As plantas são uma parte essencial para a vida do nosso planeta. Além da sua função de purificar o ar, servir de abrigo e alimento para animais e pássaros, elas têm grande poder medicinal. Tanto que muitas tribos de índios e algumas pessoas que tem conhecimento sobre elas, as utilizam para curar dor de cabeça, inflamações, gripe, entre outras doenças. Mas também há ervas que possuem o poder de alterar a consciência e podem auxiliar no tratamento de outras questões em âmbito espiritual.
Na maior parte do tempo, é comum que as pessoas funcionem no automático. Isso ocorre quando se está fazendo uma atividade e a mente está em outro lugar. Na verdade, não é assim que é para ser, mas é assim que acontece, infelizmente. Porém, quando mente e corpo estão presente em um mesmo lugar, temos algo sendo feito de forma consciente.
As plantas que falaremos a seguir não só tem o poder de unir mente e corpo, mas de nos mostrar partes da nossa consciência que não conhecíamos. É uma viagem pela nossa mente e pelos traumas e alegrias que já vivenciamos e estamos vivendo. Lembrando que todas as plantas que citaremos são legais.
1. Artemísia
Esta planta é utilizada para tratamentos de problemas digestivos ou parasitários. Mas também é conhecida como sendo uma erva do sonho. Isso porque ela pode estimular sonhos lúcidos e que estão carregados de significados. Durante o sonho ela traz traumas, medos, alegrias, entre outras coisas que estão no subconsciente e evidencia nos sonhos.
Para isso, é preciso consumir a erva, que pode ser queimada como incenso, fumada ou bebida como chá.
2. Celastrus Paniculatus
As sementes dessa plantas são muito utilizadas na Ayurveda para auxiliar a memória, o foco mental e a longevidade. Pessoas que a utilizaram de forma diária, consumindo de 10 a 15 sementes por dia, relataram que houve uma melhora na função cognitiva, nitidez e capacidade de se concentrar. Mas ela também é conhecida por promover sonhos lúcidos.
Leia mais: Faça você mesmo: travesseiro de ervas
3. Ayahuasca
Este é um chá preparado com duas plantas da amazônia: cipó mariri e as folhas da chacrona. Ele é da cultura indígena da região da floresta amazônica e é utilizado em rituais xamânicos. Após tomar o chá, as pessoas começam a ter sua consciência expandida e podem acessar sentimentos e lugares pouco conhecidos em sua própria mente. Seu efeito pode durar de 2 a 4 horas, e não se aconselha dormir enquanto está sob efeito para que ele ele seja aproveitado com mais intensidade.
Estudos e experiências mostram que traumas, vícios e doenças como a depressão podem ser curados com o uso do chá. No Brasil, há vários grupos que realizam o ritual com a ayahuasca.
4. Silene Capensis
Esta planta, conhecida também por Xhosa, por ser associada ao povo de mesmo nome que mora na África do Sul, também tem o poder de criar sonhos lúcidos. Esse povo costuma colher suas raízes, moer até virar pó e tomar com água pela manhã em jejum. Porém, seu efeito só se dá à noite durante o sono.
Este povo a utiliza para rituais de iniciação de xamãs e a crença é que ela abre caminhos para se comunicar com os ancestrais.
5. Feijão africano
Essa espécie de feijão pode ser encontrada na África do Sul, Cosa de Madagascar, Ásia e Austrália. Suas vagens e sementes são bem grandes e tem vários usos, como tratamento de pele e para aliviar a dor dos bebês quando os dentes estão nascendo.
Porém, seu uso mais conhecido é provindo da África do Sul, onde ele é utilizado para induzir estados de sonhos lúcidos. Assim, pode-se comunicar com a espiritualidade.
É preciso ressaltar que toda vez em que for utilizar uma planta, seja para alteração de consciência ou para o tratamento de doenças, é preciso tratá-las com respeito e ser consciente quanto ao seu uso. Caso queira passar por alguma experiência de alteração de consciência, faça com alguém que tem o conhecimento necessário para te auxiliar, caso precise, enquanto você está com a mente em estado alterado.
Caso você goste de ervas medicinais e queira saber como secá-las para que durante todo o ano possa tê-las em casa, confira nosso post sobre como colher e secar ervas.
Fontes pesquisadas:
Nesse post não deveria ser incluída a ayuhasca, pois além de ser uma planta sagrada, não pode ser usada fora do ritual do Santo Daime. É uma planta muito poderosa. Não deveria ser divulgada como uma planta qualquer…
Olá, por isso que no final do texto dediquei um parágrafo para dizer que toda planta deve ser utilizada com respeito e com alguém que tenha experiência no uso para auxiliar durante o estado de alteração da consciência.
Quem disse que a ayuhasca não pode ser usada fora do ritual do Santo Daime? Nativos de vários lugares nem conhecem o Santo Daime, mas conhecem a ayuhasca há milenios. Terapêutas, vários, usam a bebida para tratamentos vários. Pesquise.
Olá Rosa. De forma legal, como indica no post, o uso da ayahuasca foi liberado apenas em rituais. Porém, no texto, em nenhum momento citei o Santo Daime, pois existem outras linhas espirituais que também fazem uso do chá. Eu entendo que o chá pode ser usado por outras pessoas sem ser em rituais e pesquisei muito sobre o chá, a forma de fazê-lo, seus efeitos e a forma legal de uso.
Adorei, parabéns pela paciência e pela ajuda em divulgar coisas úteis a quem necessita. Me ajudou muito e expandiu minha visão no que eu busco. Obrigado e continue o bom trabalho.
Att. Michael. R
Olá Michael! Que bom que o texto te ajudou de alguma forma. Fico muito feliz quando isso acontece! 🙂
Abraço!
A salvia divinorium é especial, mas só deve ser usada com supervisão e em dosagem controlada.