Aprenda como criar abelhas sem ferrão dentro da cidade

criar abelha sem ferrão

Aprenda como criar abelhas sem ferrão dentro da cidade

Já imaginou criar abelhas em casa ou até em apartamento? Além de viável, é totalmente possível, abelhas indígenas sem ferrão podem ser criadas em áreas urbanas sem risco de acidentes. Preservar a vida das abelhas nas cidades também é um ato de preocupação com a conservação do meio ambiente.

Acompanhe o Jardim do Mundo no Instagram

Abelha sem ferrão x Abelha africanizada

A criação de abelhas sem ferrão nativas do nosso Brasil difere da criação das abelhas africanizadas Apis mellifera, que possuem ferrão. Nossas abelhas sem ferrão podem ser manejadas por pessoas de todas as idades e nós temos mais de 250 espécies delas.

Uma das vantagens da criação de abelhas sem ferrão é a contribuição que a espécie dá para a manutenção de plantas nativas brasileiras, gerando mais sementes viáveis e consequentemente novas plantas. Se nossas abelhas nativas sumirem, várias espécies vegetais também correm o risco de desaparecer.

A qualidade do mel também difere das africanizadas, já que possui cor clara e maior teor de água, entre 25% e 35%. “As abelhas sem ferrão produzem um mel único em sabor.

Por que ter abelhas sem ferrão dentro da cidade?

O benefício, além de ambiental, é que as pessoas podem produzir o próprio mel para consumo. Além disso, a atividade estimula crianças a entender a importância desses insetos na produção de alimentos.

O Brasil precisa desenvolver técnicas de criação de abelhas em larga escala para atender a grande demanda tanto de polinização das plantas, como à produção dos seus derivados.

As abelhas são ótimas polinizadoras, ajudam na reprodução de diversas plantas. Se tivermos mais flores, teremos mais frutos e sementes, que são alimento para pássaros, morcegos e outros animais. É um ciclo que contribui para ampliação das áreas verdes nas cidades.

Para obter sucesso na atividade, alguns cuidados que devem ser tomados:

– Ter noção do ambiente para as abelhas. É necessário que se more próximo à uma vegetação abundante, como perto de praças;

– Iniciar a criação com três ou quatro colmeias e ir aumentando à medida que as abelhas vão se desenvolvendo e o criador ganhando experiência;

– Manter em casa ou próximo dela, plantas ornamentais e fruteiras que são fundamentais na alimentação desses pequenos animais, como jabuticabeira, pitanga, goiabeira e até hortaliças, como manjericão. É preciso ter muito cuidado com o sol. As colmeias não podem ficar expostas ao sol das 10 horas da manhã às 3 da tarde;

– Escolher as espécies que se adaptam ao meio urbano é importante. As que mais se adaptam são a Jataí, Marmelada e Mandaguari;

– Jamais criar abelhas nativas de outras regiões, como por exemplo, uma espécie do Nordeste, como a Tiúba, na região Sul.

Interessados em ter as abelhas em casa, precisam definir a espécie a ser criada e conhecer seu manejo correto, o que pode ser feito por meio da capacitação online e gratuita da Embrapa.

abelhas sem ferrão

Projeto Jardins de Mel de Cascavel,PR.

O Curso Meliponicultura Urbana tem duração de 12 horas e foca em questões específicas para quem quer criar abelhas sem ferrão em ambiente urbano, em casas ou apartamentos.

Entre os tópicos abordados, os participantes irão conhecer a diversidade de abelhas sem ferrão e sua relação com as cidades, aprender como iniciar a criação, como é a biologia e o manejo dessas abelhas em ambiente urbano. Também será estimulado o plantio de mudas que favorecem as abelhas por meio da oferta de alimentos.

Módulos

O Curso Meliponicultura Urbana está dividido em 8 módulos, com palestras curtas e objetivas.

  • Módulo 1: Diversidade de abelhas sem ferrão e sua relação com as cidades
  • Módulo 2: Como escolher as espécies certas para criar em ambiente urbano?
  • Módulo 3: Como obter as colônias e os materiais necessários para iniciar a criação?
  • Módulo 4: Onde devo colocá-las e quais cuidados preciso ter para garantir sua sobrevivência?
  • Módulo 5: É possível produzir mel e multiplicar as colônias em ambiente urbano?
  • Módulo 6: O que devo plantar para ajudar as abelhas das cidades?
  • Módulo 7: Quais as licenças necessárias e como obtê-las?
  • Módulo 8: Dicas importantes, curiosidades, problemas frequentes e aspectos polêmicos

As inscrições são permanentes e, após a sua efetivação, o participante tem 30 dias para realizar o curso. As inscrições devem ser feitas no site da Embrapa.

Hotel de Insetos

horta com crianças

Pra quem quiser ter abelhas nativas e outros insetos polinizadores sem fazer curso ou ter caixa de abelhas, a solução pode ser um hotel de abelhas, nós enviamos para todo o Brasil. Mais informações, aqui.

Bom curso! No futuro nos envie foto das suas abelhinhas.

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com