver  vegetais no prato.

    LER MAIS
  • Aprenda como criar abelhas sem ferrão dentro da cidade

    Aprenda como criar abelhas sem ferrão dentro da cidade

    Já imaginou criar abelhas em casa ou até em apartamento? Além de viável, é totalmente possível, abelhas indígenas sem ferrão podem ser criadas em áreas urbanas sem risco de acidentes. Preservar a vida das abelhas nas cidades também é um ato de preocupação com a conservação do meio ambiente.

    LER MAIS
  • 3 maneiras de obter renda recorrente no sítio

    Quando estamos pensando em viver em um sítio e tirar o nosso sustento da terra (e muita gente pensa nisso, sim senhor!), algumas inseguranças podem surgir, como por exemplo, se conseguiremos o dinheiro suficiente para nos manter ou quais serão os custos, como será a mudança de estilo de vida, entre outros questionamentos.

    Por isso, para ajudar a ilustrar e listar opções, abordaremos aqui 3 formas de conseguir uma renda recorrente com alguns cultivares bem específicos.

    LER MAIS
  • Conheça o método e como plantar tomate invertido

    Já pensou em cultivar tomates sem a mínima preocupação com ervas daninhas, menos preocupações com larvas ou formigas indesejáveis, e o melhor, poupando espaço, podendo criar um lindo e criativo canteiro vertical? Podemos afirmar, sem dúvidas, que isso é possível, com o método do tomate invertido.

    LER MAIS
  • Aprenda como atrair polinizadores para o jardim

    Toda horta e  jardim, necessitam de agentes polinizadores, podendo eles serem: abelhas, borboletas, joaninhas, entre outros. Os polinizadores são responsáveis pela transferência de grãos de pólen entre diferentes estruturas das flores, o que resulta na formação de frutos e sementes. Esse processo, conhecido como polinização, é muito importante para a reprodução das plantas, influenciando diretamente na produção agrícola.

    As abelhas são os principais polinizadores. Existem dezenas de milhares de espécies de abelhas espalhadas pelo mundo todo. As abelhas brasileiras, não possuem ferrão e se adaptam melhor às plantas nativas, como é de se esperar.

    LER MAIS