Quando ouvimos falar sobre a natureza, logo pensamos em sustentabilidade, reciclagem, animais ou florestas. Olhar para o céu, apreciar as estrelas e o luar, nos parece tão distante, mas ao olhar para o céu noturno, observamos a imensidão do Universo em que vivemos, que também faz parte da nossa natureza.
Vamos conhecer as 7 maravilhas do céu noturno que são visíveis aos nossos olhos.
1ª Maravilha: Lua
Não poderíamos deixar de mencioná-la. Único satélite natural do nosso planeta.
A Lua mantém a inclinação dos polos da Terra e, ainda, ajuda a manter a biosfera do nosso planeta em equilíbrio. Parece tão perto, mas está a, aproximadamente, 400 mil quilômetros distante de nós.
A Lua pode ser vista no céu durante o ano todo, porém suas fases (crescente, nova, cheia e minguante) alteram sua visibilidade.
2ª Maravilha: Aurora boreal e austral
Como podemos observar na imagem, são estas luzes coloridas que ficam no céu.
Podem ser observadas durante a noite e no final da tarde. As que são vistas no norte do planeta Terra receberam o nome de auroras boreais. Já a aurora vista no sul do planeta, é chamada de aurora austral.
Esse fenômeno espetacular é formado pelo choque dos ventos solares com a atmosfera da Terra, sendo seu resultado essas cortinas de cores em tons verde e rosa.
3ª Maravilha: Constelações
Constelações são um conjunto de estrelas que formam o céu noturno, vista pelos astrônomos no formato de pessoas, animais ou outras formas de vida.
Com o céu sem nuvens, longe da poluição e iluminação, podemos observar até 2 mil estrelas no céu. Sendo bem difícil identificar as constelações.
Atualmente, o céu é dividido em 88 constelações. Aqui no Brasil, podemos observar diversas constelações, entre elas: Virgem, Leão, Balança, Escorpião e Caranguejo.
Para saber quais estrelas e constelações estão visíveis no céu, acesse o Momento Astronômico.
4ª Maravilha: Galáxias
As galáxias são formadas por milhões ou bilhões de estrelas. Estima-se que existe mais de 100 bilhões de galáxias.
Além da nossa galáxia – Via Láctea – podemos observar a olho nu as galáxias de: Andrômeda; A Grande Nuvem de Magalhães; e A Pequena Nuvem de Magalhães.
A galáxia de Andrômeda, possui o dobro do tamanho da nossa galáxia e é melhor observada no hemisfério Norte.
5ª Maravilha: Chuva de meteoros e meteoritos
Uma chuva de meteoros é aquilo que conhecemos por “estrela cadente”. Nada mais é do que restos e detritos produzidos por um cometa ou asteroide, que ao passar pelo planeta Terra, desintegram-se.
As chuvas de meteoros são classificadas pela característica e quantidade de meteoros que apresentam.
No Brasil, podemos observar diversas chuvas, variando sua intensidade. Os detalhes sobre os tipos de chuvas, horários e como observar, encontram-se no Momento Astronômico.
6ª Maravilha: Eclipse solar
Eclipse solar é a passagem da Lua em frente ao Sol, ocultando total ou parcial sua luz.
Com visibilidade no Brasil, estão previstos eclipses nas seguintes datas: 21 de agosto de 2017; 14 de outubro de 2023; e 12 de agosto de 2045. Vamos anotar na agenda para não esquecer, com certeza serão momentos únicos.
Agricultura Biodinâmica – A forma holística de plantar
7ª Maravilha: Planetas vistos da Terra
No Brasil é possível observar planetas como Marte, Saturno e Júpiter a olho nu. Em algumas ocasiões, é necessário ter um telescópio para observação precisa.
No Momento Astronômico, podemos observar as posições dos planetas em relação a Lua. Assim, poderemos olhar para o céu e identificar os nossos planetas irmãos.
Das maravilhas do céu noturno, qual a sua preferida? Conta pra gente aqui nos comentários e compartilhe com os seus amigos 🙂