• Melt and pour – 10 receitas para nos inspirar

    Nós já escrevemos um artigo aqui no Jardim do Mundo sobre o método melt and pour, com o foco em usar PANCs no processo, e até incluímos uma receita super legal chamada ”o sabonete do jardineiro”. Acreditamos que já cobrimos todo o processo nesse artigo, então, esse aqui vai ficar mais focado nas receitas.

    LER MAIS
  • Aprenda preparar Masala Chai – chá de especiarias indiano

    Quando pensamos na Índia, uma das primeiras cenas que surgem na nossa mente, provavelmente, são os vendedores de chai nas ruas movimentadas, anunciando seus chás de especiarias, misturando uma enorme panela com aquele líquido aromático e leitoso.

    O masala chai para os indianos é como o cafezinho para os brasileiros, no sentido que podemos encontrar um cafezinho em qualquer canto. O chai também tem uma forte relação com a medicina Ayurveda, a escolha de ingredientes é feita pensando nisso.

    LER MAIS
  • Receita de tortilha de couve-flor

    Receita de tortilha de couve-flor

    Lembrando das lindas palavras de Jorge Mautner: ”dentro da couve-flor tem a flor, tem a flor, e que além de ser uma flor, tem sabor”, refletimos sobre a praticidade desse alimento, que é uma flor que pode ser usada para fazer vários tipos de receitas, e hoje, aprenderemos a fazer uma deliciosa tortilha de couve-flor.

    Sim, tortilha no estilo mexicano, uma das nossas culinárias favoritas. Enchiladas, tacos, burritos, quesadillas, toda semana rola um desses pratos na nossa casa.

    LER MAIS
  • Conheça as Especiarias Selvagens do Brasil

    Conheça as Especiarias Selvagens do Brasil

    Dias atrás, estávamos temperando um bolo e conversando como coisinhas tão pequenas, como cravos e grãos de pimenta podem ter movido o mundo.

    A busca, conquista e comercialização de temperos foi o ponto principal de grandes momentos da História, como as Grandes Navegações, que resultaram na invasão do Brasil. Também foi o pontapé inicial da globalização.

    LER MAIS
  • Como fazer tinturas de ervas +5 receitas

    As tinturas são, basicamente, extrações dos princípios ativos de plantas, raízes e folhas utilizando álcool.

    Podemos fazer tinturas de praticamente toda planta, sugerimos começar com plantas que possuam as propriedades curativas que mais nos interessam. Podemos consumir as tinturas sem diluição, de forma sublingual ou diluída em chás e água.

    LER MAIS
  • Receita: molho pesto de dente-de-leão

    Imaginem só: de um canto abandonado do quintal, colher algumas folhas de dente-de-leão e com elas fazer um molho pesto simples e delicioso para acompanhar massas, pães e torradinhas.

    Além de uma linda flor comestível, o dente de leão nos entrega muito simbolismo: quem nunca soprou suas sementes aladas ao vento?!

    LER MAIS
  • Aprenda a fazer ovos de Páscoa com bolinhas energéticas

    Aprenda como fazer ovos de Páscoa com bolinhas energéticas 

    Quando eu era criança, o coelhinho da Páscoa me trazia muitos ovos de chocolate na escola ou os escondia no meu jardim. É claro que, como todas as crianças, eu comia quantos ovos eu pudesse colocar em minhas mãos.

    Agora, como uma mãe (responsável) e verdadeira amante de chocolate, valorizo ​​produtos de boa qualidade. Sabemos bem que, a maioria dos ovos de Páscoa vendidos nas lojas com seus papéis de embrulho coloridos têm mais a ver com açúcar e aditivos do que com chocolate de verdade. Então pensei, por que não fazer ovinhos saudáveis para Páscoa eu mesma?

    LER MAIS
  • Aprenda como fazer chips de vegetais

    Aprenda como fazer chips de vegetais

    Você sabia que é possível ter um salgadinho gostoso, saudável e prático, feito de diferentes vegetais ?Os chips de legumes são ótimas alternativas para substituir os produtos industrializados servidos como aperitivos. Também são opções deliciosas e práticas para ter sempre à mão na hora da fome da tarde, da noite, ou para beliscar num happy hour.

    LER MAIS
  • Como usar a urtiga para tingir tecidos

    Quem diria que uma das mais conhecidas entre as ”daninhas”, a urtiga, poderia ter tantas utilidades? Já chegamos a escrever um artigo sobre o famoso chá de urtiga, já que é uma planta que carrega diversas propriedades medicinais e, além do mais, também possui usos culinários. Lembramos com carinho das sopas de urtiga que tomávamos em Portugal 😋

    LER MAIS
  • Como esterilizar vidro e armazenar conservas por até 1 ano

    Esterilizar e armazenar corretamente nossas compotas e conservas não apenas permite que o alimento dure por muito mais tempo, como também pode ser uma etapa indispensável para deixar um doce ou vegetais mais saborosos.

    Uma das dicas mais simples e práticas para lacrar e envasar vidros em casa é esterilizando-os e guardando o alimento ainda quente. Se você tem dúvidas sobre esse processo, esse post vai ajudar.

    LER MAIS