As ecovilas são assentamentos humanos que se iniciaram a partir da década de 30, como resposta a necessidade de mobilizar o planeta e a sociedade em direção a um estilo de vida autossustentável. No Brasil, porém, a proposta ganhou força somente na década de 60 e atualmente vem crescendo cada vez mais. Entre os diversos exemplos desse tipo de habitat no Brasil, destaca-se a Ecovila Piracanga, localizada em Itacaré, Bahia.
A ideia da ecovila surgiu do sonho de um grupo de pessoas de morarem juntas em comunhão com a natureza. Como principal norte, a Piracanga propõe inspirar pessoas através do seu estilo de vida e despertar a reconexão, de quem a visita e o seu interior. A diversidade de nacionalidades que compõe a ecovila é uma de suas características mais especiais: ao todo são mais de 20 nacionalidades dividindo o mesmo estilo de vida. Como uma grande família, os seus moradores praticam os princípios da fraternidade, como a colaboração, a solidariedade e a generosidade.
Com o propósito de criar um ambiente propicio ao auto-conhecimento, a ecovila possui um espaço de cura espiritual, o Centro de Realização do Ser. Quase todos os dias, os moradores e visitantes podem usufruir das atividades que lá são oferecidas, como workshops holísticos, palestras, seminários e cursos voltados para a expansão da consciência, como também vivências e oficinas de yoga, danças circulares, capoeira, entre outras atividades. “Acreditamos que a paz, a felicidade e o amor devem ser vividos e estão disponíveis para todos os seres. Somos um centro dedicado ao desenvolvimento humano, onde intencionamos que todos possam encontrar um espaço de confiança e entrega para trilhar seu caminho interior em um momento de transformação planetária”.
A ecovila ainda conta com uma comunidade ativa chamada Comunidade Inkiri, que possui como princípios o despertar para as novas formas de conscientização dos seus usuários, provendo um espaço seguro para as crianças e para a proteção da natureza. Baseados nesses conceitos, a comunidade dispõe de variados projetos, como a Escola Inkiri, caracterizada por seu caráter holístico e fundamentada nos princípios da permacultura, e a Universidade Viva Inkiri, onde os jovens tem a oportunidade de expressar e desenvolver suas habilidades.
Confira a seguir mais fotos dessa comunidade:
Boa tarde,
como chego a piranga para conhecer.
Ola Neslon
Voce deve entrar em contato com a ecovila através do site ou redes sociais.
Um abraço.