Educação é um tema que vem ganhando muita atenção nos últimos anos no Brasil, mas são poucos os que realmente conhecem a história educacional de nosso país. Uma das razões para isso é que são poucos os materiais acessíveis sobre o assunto. Em geral, encontramos textos de opinião ou densas publicações acadêmicas, mas temos dificuldade de encontrar quem dê uma visão geral sobre o assunto. O livro Educação de Alma Brasileira vem responder a esta demanda.
De maneira didática e profunda, a obra propõe um caminho para a Educação de Alma Brasileira e ressalta os atores desse grande enredo: educadores e experiências que reconhecem a alma brasileira como nossa força. Seguindo o questionamento “Como seria a educação se fosse pensada a partir de nosso povo, nossa cultura e nossa história?”, apresenta a história da educação brasileira, através de seus momentos de encontro e luta.
O livro é dividido em três seções: Movimentos da Alma Brasileira, Momentos da Alma Brasileira e Educadores e Experiências Educacionais de Alma Brasileira. Com aquarelas maravilhosas de Daniel Araújo, o livro ainda é uma experiência estética deliciosa.
Leia mais: Sincronário da paz, surpreenda-se com o Tzolkin (Calendário Maia)
Movimentos de Alma Brasileira
“De muitos povos criamos o Brasil, um país miscigenado, pulsante, com sabores, cores e perfumes variados”.
O livro começa com uma explicação sobre os principais dualismos da alma brasileira que produzem efeitos na maneira como acontece nossa educação.
Momentos da Alma Brasileira
De uma rápida leitura sobre a educação dos povos originários até a recente ocupação das escolas, a segunda seção do livro aborda as irrupções de novas ideias e experiências que podem contextualizar o leitor e simultaneamente ajudar a explicar a construção de nossa alma e o que decorre dela.
Além dos momentos evidentemente educacionais como a criação da educação profissional, o livro aborda acontecimentos como o voto das mulheres, o cinema novo e a criação da Constituição de 1988.
Leia mais: A vida secreta das árvores
Educadores de Alma Brasileira
Sem deixar de mencionar os educadores brasileiros que todos conhecemos, como Paulo Freire e Anísio Teixeira, o livro destaca outros, atuais e de nosso passado, que trouxeram ideias e estudos inovadores como Florestan Fernandes e Daniel Munduruku, sem esquecer das várias mulheres que pensaram nossa educação, como Anália Franco e Nise da Silveira.
Experiências Educacionais de Alma Brasileira
As experiências educacionais trazidas pelo livro são desde escolas específicas como o Instituto Chapada, na Bahia, projeto atual, até grandes movimentos como a criação das escolas vocacionais e da educação do campo.
O maior trunfo do livro é permitir ao leitor ter uma visão geral sobre a história da educação brasileira e muitos de seus momentos marcantes, podendo então sair da lógica da bala de prata a que muitos aderem para fazer “propostas salvadoras”. A visão dos movimentos da alma brasileira também é uma releitura dos grandes sociólogos do Brasil, trazendo uma nova abordagem sobre o brasileiro que foge de determinismos, pessimismos ou ufanismos.
Uma das lições que podemos aprender é que a riqueza de nosso país vem exatamente de sua multiculturalidade, e que ao respeitarmos nossos territórios e as almas de nossos alunos, somos capazes de criar grandes projetos educacionais.
O livro Educação de Alma Brasileira está disponível online para download gratuito no site Vekante.
*Imagens do site Vekante
Adorei, parabéns pela matéria. Estava procurando uma leitura assim. Gratidão por compartilhar.
Já iniciei a leitura do livro “Educação de alma brasileira”,parabenizo toda a equipe que viabilizou o sonho deste material incrível.
É tudo o que acredito, e sempre defendi como professora à trinta e dois anos da escola pública, uma educação para os brasileiros com a nossa “cara”.
Obrigada!