Yoga – Benefícios além do tapete

yoga natureza

Yoga – confira os benefícios além do tapete

Yoga, uma prática antiga, e a meditação, têm se tornado cada vez mais popular na sociedade agitada de hoje. Para muitas pessoas, o yoga é um refúgio de suas vidas caóticas e ocupadas. Isso é verdade se você está praticando a postura do “cachorro olhando para baixo” em um tapetinho no seu quarto, em um ashram na Índia ou até mesmo na Times Square de Nova York. O yoga oferece muitos outros benefícios mentais e físicos. Alguns deles se estendem à mesa da cozinha.

Tipos de Yoga

Existem muitos tipos de yoga e muitos benefícios além do tapete. Hatha (uma combinação de muitos estilos) é um dos estilos mais populares. É um tipo mais físico de yoga, ao invés de uma forma mais parada e meditativa. Hatha yoga se concentra em pranayamas (exercícios controlados pela respiração). Estes são seguidos por uma série de asanas (posturas de yoga), que terminam com savasana (um período de descanso).

O objetivo durante a prática de yoga é desafiar-se fisicamente, mas não se sentir sobrecarregado. Nesse “limite”, o foco está na sua respiração enquanto sua mente está aceitando e está calma.

|Leia mais: 3 documentarios sobre o poder da yoga|

Uma melhor imagem corporal

O yoga desenvolve a consciência interior. Ele concentra sua atenção nas habilidades do seu corpo no momento presente. Ajuda a desenvolver a respiração e a força da mente e do corpo. Não se trata apenas de aparência física.

Os estúdios de ioga normalmente não têm espelhos. Isso é para que as pessoas possam focar sua consciência para dentro, e não para a aparência de uma pose – ou das pessoas ao seu redor. Pesquisas descobriram que aqueles que praticavam yoga estavam mais conscientes de seus corpos do que pessoas que não praticavam ioga. Eles também eram mais satisfeitos e menos críticos com seus corpos. Por essas razões, o yoga se tornou parte integrante do tratamento de distúrbios alimentares e programas que promovem auto-estima e uma imagem corporal positiva.

Tornando-se uma pessoa consciente de sua alimentação

Atenção plena refere-se a focar sua atenção no que você está experimentando no momento presente, sem se julgar.

Foi demonstrado que praticar yoga aumenta a atenção plena não apenas nas aulas, mas em outras áreas da vida de uma pessoa.

Pesquisadores descrevem a alimentação consciente como uma consciência sem julgamento das sensações físicas e emocionais associadas à alimentação. Eles desenvolveram um questionário para medir a alimentação consciente usando esses comportamentos:

  • Comer mesmo quando está satisfeito (desinibição)
  • Estar ciente da aparência, sabor e cheiro dos alimentos
  • Comer em resposta a estímulos do ambiente, como visão ou o cheiro de comida
  • Comer quando triste ou estressado (alimentação influenciada pelo emocional)
  • Comer quando distraído por outras coisas

Os pesquisadores descobriram que as pessoas que praticavam yoga se alimentavam de forma mais consciente de acordo com suas pontuações. Tanto os anos de prática de yoga como o número de minutos de prática por semana foram associados a melhores pontuações sobre alimentação consciente. Praticar yoga ajuda você a ter mais consciência de como seu corpo se sente. Essa consciência aumentada pode passar para a hora das refeições, enquanto você saboreia cada mordida ou gole, e observa como a comida cheira, tem gosto e como ela toca a sua boca.

Um incentivo à perda e manutenção de peso

As pessoas que praticam yoga e se alimentam de forma mais consciente são mais sintonizadas com seus corpos. Eles podem ser mais sensíveis a sinais de fome e sentimentos de plenitude.

Pesquisadores descobriram que pessoas que praticavam yoga por pelo menos 30 minutos uma vez por semana por pelo menos quatro anos, ganhavam menos peso durante a idade adulta. Pessoas que estavam acima do peso realmente perderam peso. No geral, aqueles que praticaram yoga apresentaram índices de massa corporal mais baixos (IMCs) do que aqueles que não praticaram yoga. Os pesquisadores atribuíram isso à atenção plena. A alimentação consciente pode levar a um relacionamento mais positivo com a comida e a alimentação.

| Leia mais: Benefícios da Yoga para as crianças|

Aprimorando sua condição física

O yoga é conhecido por sua capacidade de aliviar a tensão e a ansiedade na mente e no corpo. Mas também pode ter um impacto na capacidade de exercício de uma pessoa.

Os pesquisadores estudaram um pequeno grupo de indivíduos sedentários que não haviam praticado yoga antes. Após oito semanas praticando yoga pelo menos duas vezes por semana, durante um total de 180 minutos, os participantes tiveram maior força e resistência muscular, flexibilidade e aptidão cardiorrespiratória.

Benefícios cardiovasculares

Vários pequenos estudos descobriram que o yoga tem um efeito positivo nos fatores de risco cardiovascular: ajudou a baixar a pressão arterial em pessoas com hipertensão. É provável que o yoga restaure a “sensibilidade do barorreceptor”. Isso ajuda o corpo a sentir desequilíbrios na pressão sanguínea e a manter o equilíbrio.

Outro estudo descobriu que praticar yoga melhorou o perfil lipídico em pacientes saudáveis, assim como em pacientes com doença arterial coronariana. Também reduziu níveis excessivos de açúcar no sangue em pessoas com diabetes não insulino-dependentes e reduziu a necessidade de medicamentos. O yoga agora está sendo incluído em muitos programas de reabilitação cardíaca devido a seus benefícios cardiovasculares e benefícios para aliviar o estresse.

Antes de iniciar um novo programa de exercícios, verifique com seu médico.

Os pesquisadores também estão estudando se o yoga pode ajudar pessoas com depressão e artrite e melhorar a sobrevivência do câncer.

O yoga pode ajudar a trazer calma e atenção plena à sua vida agitada.

Namaste.

Traduzido e adaptado de Yoga – Benefits Beyond the Mat, uma publicação da Harvard Health Publishing.

Sou paulistana e desde 2009 decidi me mudar para a ilha da Magia (Florianópolis, SC), pois sentia falta do contato com a natureza. Sou neta de italianos e aprendi desde pequena a gostar de mexer na terra e cuidar das plantas, quando ajudava meu pai com a hortinha dele. Sou bióloga MSc., educadora ambiental e aromaterapeuta. Adoro aprender e compartilhar assuntos que proporcionem uma vida em melhor harmonia consigo mesmo, com os outros seres e com o planeta.

www.natalieandreoli.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *