6 vegetais com ótimo custo-benefício para plantar em casa

6 vegetais com ótimo custo-benefício para plantar em casa

Para ter um cultivo eficiente, tanto para colher nossas verdurinhas de tempo em tempo quanto para se tornar autossuficiente, se faz necessário um pouco de pesquisa e muito planejamento para conhecer as plantas de maior custo-benefício.

Saber o que plantar, onde plantar e quando plantar é essencial para ter um cultivo eficiente, por isso, o site Anglian Home Improvements criou um quadro ensinando a cultivar seus vegetais da melhor forma, levando em consideração ciclo de vida da planta, com todas as dicas de iluminação, irrigação e tudo mais.

Estamos percebendo o aumento do preço de várias frutas e verduras no mercado, então, esse movimento de começar a cultivar o próprio alimento está se popularizando, o que nós apoiamos com força, até porque o custo-benefício de cultivar algumas abobrinhas ou umas batatas é visível, tanto para o bolso quanto para a saúde.

|Siga o Jardim do Mundo no Instagram para acompanhar nossas aventuras|

Vegetais de maior custo-benefício

Tendo isso tudo em vista, vamos listar alguns vegetais que são relativamente fáceis de cultivar, ou seja, não requerem muito do nosso esforço ou tempo, possuem um índice nutricional significativo e que são gostosos, afinal, do que adianta plantar verduras que não gostamos?

Isso é um ponto a se ressaltar, primeiro de tudo, liste os vegetais que você gosta de comer, assim, teremos uma motivação extra para cultivar esse alimento, pois existem poucas coisas melhores que plantar e colher o próprio alimento, ainda mais se for gostoso.

1-Couve-frisada

Essa é uma variedade de couve que cresce facilmente e sua maturação acontece de forma bem rápida. Seu custo-benefício é muito bom, pois é um alimento super nutritivo e possui um índice calórico baixo. Em alguns casos isso pode ser positivo, é claro, mas, contaremos com alimentos mais calóricos nessa lista.

Alguns cuidados devem ser tomados com a couve, pois ela é extremamente atrativa para lagartas e formigas, principalmente as formigas-cortadeiras. Para resolver esse problema com as ”pragas” existem algumas soluções naturais, como apontamos nesse artigo.

2-Tomates

Acreditamos que os tomates são frutas que agradam o paladar da maioria das pessoas, são muito nutritivos e crescem muito facilmente. Tudo o que precisamos são algumas sementes ou mudas, água e muito sol. Se tem aquele lugar no nosso jardim que pega sol quase o dia todo, é lá onde devemos plantar nossos tomateiros.

Além do mais, existe um número enorme de variedades de tomates, por mais que hoje, nos mercados, só tenha uma ou duas variedades. Vale a pena procurar sementes de tomates mais exóticos, isso é bom para manter a diversidade genética dessa maravilhosa fruta.

Dentro de 60 dias, é capaz que sua primeira colheita esteja acontecendo, esse processo pode demorar até 90 dias, variando de acordo com a disponibilidade de luz, sol e nutrientes. Não precisamos nem comentar muito mais sobre o custo-benefício de se plantar tomates, certo?

 

3-Brócolis

Mais um alimento de rápido desenvolvimento e custo-benefício, cada planta pode render uma boa quantidade de brócolis, que é um alimento rico em ferro, além de ser delicioso e poder ser facilmente usado para preparar diferentes pratos.

Também é muito atrativo para formigas e lagartas por causa das suas deliciosas folhas, pelo visto não são só os humanos que apreciam esse maravilhoso vegetal. Para tratar desses probleminhas, busque soluções naturais, na medida do possível.

|Leia mais: Abundância: 15 plantas perenes para colher o ano inteiro|

4-Batatas

Agora sim, um alimento com um índice calórico mais alto, excelente para nos dar energia para um dia inteiro. Além do mais, achamos que nós não conhecemos ninguém que não gosta de batatas. Batatas cozidas, batatas fritas, purê de batata, são inúmeras as receitas que podemos fazer com esse santo alimento.

O custo-benefício nesse alimento não está só no custo monetário, mas, também, no custo para sua saúde. As batatas que compramos no mercado têm as suas cascas cheias de agrotóxicos, pois a monocultura desse alimento requer muitos defensivos agrícolas. Então, plantando batatas no quintal, podemos até comer a casca sem qualquer problema! Quer um custo-benefício melhor que esse?

5-Alface

Mais um item na lista que oferece um índice calórico baixíssimo, além de possuir muitos nutrientes e fibras alimentares, que melhoram em muito o funcionamento da nossa flora intestinal e até do nosso sistema imunológico como um todo.

É uma planta que requer uma exposição ao sol relativamente alta, então, assim como o tomate, prefira espaços que pegam um pouco mais de luz solar.

 

6-Aspargos

Diferente dos outros itens, essa é uma planta que demora muito para estar pronta para colher, porém, ela tem um diferencial que as outras não têm. Esse diferencial é que, assim que está maturado, o aspargo pode continuar produzindo por até 20 anos.

Um excelente vegetal perene para o nosso jardim, seu custo-benefício justifica toda a espera. Esse é outro alimento rico em nutrientes e fibras alimentares, considere ter aspargos no seu canteiro.

 

Considerações finais

  • Plantar uma ou outra planta aqui e ali pode não aproveitar todo o potencial da terra, o ideal é ter uma variedade de plantas, frutíferas, perenes, todo tipo de plantas para estar sempre colhendo;
  • Os vegetais ideais para serem cultivados vão variar de região pra região, os resultados vão ser diferentes a depender do clima, pH do solo, disponibilidade de sol e nutrientes, esse tipo de variável;
  • Se acha que faltou algum item nesse artigo, fala pra gente aqui nos comentários.

 

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com