Bioconstrução: como fazer paredes com garrafas de vidro

parede de garrafas

A construção sustentável, natural ou bioconstrução tem ganhado cada vez mais força e espaço no nosso dia-a-dia, e algumas ideias simples e criativas podem ser a solução para gastar menos e ainda contribuir com a preservação do planeta, e uma delas são as paredes feitas de garrafas de vidro.

Uma ótima ideia para quem está pensando em construir ou reformar sua casa é usar tijolos feitos de garrafas. Além de serem bonitos e representarem uma ótima forma de reciclagem caseira, podem proporcionar uma troca de luz entre dois ambientes e colaboram no isolamento térmico.

Parede com garrafas

Você pode utilizar as garrafas de duas maneiras: inteiras, lavadas e sem o rótulo, ou em tijolos feitos com o fundo das garrafas. Para fazê-los, é preciso cortar a parte inferior de duas garrafas, em um tamanho de tal modo que quando unidas, sejam exatamente a largura parede.

Leia também: Cartilha de construção e reforma sustentável

Ao fazer isso, juntamos tudo com um pouco de fita adesiva, e assim teremos os tijolos prontos. Para fazer a parede, o material utilizado pode ser uma simples argamassa feita com cimento e cal, ou uma mistura de argila com terra ou areia, todos esses materiais, ao serem adicionados à água, nos permitem formar uma massa plástica ideal para trabalhar a parede.

paredes com garrafas

Após montar a base de sua parede, comece a colocar as garrafas com a base voltada para fora

O resto é relativamente simples. Você pode escolher o tipo de estrutura que deseja para sua parede, e a partir dela determinar divisões para encaixar as garrafas de vidro. A ideia é brincar com as formas, cores e tamanhos das garrafas, e o resultado final só dependerá do material que você escolheu para fazer sua parede. São inúmeras opções, como deixar do jeito que está, ou pintá-la com alguma cor que você goste.

Use sua criatividade para criar divisões e espaços para encaixar as garrafas

A parede pode ser feita também com a garrafa inteira, e apesar de parecer mais simples a princípio, é preciso tomar cuidado para reforçar sua estrutura. Você pode criar uma moldura de madeira para colocar as garrafas, e nessa moldura encaixar vários pregos em posições diversas, de modo a segurar melhor a parede.

Leia: Como são feitas as casas com garrafas pet

Essa técnica é chamada de porco-espinho, e entre as garrafas podem ser colocados materiais diferentes, como pedaços de madeira e de plástico. Para evitar de se machucar com os pregos, é ideal usar os mais retorcidos e antigos.

Em ambas as formas de se utilizar as garrafas, o melhor a fazer é colocar os materiais pouco a pouco, e em seguida cobrir com o revestimento escolhido. Para garantir que a estrutura se fixe melhor, é bom esperar cerca de dois dias, para que ela seque completamente.

Paredes lindas e sustentáveis, usando uma ideia simples e criativa!

Mão na massa!

 

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com