Beleza natural: o que você pode fazer agora

beleza natural

Nos últimos anos, temos aprendido cada vez mais sobre beleza natural. De um padrão de shampoos e maquiagens diversos e cheios de química, assistimos uma quantidade grande de mulheres passarem a usar produtos low ou no poo e maquiagens veganas. Muito do que pensamos e fazemos em beleza, no entanto, ainda está muito focado no consumo.

A Fê Canna é uma produtora de conteúdo brasileira que fala muito sobre beleza natural. Ela defende que os cosméticos menos químicos da indústria são um avanço, mas que podemos e devemos buscar nossa independência. Isso significa repensar nossos cuidados de beleza, por um lado, com coisas que temos de verdade em casa e podemos começar a fazer hoje, e por outro lado repensar o próprio conceito de beleza e onde queremos chegar quando nos cuidamos.

Nesse sentido, a Fê fala sobre a massagem diária que faz em seu rosto para cuidar da pele. A massagem é conhecida como massagem anti-idade, mas ela discute esse nome. Por que anti-idade? Envelhecer é natural e não algo feio de que se deve fugir.

Para sua massagem facial, a Fê usa dois produtos: um chá de camomila para humidificar a pele (aquele mesmo que a gente bebe de noite, que ela guarda na geladeira) e um óleo vegetal. Perceba que ela não usa o óleo essencial: isso porque este é muito potente, é verdade, mas tem alto impacto ambiental comparado com o óleo vegetal e não é essencial neste cuidado. Ela inclusive ensina a fazer um macerado solar com produtos que você pode ter em casa.

Buscar produtos para se cuidar melhor é muito legal. Mas ainda mais legal é pensar em tudo que podemos que cuidar enquanto nos cuidamos: de uma rede de produtoras artesanais para fomentar a economia local e solidária, do meio ambiente, do nosso auto amor, do nosso reconhecimento das fases da vida. A melhor maneira de cuidar da pele é fazendo o básico, que não demanda nenhum consumo: beber muita água, comer bem, dormir bem.

Para fomentar nossa beleza natural, devemos ir alem receitas (lindas, porém complexas) de sabonetes e cremes caseiros com produtos que não temos. Comecemos com o mais simples – que também é o mais profundo e transformador:

  • beber 2l de água por dia
  • comamos bem
  • faça produtos de beleza que também são comida (shampoo e esfoliante)
  • conhecer nosso ciclo menstrual e nossos ciclos emocionais
  • reconhecer que não somos máquinas e nem perfeitas: uma espinha ou outro pode acabar aparecendo e está tudo bem

Filha de Ogum e Oxum, estudante de tudo que pode nos levar ao reenvolvimento: educação, política, meio ambiente, nutrição, cultura, espiritualidade. Paulistana de sangue mineiro e alma pernambucana.

amandamatta.wordpress.com/