• Receita: Geleia de Dente de Leão

    Hoje vamos ensinar a como fazer uma deliciosa geleia de dente de leão.

    Como já vimos em outros posts, o dente de leão é uma flor muito versátil, que pode ser utilizada para fazer diversas receitas, como vinho, chás, saladas, e até mesmo loções hidratantes. Essa planta  é conhecida por seu sabor adocicado, que lembra o mel, e com ela é possível fazer uma fácil e deliciosa geleia, para se comer com pães, biscoitos, ou ser utilizada no preparo de doces.

    LER MAIS

  • Aprenda como fazer um diário de temperos

    Diariamente manipulamos alimentos variados. Essa é uma afirmativa válida para aqueles que gostam de passar um tempo de qualidade na cozinha. Junto aos alimentos, encontramos os tão amados temperos, que para muitos, são parte fundamental de uma boa preparação culinária. Os temperos oferecem sabor, cor e vitalidade ao cardápio.

    Da pimenta ao açafrão, da páprica ao cominho. Todos eles trazem uma experiência que envolve sentimento, movimento, quietude, introspecção.

    LER MAIS

  • Aprenda a fazer feijão tropeiro vegano!

    Quando pensamos em comida brasileira, é fácil cair nos óbvios: churrasco, brigadeiro e acarajé, por exemplo. Com o desafio de preparar um almoço brasileiro para vegetarianos, percebemos que dá para adaptar muitas coisa sem perder a essência e o sabor.

    Entre os pratos que podem ser adaptados estão o estrogonofe, doces que levam cream cheese, bolos, almôndega e panacota, por exemplo. Sendo assim, hoje vamos conferir a receita de um feijão tropeiro vegano. Confira!

    LER MAIS

  • Receita de Leite de Cúrcuma para aumentar a imunidade

    O outono chegou e com ele vem o ar mais frio e seco. Nessa época do ano, é preciso ter cuidados especiais com algumas doenças, principalmente aquelas que surgem quando a imunidade está mais baixa.

    Para evitar essas doenças, é importante ter extra cuidado com lugares fechados, onde há aglomerações (isso predispõe a disseminação de patógenos pelo ar) e reforçar nosso sistema imune através de uma boa alimentação e exercícios físicos.

    Nossa grande aliada é a medicina ayurvédica – o mais antigo sistema de saúde de que se tem notícia. Com cerca de 5 mil anos de história, sua origem remonta ao território onde hoje ficam a Índia e o Paquistão.

    LER MAIS

  • É possível minimizar a quantidade de agrotóxicos nos alimentos? Confira!

    No dia 10 de janeiro o Ministério da Agricultura autorizou o pedido de registro de 28 agrotóxicos e princípios ativos. No dia 18 de janeiro, foram mais 131 pedidos publicados.

    Quais impactos isso pode trazer para a sociedade?

    Para instituições de meio ambiente, saúde e trabalho, o Brasil está caminhando para uma situação catastrófica. Campanhas assinadas por órgãos como Organização da Nações Unidas, Anvisa e Ibama apontam que o uso prolongado desses produtos químicos mata a vida do solo e provoca uma “espiral química”. Isto é: quanto mais agrotóxico se usa, mais é necessário usar. Além disso, apontam que o uso de pesticidas não resolveu o problema da fome no país e afirmam que o atual modelo de produção torna a agricultura brasileira dependente de empresas gigantes transnacionais que dominam a produção e venda de agrotóxicos.

    |Siga o Jardim do Mundo no Instagram e Acompanhe nossas Aventuras pelo Mundo|

    LER MAIS