Usnea: líquen comestível e medicinal encontrado em toda parte

usnea

Muitas vezes chamado de “barba do velho” ou “pulmões da floresta”, usnea é um líquen comum, comestível e medicinal que cresce em florestas. Usnea tem sido usado como um antibiótico tradicional, tanto topicamente quanto internamente, desde a pré-história.

É especialmente comum no noroeste do Pacífico, onde é colhido comercialmente. Usnea também é comum em toda a Europa, onde foi usado para estancar sangramentos e desinfetar feridas nos campos de batalha da antiguidade.

Eventualmente você poderá ver grandes espécimes deste líquen, caminhando em regiões temperadas e de altitude, mas não é raro encontrar em florestas mesmo em altitudes mais baixas.

Usnea está em toda parte!

Ela tende a crescer mais prolificamente em locais com bom fluxo de ar limpo, seja no topo das árvores ou no topo das montanhas. Uma brisa forte (ou uma tempestade) derrubará os fragmentos, facilitando a colheita ao longo de uma trilha, após uma tempestade.

Usnéia inesperada

BENEFÍCIOS MEDICINAIS DA USNEA

Embora seja “comestível”, a maioria das pessoas geralmente não sai por aí simplesmente devorando. Em grandes quantidades, pode causar um pouco de dor de estômago, mas isso é verdade para muitos outros alimentos. Não deve ser consumido como uma refeição, mas sim em pequenas quantidades medicinalmente (ou usado topicamente).

(Se você estiver curioso, usnea tem um sabor relativamente neutro, com apenas um pouco de acidez cítrica e um amargor muito leve)

Medicinalmente, a usnea é mais conhecida por suas propriedades antibióticas. Não existem muitos antibióticos à base de plantas, o que o torna um achado valioso.

Ao contrário de algumas ervas que trabalham sistemicamente no corpo, a usnea precisa estar em contato com os micróbios para ter um impacto. Isso significa que geralmente é usado topicamente para cortes e feridas, ou para problemas na boca, garganta ou trato digestivo.

O livro Boreal Herbal observa que “Usnea contém ácido úsnico que, de uma forma ou de outra, tem sido usado como um antibiótico leve por centenas de anos. Relata-se que tem ações antivirais, antifúngicas e antibacterianas, e pode até ser usado para matar bactérias Streptococcus e Staphylococcus.”

Já o Herbal Apothecary de JJ Pursell confirma esses usos e acrescenta que a usnea é usada para combater infecções, especialmente patógenos de crescimento rápido.  “Usnea parece diferenciar as bactérias boas das ruins no corpo, poupando as bactérias boas do intestino que precisamos para combater infecções. Também pode ser usado externamente para surtos de estafilococos, celulite e feridas infectadas.”

Historicamente, a usnea seca era utilizada diretamente em feridas, como um curativo antibiótico natural, mas hoje em dia é mais comumente aplicada como um óleo infundido ou tintura de ervas.

|Leia: Aprenda a fazer tintura de ervas|

A usnea também pode tratar problemas estomacais, intestinais e do trato urinário.   O livro The Backyard Herbal Apothecary aborda seus usos contra infecções por candida (leveduras), infecções do trato urinário e potencialmente até E. coli e doenças transmitidas por alimentos.

Além de seus usos antibióticos, a usnea também é usada como estimulante imunológico.

JJ Pursell também observa que é “seguro tomar com equinácea por um curto período de tempo para aumentar os glóbulos brancos e dar ao corpo um suporte imunológico”.

Por fim, a usnea era tradicionalmente usada para tratar problemas respiratórios, desde tosse a pseudomonas e tuberculose. Também é usado para infecções sinusais.

Uso seguro da usnea

Embora seja geralmente considerado seguro, mesmo para crianças pequenas e idosos, a usnea ainda necessita alguns cuidados.

De acordo com The Backyard Herbal Apothecary , “Altas concentrações de ácido úsnico podem causar danos ao fígado”.

Consumir líquen de qualquer tipo também pode irritar os rins se consumido em grandes quantidades por um longo período de tempo.

Essas questões surgem historicamente em tempos de fome, quando o líquen era consumido em grandes quantidades. Também seria relevante ter em conta em uma situação de sobrevivência.

Como acontece com qualquer erva, sempre é possível ter uma reação alérgica. Algumas pessoas reagem à usnea, topicamente e internamente. As reações tópicas podem gerar uma erupção cutânea localizada, mas podem ser mais prejudiciais se tomadas internamente.

Sempre tenha cuidado com novas plantas e ervas até confirmar que não é sensível a elas.

ONDE ENCONTRAR USNEA

Usnea é uma daquelas “plantas”(parece mas não é) que você pode encontrar em todos os lugares… e em nenhum lugar ao mesmo tempo. Ela pode crescer em qualquer lugar do mundo.

Dito isto, é incrivelmente sensível à poluição do ar, e geralmente há poluição do ar onde grandes populações humanas se reúnem. Uma vez na floresta, você a verá em todos os lugares, e é especialmente comum em locais alpinos intocados.

Ela cresce no topo de quase todos os pinheiros.

Se você estiver caminhando, procure por pinheiros caídos e você encontrará em abundância.

Sinta-se à vontade para colhê-lo se o vir em uma árvore caída.

Pinho Coberto de Usnea

Um pinheiro caído em uma trilha na floresta, coberto de líquen usnea.

IDENTIFICANDO USNEA

Existem muitas espécies diferentes de usnea, e seu hábito de crescimento exato pode variar consideravelmente de acordo com sua região. Independentemente da espécie real, as principais características de identificação são as mesmas.

Estas características facilitam a identificação pois são comuns em todas as espécies de Usnea.

Estas incluem:

  • Coloração verde claro
  • Ponto de fixação único à madeira (morto ou vivo)
  • Um núcleo branco interno flexível sob a bainha externa verde

A natureza longa e fibrosa da usnea não é universal, mas as outras características de ID são.

Usnea

Um espécime fofo de Usnea e o tipo de crescimento mais comum.

Comece procurando um líquen verde claro com crescimento redondo.

Os “caules” redondos no líquen são uma das principais características, já que a maioria dos líquens não tem esse padrão de crescimento em forma de tubo. Dentro de cada peça redonda, há um núcleo branco, semelhante a uma corda, que mostramos mais adiante.

Estrutura de Ramificação da Usnea

Depois de encontrar um espécime fibroso de líquen verde claro preso à madeira, dê uma olhada exatamente como ele está preso.

Pode ser fofo e parecido com um tufo, ou longo e fibroso, mas de qualquer forma, só será preso à madeira em um único ponto de fixação.

Olhe atentamente para onde ele se prende ao galho ou tronco, deve ser um pequeno ponto único.

Ponto de fixação único

Depois de garantir que ele tenha um crescimento redondo e um único ponto de fixação, estamos no caminho certo.

Use a unha para raspar a bainha externa do líquen. Dentro você deve encontrar um núcleo branco flexível, que é um pouco como um fio de elástico. Não é tão flexível quanto o elástico real, mas deve esticar um pouco se você puxá-lo.

Uma vez que o usnea seca um pouco, os núcleos ficam um pouco quebradiços e podem quebrar facilmente, então a flexibilidade não é a característica do ID. É apenas para verificar o núcleo em si.

As espécies de Usnea são o único líquen a ter um núcleo branco interno sob a bainha externa verde clara. Depois de encontrar isso, você definitivamente tem uma espécie de usnea.

Cordão branco dentro de usnea

SÓSIA DA USNEA

Existem vários tipos de líquens que crescem em árvores em quase todos os lugares do mundo e, para ser sincero, definitivamente não conseguimos identificar a maioria deles.

Tudo bem, você não precisa conhecer cada tipo de líquen por aí. Usnea tem características de identificação únicas suficientes para não ser necessário conhecer os outros (a menos que você queira).

Há um líquen fibroso que tem um hábito de crescimento semelhante ao usnea, e muitas vezes os encontramos crescendo um proximo do outro.

Usnea parecidos

Usnea (à esquerda) e líquen parecido (à direita)

O usnea parecido que temos aqui se parece com o usnea de longe, e quando você chega perto é fácil dizer a diferença.

Muitas vezes, o sósia tem um único ponto de fixação e uma estrutura de ramificação, juntamente com a cor verde clara. Tem algumas das características da usnea, mas não todas.

O sósia não tem:

  • Crescimento redondo, em vez disso é plano e um pouco enrolado
  • Um núcleo branco interno, em vez disso, não tem núcleo

Em sua área, provavelmente haverá algumas espécies de líquens e musgos que se parecem com usnea, mas nenhum deles terá todas as principais características de identificação. Especialmente o núcleo branco, que é exclusivo das espécies usnea.

Núcleo branco de Usnea

O núcleo branco interno é uma característica chave para identificação da Usnea.

COLHEITA DE USNEA

Usnea é de crescimento lento, e geralmente é recomendado deixá-lo no lugar se estiver preso a uma árvore. Muitas vezes cai por conta própria, especialmente após tempestades de vento.

No verão, tempestades violentas derrubam o líquen, então uma caminhada rápida por uma área arborizada após uma tempestade é uma ótima maneira de encontrar.

Se você encontrá-lo preso a uma árvore, tente voltar para a área após uma tempestade. Nesse caso, geralmente é fácil colher um monte que, de outra forma, se decomporia no chão da floresta de qualquer maneira.

Colheita de Usnea

Um frasco cheio de usnea, pronto para fazer fitoterapico.

COMO USAR O USNEA

Uma vez separada da árvore, a usnea seca rapidamente. Secar o usnea é uma ótima maneira de armazená-lo, e ele fará isso naturalmente por conta própria, sem muita preparação especial.

Pedaços secos podem ser aplicados topicamente, e historicamente foi usado dessa maneira como curativo.

A preparação mais comum é a tintura ou chá de usnea, sendo esta ultima a maneira mais fácil de usar. (Geralmente não colocamos mais líquen nas feridas, mas podemos borrifá-las com uma tintura antibiótica.)

Fazer uma tintura de usnea é o mesmo que fazer qualquer outra tintura de ervas. Basta preencher 2/3 de um frasco com usnea  e depois cobrir com uma bebida neutra (como vodka).

Fazendo Tintura de Usnea

Fazendo tintura usnea com vodka

Armazene em um local escuro por 4 a 6 semanas, agitando ocasionalmente, depois coe.

Uma vez coadas, as tinturas geralmente são armazenadas em frascos conta-gotas âmbar para facilitar a aplicação. A cor âmbar escura evita que os constituintes medicinais se decomponham com a ação dos raios UV na luz ambiente.

Para uso tópico, os frascos de spray também funcionam bem.

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com