5 passos para construir uma horta interativa para as crianças

horta para crianças

5 passos para construir uma horta para as crianças

Apuração dos sentidos, criação de uma consciência ecológica, incentivo à alimentação saudável, o contato das crianças com a natureza proporciona vários benefícios.

No caso de uma horta, o trabalho em família, desde o cultivo até o preparo da alimentação representa muito mais que o simples ato de comer, principalmente para crianças que apresentam resistência ao ver  vegetais no prato.

Dentro de nossas possibilidades, revendo as nossas funções entre educar e cuidar é possível desenvolver uma mini horta com as crianças em casa ou no apartamento. Com apenas um pequeno espaço, sol, água e cuidado, os pequenos irão se divertir com os alimentos que irão nascer e crescer.

Acompanhe o Jardim do Mundo no Instagram

Vamos aos passos para fazer e manter uma horta onde as crianças possam participar de todo processo:

Vamos precisar de:

  • Terra orgânica da composteira ou das lojas de jardinagem
  • Adubo
  • Mudas ou sementes
  • Pás de jardim
  • Pedras
  • Vasos

1- Separe as Sementes  e Mudas

Seja você leigo ou expert em plantas, a dica é a mesma: quando a atividade envolve crianças, o melhor é escolher cultivos rápidos, cuja evolução possa ser acompanhada.
A criança se desinteressa fácil, e quando não conseguimos ver o crescimento das plantas, elas logo desanimam. Por isso, começamos sempre chamando atenção dos baixinhos para sementes, o processo de vê-las germinar é bem lúdico.
Podemos aproveitar sementes de abóbora ou de tomate, da nossa própria cozinha e assim, já envolver a criança no processo de seleção, secagem, armazenamento das sementes. Ainda, podemos incentiva-las a fazer trocas de sementes com coleguinhas da escola.
Os cultivos mais rápidos são de alface, couve-manteiga, pimenta, tomate, espinafre, hortelã, manjericão, enfim, ervas medicinais e aromáticas em geral.

1.1- Microverdes

Além das plantinhas, mencionadas acima recomendo investir nos microverdes, que são como plantas “recém-nascidas”, mas que já passaram da fase de broto.

É possível produzí-los com a maioria dos vegetais folhosos – ou seja, aqueles cujas folhas são consumidas, como alface e rúcula. Também existe a possibilidade de produzir a partir de ervas e temperos, ou de hortaliças, como beterraba, cenoura e rabanete – este último, inclusive, cresce super rápido e em cerca de cinco dias já está pronto para o consumo. Aqui nós falamos tudo sobre cultivar microverdes.

2-Vasos

O recipiente mais indicado é o vaso de barro, naturais e orgânicos. Existem hoje na internet muitos exemplos com o uso de de pneus, garrafas pets, latas… São lúdicos, baratos e sustentáveis porém para esse tipo de plantas (alimentícias) não é recomendado.
Esses materiais possuem sérios contaminantes que são depositados no solo e afetam as plantas, e não queremos isso na nossa horta orgânica.
horta para crianças
Certifique-se de que os vasos tenham furinhos para que a água escoe. Em seguida, forre o fundo dos vasos com as pedrinhas e deposite a terra junto com o adubo, ocupando ⅔ do recipiente. Depois disso, acomode a mudinha ou despeje as sementes  e complete com terra.

3-Rega

A rega  deve ser diária, em pequenas quantidades. De preferência pela manhã ou no final da tarde e nunca ao meio dia, sob sol forte. A rega deve ser feita diretamente na terra e não nas folhas, para evitar o ataque de fungos, que se aproveitam da umidade das folhas para se instalarem.

4-Manutenção

Sobre a manutenção da horta e ferramentas, é necessário pazinha, ancinho, regador, tesoura de poda, mangueira com bico de chuveiro. A manutenção deverá sempre ter a supervisão de adultos e tesoura de podas nunca devem ser dadas na mão de uma criança (compre uma tesoura de ponta comum afiada, para que as crianças possam manusear).

5- Adquira um Hotel de Insetos

Se possível, construa ou compre um hotel de insetos para por na horta (nós vendemos, aqui). Quando cultivamos alguma espécie de planta ou vegetal em casa, principalmente em áreas urbanas, esquecemos a ausência de alguns elementos da natureza são fundamentais para manter o equilíbrio do ecossistema. 

horta com crianças

O hotel de insetos tem como papel justamente trazer o equilíbrio para dentro da sua horta ou plantação. Ele nada mais é do que um espaço preparado para atrair e abrigar insetos que tem como papel equalizar o desequilíbrio do ecossistema em questão. Com predadores naturais, as chamadas pragas terão menos potencial para se desenvolver.

Agora é Mãos à Horta! A horta com crianças se torna ainda mais gostosa e divertida!

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com