Abundância: 15 plantas perenes para colher o ano inteiro

Quem aqui nunca viu fotos de incríveis jardins, hortas de sobrevivência, ou até agroflorestas com uma organização impecável e ficou impressionado com a enorme variedade de plantas e de alimento colhido durante o ano todo? Pois é, compartilhamos desse sentimento e nunca deixamos de ficar impressionados.

Não existe uma fórmula mágica para se ter uma variedade de alimentos que nos sirva ao longo do ano, porém, existem algumas dicas que podem vir a calhar. Plantar hortaliças e tubérculos se atentando à estação vigente é uma boa escolha, mas isso pode ser um pouco trabalhoso no longo prazo.

Plantas perenes são ótimas apostas para ter comida o ano todo, além de precisarem de pouca ”manutenção”, sobrevivem por mais de dois ciclos sazonais. Diversidade é o que vai nos proporcionar boas colheitas.

Deixamos claro que quando falamos de plantas perenes não estamos abordando o termo tecnicamente  ( já que perene são as espécies de plantas que vivem e se reproduzem por anos), mas sim tratando da facilidade relativa de propagação e cultivo de diferentes plantas e hortaliças.

|Siga o Jardim do Mundo no Instagram para acompanhar as nossas aventuras|

Vantagens de cultivar plantas perenes

Pra começar, como já falamos, as plantas perenes precisam de pouquíssima manutenção, e muitas vezes, até de pouca água, dependendo do clima de onde moramos. Isso pode ser muito vantajoso e nos poupar muito tempo.

Além de poupar-nos tempo, precisaremos de menos recursos para manter o nosso cultivo. Menos fertilização, menos caldas para cuidar de pragas (as plantas perenes costumam ser muito resilientes) e também, menos desgaste de materiais. E, mais importante, nos poupa nosso precioso esforço, que poderá ser utilizado de outras formas.

Algumas das plantas que vamos citar podem ser frutos, são ervas, folhas comestíveis, bulbos. Essas plantas, muitas vezes, podem fornecer alimentos durante um ano inteiro, nos poupando um bom dinheiro e enxugando as compras do mês. Então sempre devemos considerar variar nas opções de plantas.

Outra vantagem é que as plantas perenes ajudam a manter o solo saudável. Seja fertilizando o solo com a matéria orgânica da planta (folhas que caem e se decompõe, galhos, frutos), ou até melhorando a qualidade do solo com as suas raízes, atraindo diferentes fungos e bactérias benignas para as plantas.

15 ideias de plantas perenes

Essa lista leva em consideração não só a facilidade de plantio, mas também o valor nutricional de cada uma.

1- Cúrcuma

A cúrcuma é um tubérculo que cresce com muita facilidade, basta jogar um pequeno bulbo ou pedaço da raiz no canteiro e esperar a mágica acontecer. É impressionante como essa planta precisa de poucos recursos, e mesmo sem cuidar dela, podemos colher suas deliciosas raízes.

As raízes são trituradas, transformadas em pó, e são utilizadas como tempero para muitas refeições. Inclusive, temos um artigo ensinando receitas de 8 bebidas que podem ser feitas utilizando a cúrcuma. A cúrcuma possui um potencial anti-inflamatório e é muito recomendada para fazer chás, excelentes para resfriados e sintomas da gripe.

2- Cebolinha

Essa é uma favorita dos brasileiros, componente do conhecido ”cheiro verde”. São folhas que crescem muito rapidamente e são ótimas para compor saladas e temperar pratos. Podemos plantá-las por meio de mudas ou sementes, porém, com as mudas é um pouco mais fácil, já é meio caminho andado.

Existem estudos que atestam que a cebolinha e suas parentes da família allium podem atuar contra o câncer de próstata e de reto. O artigo está em inglês, mas vale dar uma conferida.

3- Agrião

Para os amantes de salada, o agrião é uma ótima alternativa ao já conhecido alface. Tem um gostinho picante, levemente amargo e delicioso. Não é uma planta que a gente simplesmente larga por aí e espera crescer, pois, ela é muito atraente para as formigas, moscas e até lesminhas e caracóis.

O agrião é rico em vitamina A e vitamina K, excelente para melhorar a coagulação do sangue e responsável pela maior saúde óssea, prevenindo a osteoporose. Além do mais, o agrião tem efeitos antioxidantes.

4- Alho

Geralmente, o alho tem um ciclo de vida não muito longo, se retirarmos ele do solo, acabou. Porém, se deixarmos os bulbos ainda enterrados, ocasionalmente, uma nova planta vai nascer. Pura magia, quando menos esperamos, está lá nosso pezinho de alho.

Aprenda a plantar alho dentro de casa

O alho germina bem facilmente, muitas vezes, mesmo dentro de um pote sem uma gota de água, o alho começa a se desenvolver e soltar uma raiz. Então, não precisamos nem falar que se jogar um dente de alho em um substrato adubado ele vai crescer muito facilmente, não é?

Alho.

Alho já brotando, lindo né?

5- Hibisco

Por essa vocês não esperavam, mas é isso mesmo que vocês estão lendo. O hibisco é uma árvore, que, quando já bem amadurecida, solta flores praticamente todos os dias. Essas flores dão um ótimo chá, que é muitíssimo recomendado para abaixar o colesterol. Além disso, muitas pessoas tomam esse chá para perder peso.

Além do mais, as folhas do hibisco também são consumidas, algumas pessoas gostam de refoga-las. Não é a parte mais convencional da planta a ser consumida mas também serve.

6- Couve-manteiga ou couve-mineira

A couve não costuma ser cultivada como perene, porém, podemos ir tirando as folhas externas delas à medida que elas vão ficando grandes e deixando as folhas centrais crescerem. Isso vai nos garantir uma fonte de ferro, vitaminas e outros minerais por um bom tempo.

Existe uma variedade enorme de pratos que levam couve, achamos que ela acaba combinando com tudo. Um refogado com couve, um caldo verde, algumas pessoas gostam até de fazer batidas com couve. Existe gosto pra tudo, não é mesmo?

|Leia mais: Agrofloresta, 50 kg de alimentos em 50m quadrados|

7- Vinagreira ou azedinha

Essa é para os que moram em locais mais quentes, pois a vinagreira se desenvolve melhor em altas temperaturas. A vinagreira é mais uma das plantas perenes, é um arbusto de caule e flores bem vermelhos. Os usos da vinagreira vão desde molhos até sucos.

É uma rica fonte de vitamina C, é azedinha, como o nome da planta já sugere, e podemos consumir as folhas e as flores.

Vinagreira.

8- Manjericão

Entre as plantas perenes, é uma das nossas preferidas. É um excelente tempero, cresce sem muita necessidade de nutrientes no solo e é uma planta que também cresce facilmente em vasos. Por isso é uma planta que muitas pessoas gostam de ter em casa.

Com as folhas do manjericão, podemos temperar refogados e sopas, fazer drinks (pois tem um sabor refrescante). É muito recomendado para resfriado, suas folhas têm princípios que melhoram o funcionamento do sistema imunológico.

9- Alho-poró

Outra favorita entre as plantas perenes. Assim como o alho, o alho-poró deixa um pequeno bulbo de baixo do solo, ao lado de suas raízes. Esse bulbo, com o tempo, vai gerar um novo alho-poró. Podemos consumir a planta inteira, desde as folhas, a parte branca central e até a raiz, que quando a planta já está bem madura, fica parecida com um alho bem grande, só que com o gosto mais fraco.

Também é da família do alho e da cebola, as folhas são excelentes para temperar sopas e as raízes ótimas para refogar, assim como o alho.

Aprenda a como replantar os restos de sua cozinha

10- Chicória

Outra substituta da alface, a chicória possui um alto valor nutricional e baixo índice calórico. Excelente escolha para saladas e pratos mais sofisticados. Assim como a alface, a chicória cresce com muita facilidade, é só cortar as folhas e deixar só a parte de baixo da planta na água. Em poucos dias, começará a brotar uma chicória nova.

A chicória é um pouco amarga, então podemos comê-la com molhos mais fortes (como o molho de alho), que escondam o amargor ou até molhos agridoces.

Folhas de chicória.

11- Maracujá

Chegamos agora na parte das frutas, como era de se esperar. Como poderíamos falar de plantas perenes sem citar as árvores frutíferas? Impossível. Então vamos começar logo com o maracujá, que além de ocupar pouco espaço, é inteiramente comestível.

Com as flores e folhas podemos fazer chás, com o efeito mais calmante do que o próprio fruto do maracujá. Esses chás são altamente recomendados para pessoas com distúrbios de sono, mas devemos tomar na medida certa, a folha do maracujá tem efeito altamente diurético.

O fruto é rico em vitaminas A e C, além de possuir uma riqueza de minerais, como fósforo, cálcio, zinco, entre outros. É uma trepadeira, então se plantarmos sementes ou mudas no pé de uma árvore, ou estaca enfiada no chão, o maracujá vai crescendo e se entrelaçando nesses apoios.

12- Abacate

O abacateiro é uma árvore que cresce muito, em alguns anos podemos ver nosso abacateiro florindo pela primeira vez. O abacate é um alimento riquíssimo em vitaminas do complexo B e gorduras, muito boas para nos dar energia durante o dia. Temos um artigo ensinando como fazer óleo de abacate, dá uma conferida!

Entre as plantas perenes, o abacate é um destaque. É uma árvore que vive dezenas de anos e dá muitos frutos, por isso recomendamos plantar um abacateiro, principalmente se o espaço disponível for grande.

13- Mamão

Outra árvore que cresce muito facilmente dá frutos durante o ano todo, porém existem épocas (começando em maio e indo até agosto) que os mamoeiros ficam carregados. Entre as plantas perenes, o mamão sai na frente, é um recordista em qualidades, pois além de brotar com muita facilidade, rende frutos altamente nutritivos.

14- Videiras

As videiras também são plantas perenes, elas exigem um pouco mais de cuidados e nutrição, mas por serem trepadeiras, também ocupam pouco espaço. E devemos dizer, poucas coisas são mais prazerosas que colher um cacho de uva fresco direto da nossa terra.

Essa é uma das plantas perenes dessa lista que dura mais. Pode viver vários anos e continuar rendendo deliciosas uvas, então vale a pena tentar plantar uma videira, porém, com seus devidos cuidados com fertilização e irrigação.

15- Amora

Por último, mas, não menos importante, estão as amoreiras. Assim como as árvores frutíferas já citadas, elas também fazem parte do grupo das plantas perenes, e quanto mais frondosa é a amoreira, mais amoras surgirão. Amoras são excelentes fontes de vitamina C e são deliciosas.

Não é por acaso que uma das geleias mais conhecidas, pelo menos no Brasil, é a geleia de amora. Além do mais, existem vários outros produtos feitos com as amoras, como licores, compotas e outros doces. Podemos utilizar uma parte da nossa colheita para tirar uma renda extra.

Para concluir

Então essa foi a nossa lista de 15 plantas perenes, nossas recomendações para cultivar e colher o ano todo. Mas também não se prenda somente nessa lista, faça sua pesquisa sobre mais plantas perenes e descubra mais desse mundo.

E se tiveram outras plantas perenes que não foram contempladas nessa lista, comenta aqui em baixo, quem sabe em um próximo artigo podemos usar essas ideias.

 

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com