Homus é talvez a mais famosa pasta da comida árabe, feita a partir de grão de bico. Super nutritiva, ela acompanha muito bem diversos pratos e é uma ótima opção de “mistura” para os vegetarianos/veganos, por ser rica em proteínas.
“Pasta de grão de bico” é a mais comum explicação sobre o homus, cujo nome inclusive significa “bico”, em referência à leguminosa. No entanto, o que ninguém te conta é que o que dá o sabor diferenciado a esta delícia é outro ingrediente: o tahine!
Se você, como eu, estiver disposto a experimentar toda a variedade que é possível nesta pastinha – de tahine, você entenderá do que estou falando. Mas se não, sem problemas! O homus original já é incrível e sua receita segue abaixo.
Leia mais: 15 receitas de bebidas probióticas para curar seu intestino
Homus tradicional
Ingredientes
- 200g de grão de bico seco;
- 2 dentes de alho;
- 2 cebolas pequenas;
- 4 colheres de sopa de tahine;
- 2 limões;
- Azeite, cominho e sal a gosto.
Modo de fazer
Usar o grão de bico dá um certo trabalho porque ele demanda um tempo de molho. Eu gosto de deixá-lo toda a noite mergulhado na água, para que ele solte os fitatos e se torne mais digestivo. No dia seguinte, despeje a água fora e cozinhe o grão de bico sem tempero. Há quem sugira colocar uma pequena colher de chá de bicarbonato de sódio neste cozimento, para ajudar a dissolver a casca do grão.
Despeje 1/4 do grão de bico ainda quente no processador, mas caso você não o tenha pode usar o liquidificador. Adicione 1 colher de sopa de tahine, meia cebola, meio dente de alho, suco de 1/2 limão, um pouco de cominho e azeite a gosto (eu uso bastante, algo como 2 colheres de sopa). Bata tudo e experimente – se for necessário, adicione o mínimo possível da água do cozimento para ajudar seu eletrodoméstico a rodar. Adicione, então, sal a gosto. Repita o processo mais 3x (até os ingredientes acabarem) e está pronta sua pasta!
Atenção: ainda que caiba tudo de uma vez no seu liquidificador, eu fortemente não recomendo que você faça porções maiores por vez! O grão de bico é muito pesado, poupe seu motorzinho.
Dê o seu toque
Caso você, como eu, goste de experimentar pequenas inovações na cozinha, o céu é o limite. O grão de bico nesta receita pode ser substituído por QUALQUER leguminosa: todos os feijões e lentilhas que experimentei funcionam super bem, só é importante se ater aos tempos de molho e cozimento de cada um.
E mais ainda: para dar uma corzinha na sua comida, você também pode adicionar legumes! Eu só experimentei até hoje cenoura e beterraba, e fazem muito sucesso. Eu simplesmente adiciono a mesma quantidade de legume que a cebola (1/2 cenoura ou beterraba grande por porção), crus mesmo!
Leia mais: Cookie vegano de pera e banana
Para garantir sucesso, segue abaixo minha receita alternativa preferida:
Homus de feijão e beterraba
Ingredientes
- 200g de feijão carioca;
- 2 dentes de alho;
- 2 cebolas pequenas;
- 2 beterrabas grandes;
- 4 colheres de sopa de tahine;
- 2 limões;
- Azeite, cominho e sal a gosto.
Modo de fazer
Deixe o feijão de molho por aproximadamente 10h. Descarte a água e cozinhe o feijão.
Despeje 1/4 do feijão ainda quente no processador. Adicione 1 colher de sopa de tahine, meia cebola, meio dente de alho, meia beterraba crua, suco de 1/2 limão, um pouco de cominho e azeite a gosto (eu uso bastante, algo como 2 colheres de sopa). Bata tudo e experimente – se for necessário, adicione o mínimo possível da água do cozimento para ajudar seu eletrodoméstico a rodar. Adicione, então, sal a gosto. Repita o processo mais 3x (até os ingredientes acabarem) e está pronta sua pasta diferentona e, o melhor de tudo, rosa!
Agora é a sua vez de fazer essas receitas deliciosas!