A maioria das pessoas tem algum tipo de preocupação com o meio ambiente. Alguns se preocupam com espécies ameaçadas, outros com o impacto das indústrias, há os que se preocupam com a falta de água em grandes cidades, mas poucos se dão conta de como escolhas cotidianas podem afetar negativamente o meio ambiente. Quem reflete antes de comprar, consumir e descartar o plástico por exemplo? Todos estão tão acostumados com o plástico na vida moderna que ignorar os objetos feitos com o material se tornou rotina.
São garrafas, copos, canudos, peças de automóveis, peças de roupa, só citando alguns desses itens tão importantes feitos a partir do plástico. Pensando nessa verdade da vida das pessoas, os artistas Jana Cruder e Matthew LaPenta resolveram provocar os frequentadores de uma praça em Los Angeles. As esculturas gigantes em forma de copos e garrafas encheram a Pershing Square este ano transformando toda área em um chão repleto de plástico abandonado.
A instalação causa estranhamento e não há quem ignore o problema retratado de forma tão incomum. A instalação Natural Plasticity chama a atenção para o problema do descarte, muitas vezes, inapropriado do plástico e tira o frequentador da praça do estado de apatia em frente ao problema.
As imagens são mesmo impactantes, as esculturas são do tamanho de um ônibus e a evolução da instalação mostra o caminho de uma garrafa ou copo desprezado no local incorreto. Na primeira fase, as esculturas foram instaladas em praças, na segunda etapa em um canal e mais tarde à beira do mar. Para mostrar como o resíduo mal descartado é levado pela chuva e vento acabando em rios, em oceanos e em outras áreas de conservação importantes.
Mudanças de hábitos sobre o meio ambiente são transformações que precisam de uma certa motivação seja ela interna ou externa, mas é sempre um processo lento. Uma pessoa acostumada a jogar “só um papelzinho no chão” dificilmente deixará de fazê-lo se ver uma escultura ou ler um livro, mas esse tipo de iniciativa sensibiliza e desperta a mudança. A instalação de Jana Cruder e Matthew LaPenta joga um olhar poderoso sobre como o pós-consumo afeta o meio ambiente e como o consumo consciente pode mudá-lo, porém esse tipo de estímulo só serve como pontapé inicial para mudança de hábitos.
Outros artistas também são engajados nesse tipo de iniciativa que une arte e meio ambiente como o colombiano Frederico Uribe e a vaca feita com solas de sapatos. Projetos como estes também são feitos no Brasil e chamam a atenção para a questão ambiental. A exposição #Reciclos – A Arte da Reinvenção, por exemplo, tem o enfoque parecido com a exposição em Los Angeles e das esculturas de Uribe. A #Reciclos – A Arte da Reinvenção mostra o olhar de diferentes artistas sobre os resíduos diariamente descartados nas ruas e aterros. A exposição é em São Paulo e tem a curadoria de Mundano, grafiteiro, ativista e idealizador do Pimp my Carroça.
Propostas como essas são sempre importantes para a sensibilização pública quanto aos problemas ambientais e são sempre válidas. Elas podem ocupar escolas, ONGs e outros espaços na sua cidade. É um bom começo para fazer a diferença. Que tal? Para ideias e inspiração clique aqui.