3 receitas simples de sabonetes artesanais à base de ervas

Se estiver pensando em fazer sabonete artesanais, você escolheu uma maneira fácil e criativa de adicionar aroma e beleza a um produto comum.

Produzir sabonetes em casa não é difícil, é barato e pode gerar lucro – tanto no aspecto financeiro quanto no da saúde! Afinal, a maior parte dos sabonetes industrializados disponíveis no mercado são fabricados utilizando uma série de produtos químicos que podem acabar provocando alergias e outros malefícios para a pele.

Além dos benefícios para a pele causados pelo uso de produtos naturais, fazer sabonetes em casa pode trazer uma grande vantagem econômica. Com pouco investimento, é possível fazer uma boa quantidade de barras ou de sabonetes líquidos, ajudando a economizar na compra dos produtos para a família.

Outra opção atrativa, é vender os sabonetes de fabricação própria, gerando ainda mais benefícios econômicos. Gastando pouco, você pode ter um alto rendimento e ainda trabalhar por conta própria e sem sair de casa! Quem gosta de fazer artesanatos pode encontrar nos sabonetes uma ótima oportunidade para começar o próprio negócio.

[Siga o Jardim do Mundo no Instagram e acompanhe nossas aventuras]

Divirta-se, Inspire-se, Relaxe!

Sabonete para o rosto (antiacne)

b

Ingredientes:

  • 100 g de base glicerinada vegetal
  • 1 colher de sopa de calêndula desidratada
  • 3 ml de extrato glicólico de calêndula
  • 2 gotas de óleo essencial de melaleuca

[Curta nossa página no facebook para mais dicas como essa]

Como fazer:

Derreta a base glicerinada em banho-maria, mexa com uma colher de pau para ver se está líquida por completo. Em seguida, misture o extrato de calêndula, o óleo essencial de melaleuca e por último a calêndula desidratada, mexa bem. Coloque em fôrmas de silicone e deixe secar em ambiente arejado por 2 horas. Rende 2 unidades de tamanho médio e pode ser conservado por 6 meses.

Sabonete para o corpo (hidratante)

c

Ingredientes:

  • 100g de base glicerinada vegetal
  • Óleo de amêndoas
  • Cravo em pó
  • Anis estrelado
  • Argila cinza

Como fazer:

Derreta a base glicerinada em uma panela esmaltada, em fogo baixo. Quando estiver líquida, acrescente algumas gotas do óleo de amêndoas e duas colheres (café) de cravo e misture bem. Na forma, coloque um pouco da mistura. Em seguida, acrescente em cada forminha um pouco de anis e da argila cinza. Depois, cubra tudo com a mistura de glicerina. Deixe nas forminhas até que o sabonete seque por completo e desenforme. Rende 2 unidades de tamanho médio e pode ser conservado por 6 meses.

Sabonete de Ervas ( Relaxante)

a

Ingredientes:

  • Sabonete de glicerina vegetal de boa qualidade
  • Ervas secas
  • Flores secas
  • Panela esmaltada para banho-maria
  • Moldes para sabonete
  • Colher de pau

Como fazer:

Triture as ervas e flores secas. Corte um sabonete de glicerina em cubos ou lascas para que derreta mais facilmente, outra possibilidade é ralá-lo. Derreta o sabonete de glicerina em banho-maria. Mexa suavemente. Acrescente as ervas e flores e mexa mais uma vez. Despeje a mistura em um molde para sabonete, deixe o sabonete endurecer em temperatura ambiente por cerca de 4 horas.

Remova cuidadosamente o sabonete do molde e deixe-o sobre uma toalha para completar o processo de secagem. Isso deve levar cerca de dois dias. Rende  6 unidades pequenas e pode ser conservado por 6 meses.

Importante: Nunca se esqueça de que a glicerina oxida ao entrar em contato direto com qualquer recipiente de metal. Por isso, ao mexer ou derreter a glicerina, use sempre produtos não metalizados. Use sempre panelas esmaltadas do tipo ágata ou panelas de vidro.

Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

www.jardimdomundo.com

13 thoughts on “3 receitas simples de sabonetes artesanais à base de ervas

  • Reply Maria 11 Maio, 2016 at 22:23

    Muito legal o blog! Sigo vcs no facebook, e adoro as postagens.. Esses sabonetes não fazem espuma né? Mas eles tem facilidade pra passar pelo corpo?

    • Reply Jardim do Mundo 11 Maio, 2016 at 22:24

      Sim, eles até fazem uma espuminha natural e são uma delicia no corpo 🙂

  • Reply Rose Mary Santa Rosa 18 junho, 2016 at 19:17

    pena que não dá pra salvar as receitas, será que dá para me mandar por e-mail? agradeço de coração 😀

    • Reply Camila Vasconcelos 19 fevereiro, 2017 at 17:34

      faz uma conta no pinterest, salvo todas as receitas lá

  • Reply Sarah Sophia Buhr 23 agosto, 2016 at 15:06

    Olá! Amei o site de vocês! Eu moro numa cidade pequena do interior e gostaria de saber como posso fazer para achar glicerina vegetal!

  • Reply Letícia Baroni Gallo 29 agosto, 2016 at 16:58

    Sarah, você encontra glicerina vegetal em lojas especializadas ou pela internet. Indico a loja “Sabão e Glicerina”, é uma loja virtual. Um beijo e boa sorte! 🙂

  • Reply Janine Aparecida Gurski 7 outubro, 2016 at 19:51

    Olá! por favor, que tipo de forma uso pra finalizar o produto pra secar, já que no alumínio não pode?

  • Reply Nadine 18 junho, 2017 at 22:19

    Olá! Parabens pela iniciativa. Só alguns comentários para enriquecer seu processo:
    1 – O uso do óleo essencial não é recomendado para sabonetes porque volatizam muito facilmente e como sabonete fica exposto tbm perderia sua ação.
    2- evite usar colher de pau, ela acumula muito microorganismos que podem contaminar seu sabonete.

    Obrigada pelas receitas.

    Muita luz!

  • Reply Joao guerra 6 abril, 2018 at 7:39

    Bom dia.
    Nao consigo encontrar glicerina solida, o produto na forma liquida tambem resulta?
    Obrigado

    • Reply Charlene Peruchi 6 abril, 2018 at 10:33

      Bom dia.
      Você precisa de base glicerinada, essa você encontra em estado sólido.

  • Reply perolaboudak 27 julho, 2018 at 18:12

    Como derreter de fora adequada a base vegetal? Asdim que retiro da fonte de calor já endurece e fica enrugada e difícil de modelar . Tô no maior perrengue com essa glicerina . Estou usando a 100% vegetal, linha bothanic regia. Obrigada!

    • Reply Charlene Peruchi 28 julho, 2018 at 18:49

      Olá! O certo seria tirar do fogo e depois adicionar os restante dos ingredientes para, então, colocar nas formas. Mas se a sua glicerina já começa a endurecer, acredito que dá de diminuir o fogo para que ela diminua um pouco a temperatura, mas não ao ponto dela já começar a endurecer. 🙂

  • Reply Andreia 3 junho, 2019 at 10:46

    Bom dia vou tentar fazer esses sabonetes e depois posto aqui o resultado muito obrigada por compartilhar sua receita.

%d blogueiros gostam disto: