• Como começar um jardim francês estilo potager

    Hoje, iremos conhecer um estilo de jardinagem originário da França, o potager. O conceito do potager é um jardim voltado para as necessidades de consumo familiar, com hortaliças, verduras, árvores frutíferas e flores, isso tudo sem abrir mão de um design digno de jardim ornamental.

    Os franceses já possuem esse costume de cultivar suas próprias hortaliças e verduras nos quintais há séculos, os potagers são demonstrações desse comportamento, já que até em um espaço reduzido, boas colheitas são realizadas logo ali, do lado de fora da porta de casa.

    LER MAIS
  • Nomenclatura técnica para o cultivo e manejo da Cannabis

    Visando a popularização do tema e da comunicação técnico-cientifica,  o Jardim do Mundo desenvolveu e agora divulga uma proposta de nomenclatura para o cultivo e manejo da Cannabis, em um estimulo que deve estar em constante aprimoramento através da ação conjunta com os agentes industriais e domésticos.

    Tanto no Brasil quanto em outros países lusófonos, existem diversas maneiras, palavras e códigos para se referir a um único gênero de planta, a Cannabis, seja por sua popularidade como pela dissimulação provocada por políticas proibicionistas.

    LER MAIS
  • 5 passos para construir uma horta interativa para as crianças

    5 passos para construir uma horta para as crianças

    Apuração dos sentidos, criação de uma consciência ecológica, incentivo à alimentação saudável, o contato das crianças com a natureza proporciona vários benefícios.

    No caso de uma horta, o trabalho em família, desde o cultivo até o preparo da alimentação representa muito mais que o simples ato de comer, principalmente para crianças que apresentam resistência ao ver  vegetais no prato.

    LER MAIS
  • Aprenda como criar abelhas sem ferrão dentro da cidade

    Aprenda como criar abelhas sem ferrão dentro da cidade

    Já imaginou criar abelhas em casa ou até em apartamento? Além de viável, é totalmente possível, abelhas indígenas sem ferrão podem ser criadas em áreas urbanas sem risco de acidentes. Preservar a vida das abelhas nas cidades também é um ato de preocupação com a conservação do meio ambiente.

    LER MAIS
  • Conheça o método e como plantar tomate invertido

    Já pensou em cultivar tomates sem a mínima preocupação com ervas daninhas, menos preocupações com larvas ou formigas indesejáveis, e o melhor, poupando espaço, podendo criar um lindo e criativo canteiro vertical? Podemos afirmar, sem dúvidas, que isso é possível, com o método do tomate invertido.

    LER MAIS
  • Aprenda como atrair polinizadores para o jardim

    Toda horta e  jardim, necessitam de agentes polinizadores, podendo eles serem: abelhas, borboletas, joaninhas, entre outros. Os polinizadores são responsáveis pela transferência de grãos de pólen entre diferentes estruturas das flores, o que resulta na formação de frutos e sementes. Esse processo, conhecido como polinização, é muito importante para a reprodução das plantas, influenciando diretamente na produção agrícola.

    As abelhas são os principais polinizadores. Existem dezenas de milhares de espécies de abelhas espalhadas pelo mundo todo. As abelhas brasileiras, não possuem ferrão e se adaptam melhor às plantas nativas, como é de se esperar.

    LER MAIS