Já pensou como seria maravilhoso viver em meio à Mata Atlântica, curtindo a paz e o silêncio, em harmonia com a natureza, de maneira sustentável, em comunidade, produzindo seu próprio alimento e sem gerar resíduos? Acordar ao som dos pássaros, colher seu café da manhã e almoço no pomar e na horta? Tomar banho ao ar livre admirando o pôr-do-sol?
Se você tem vontade de vivenciar a Permacultura, saiba que você pode fazer isso em um lugar mágico em pleno nordeste brasileiro.
A Permacultura tem três princípios éticos: cuidar da terra, cuidar das pessoas e partilha justa. Uma das coisas mais interessantes de se conhecer um lugar onde se pratica a permacultura é a quebra dos paradigmas que temos em relação ao modo de vida “moderno”. Aprendemos que realmente fazemos parte do meio ambiente e que devemos cuidar dele, de nós mesmos e das pessoas, colaborando e compartilhando saberes e afetos e ressignificando nossas formas de consumo. Vemos que é possível construir nossas casas de maneira ecológica, produzir nossos alimentos sem uso de agrotóxicos e reutilizar nossos resíduos para viver de maneira mais saudável e sustentável.
Um ótimo lugar onde podemos vivenciar tudo isso é a Eco Aldeia Flecha da Mata, uma estação permacultural que oferece atividades ligadas à sustentabilidade e ao bem estar, localizada a 5 km da praia de Canoa Quebrada e a 160 km de Fortaleza, no Ceará. Dentre outras coisas, lá é possível conhecer e aprender sobre sistemas de captação de água e de energia solar, tratamento de resíduos sólidos e líquidos, manejo de hortas e bioconstrução. Tudo isso em um ambiente incrível cercado de muita natureza, onde desenvolve-se o autoconhecimento e o trabalho comunitário, valorizando as coisas simples que deixamos de perceber na correria do dia-a-dia e descobrindo que pequenas mudanças fazem uma enorme diferença para nós e para o funcionamento do Planeta.
Fundada há cinco anos, a Flecha da Mata contempla eventos e retiros de permacultura, música, terapias holísticas e xamanismo. É aberta à visitação e também dispõe de estrutura para hospedagem e programa de voluntariado. As visitas de grupos devem ser agendadas e contam com um passeio guiado por trilhas eco-pedagógicas onde se conhece um pouco da permacultura. Para quem quer ficar mais tempo e aproveitar um pouco mais há várias opções de hospedagem, como área para camping, redário e bangalôs. E para quem quer viver mais experiências e aprender de maneira mais integrada sobre a permacultura, tem a opção do programa de voluntariado, com estadia mínima de uma semana.
E então, ficou com vontade de saber mais? Corre lá no site ou na página no facebook para maiores informações!