Aprenda como produzir mini vegetais

mini vegetais

Hoje vamos ensinar a como produzir produzir mini vegetais em casa.

Aqui no Uruguai nosso acesso a verduras é bem limitado; mais precisamente em Valizas, recebemos ocasionalmente entregas de vegetais e frutas enquanto isso, nosso pomar cresce lentamente devido ao rigoroso inverno.

Como não passamos o ano inteiro no país, fica complicado manter uma horta farta, nossa solução para contornar a falta de saladas tem sido a produção de mini vegetais.

Conhecendo os mini vegetais

Conhecidos internacionalmente como microgreen (micro verde), os mini vegetais nada mais são que um pequeno e jovem vegetal comestível – ele pode ser uma hortaliça, erva aromática, legume, etc.

O seu nome mini ou micro é devido ao tamanho, que varia entre 5 a 10 centímetros (da folha até a raiz).

Os microgreens são surpreendentes em termos de sabor e fatos nutricionais e são utilizados, em termos estéticos para intrigar, acrescentando sabores e frescor a diferentes pratos.

Os mini vegetais não devem ser comparados a brotos, pois estes são a primeira fase de vida de uma planta – os brotos não precisam ser germinados no solo, necessitando de umidade e pouca luz.

|Leia mais: Aprenda a produzir brotos e germinados|

Já os mini vegetais ou microgreens, são considerados a segunda fase do desenvolvimento de uma planta e precisam de solo ou um substrato, além da presença da luz para se desenvolverem.

Em relação aos brotos, seu crescimento é um pouco maior – vai até os cotilédones (considerados como folhas embrionárias porque estão presentes nas sementes antes da germinação).

Utilizando os mini vegetais

Estas saladinhas, além de apresentarem as vantagens de um ciclo de cultivo rápido (7-20 dias), exigem o mínimo de espaço, estarão sempre fresquinhas e ainda livre de agrotóxicos.

Seus benefícios são gigantes!
Por serem plantas jovens, concentram grandes quantidades de bioativos, como vitaminas, minerais e toda uma gama de oligoelementos importantes para nossa saúde.

É benéfico, transformador, plantar e ver crescer a sua própria comida.

Observe também que o plantio de hortas urbanas pode ajudar a minimizar o impacto ambiental da cadeia produtiva de alimentos.

|Leia mais: Aprenda como fazer um diário de tempero|

Como cultivar mini vegetais

As sementes podem ser cultivadas em qualquer recipiente, porém as bandejas de germinação são as mais indicadas por possuírem pequenas células ou porções que facilitam o desenvolvimento e a colheita das plantas. Nós usamos o que temos em casa mesmo.

como plantar mini vegetais
  • Encha a bandeja com um substrato de confiança.
  • Coloque as sementes de cada variedade em uma fileira. O segredo é não enterrá-las, e sim colocá-las de maneira superficial sobre o substrato.
  • Cubra as sementes com um pouco de substrato, bem finamente e sem pressionar.
  • Utilize um borrifador para fazer a rega, que também deve ser feita de forma superficial, sem encharcar as sementes.
  • Deixe as bandejas de germinação no escuro durante três dias para facilitar o desenvolvimento dos brotos.
  • Após três dias, coloque as bandejas em um local com luz indireta ou com um pouco de claridade – nunca em iluminação direta ou sol pleno. (janela, varanda)

Pronto! Agora é só aguardar. Eles podem ser colhidos de 7 a 21 dias depois de serem semeados.

Depois de colhidos, você pode aproveitar o substrato das bandejas de germinação para fazer o replantio dos seus microverdes favoritos!

Principais variedades de mini vegetais

Acelga
Alho-poró
Agrião
Beterraba
Cebolinha
Cenoura
Coentro
Couve
Ervilha
Girassol
Grão de bico
Manjericão
Mostarda
Rabanete
Rúcula
Brócolis
Cebola
Repolho

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

www.jardimdomundo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *