Como poderíamos imaginar que em meio a temperaturas de 10,2 ºC, uma plantação se manteria linda, firme e forte?! Pois é! No mais alto do Altiplano boliviano encontramos um dos cereais mais completos do mundo. Sim! Cereal esse que nos anos 80 passou a ser incluído na dieta dos astronautas da NASA, por ter alto valor nutritivo. Que tal conhecer um pouco da história que antecede tudo isso?!
Por volta do século XIII consolidou-se um novo império em solo peruano; este império ficou conhecido como Império Inca, sucessão de várias civilizações andinas e que, posteriormente tornou-se o maior império da América pré-colombiana. Se passeássemos por lá, nós mesmos, poderíamos olhar geograficamente para aqueles territórios e, sentindo na pele o clima andino, perceberíamos que eles desfavorecem o cultivo da agricultura. Contudo, os agricultores daquela época não eram menos eficientes que hoje, sendo que, não eram munidos de nem um terço da tecnologia usada atualmente; o único favorecimento que eles possuíam era a própria natureza e a terra em que pisavam.
Esses agricultores conseguiram de forma exímia adaptar e desenvolver a agricultura sobre esse território outrora insípido. Como? Antes de tudo, esse relevo montanhoso – que você pode observar na foto acima – foi aproveitado a partir da construção de terraços de cultivo de alimentos que oportunizaram a utilização das ladeiras das montanhas. Através da construção de muros de pedra e da terraplanagem, essas “escadas gigantes” evitavam que as fortes chuvas acabassem levando as plantações pelo vale abaixo. Com um alto número da população, mais um elevado número de produção de alimentos, acordou-se uma relação direta de mão de obra, fazendo assim com que resultasse em mais rendimentos produtivos.
Nesse meio de cultivo agrícola surgiu a Quinoa Real, para eles conhecida como: “Grande Madre” e/ou “Grano de Oro”. Ano após ano, no início do plantio, o Supremo (SAPA INKA), com sua ferramenta de ouro em mãos, dava partida simbolicamente do plantio da Quinoa, que por eles era considerada o “cereal milagroso” e/ou “a mãe dos seres humanos”. A Quinoa foi fundamental para a expansão do Império Inca.
A Quinoa é um alimento de origem vegetal; sua produção é através da agricultura ecológica ou orgânica, ou seja, um sistema de produção que melhora a saúde dos ecossistemas, da biodiversidade e dos solos. Segundo especialistas “A produção ecológica da Quinoa é de acordo as normas da INFOAM – International Federation of Organic Agriculture Movements”. Sendo assim, todo o seu processo e todos os envolvidos desse ramo, estão completamente preocupados com o bem-estar da natureza e seus referentes. De acordo com a NASA e pela CELSS (Controlled Ecological Life Support System): “Os critérios adotados para eleger a Quinoa para esse programa foram, entre outros, sua composição nutricional (alta concentração de proteínas ricas em cistina, lisina, metionina e minerais, especialmente Ca, K e Mg).”
PROPRIEDADES NUTRICIONAIS DA QUINOA
- Fonte de aminoácidos. Possui todos os aminoácidos necessários ao nosso organismo, inclusive aqueles que o organismo não fabrica naturalmente.
- Fonte de proteínas de alta qualidade.
- Contém vitaminas A, B1, B2, B3, B6, C e E.
- Possui minerais como ferro, fósforo, cálcio, magnésio, potássio, zinco e manganês.
- Alto valor energético, pouca gordura e grande quantidade de fibras.
- Rica em ômega 3 e 6.
- Não possui glúten.
- Possui fitoestrógenos, substâncias naturais que imitam a ação de certos hormônios, ajudando a amenizar os sintomas daTPM e da menopausa.
DICAS DE USO DA QUINOA
A Quinua encontra-se em grãos, farinha e flocos. Pode-se utilizá-la de várias maneiras e em todos os alimentos.
Quinua grãos:
RISOTO DE QUINOA COM TOMATE E QUEIJO BRANCO
350gr de Quinoa
1 Cebola
4 Tomates
200 ml vinho branco
600 ml caldo de vegetais biosun
250gr de espinafre
Modo de Preparo: Cortar a cebola em fatias finas e refogá-las em água até ficarem transparentes. Juntar a QUINOA e esquentar até que os grãos absorvam todo o líquido. Juntar os tomates descascados e picados, juntar o vinho e cozinhar em temperatura media até que a QUINOA absorva todo o liquido. Juntar o caldo de vegetais aos poucos e cozinhar em fogo baixo. Lavar o espinafre e juntar com alho, cozinhar suavemente até que o líquido evapore. Juntar o espinafre com o risoto de QUINOA. Temperar com sal, pimenta e noz moscada. 150gr de queijo branco ou queijo de cabra ralado ou parmesão de boa qualidade, salpicar no risoto pronto e servir.
Quinua farinha:
PÃO DE QUINOA
400gr de farinha de trigo integral
400gr de farinha de trigo branca
400gr de farinha de Quinoa
1litro de água morna
1 envelope de fermento Biológico
sal
Modo de preparo: Colocar as farinhas, o fermento e três pitadas de sal em uma tigela e a água. Amassar durante uns 20 minutos, formar uma massa e deixar descansar por uma hora. Voltar a trabalhar a massa rapidamente para formar os pãezinhos. Deixar crescer por mais uma hora. Pré aquecer o forno a 180-200 graus e assar a massa de 35 a 45 minutos.
Quinoa flocos:
FLOCOS DE QUINOA REAL NO CAFÉ DA MANHÃ
1 xícara de chá de flocos de quinoa real
1/2 maça cortada
1/2 xícara de passas
1/2 mamão papaia
1/2 colher de canela, mel e açucar mascavo leite
Aproveite as dicas e toda essa bela história; prove esse cereal nutritivo e nos conte o que achou.
Gostei muito da matéria e das propriedades sobre o cultivo da Quinoa com todos s benefícios que podem nos propiciar. Obrigada