Já pensou em viver feliz e de bom humor apenas… comendo? Pois diversos estudos e pesquisas indicam que hábitos alimentares saudáveis podem interferir diretamente no nosso humor. Quem tem bons hábitos de alimentação sofre menos com estresse, ansiedade e depressão.
A química dos alimentos é capaz de interferir na produção de neurotransmissores como a serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina. Essas substâncias são responsáveis por transmitir os impulsos nervosos para o cérebro e causam as sensações de prazer e bem estar.
Nesse caminho, um ingrediente é fundamental: o triptofano, um aminoácido que compõe a serotonina. Uma vez no cérebro, ele aumenta a produção da serotonina, responsável por reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite e até melhorar a qualidade do sono.
Os carboidratos também têm um papel fundamental no bom humor. Eles elevam os níveis de insulina e ajudam a ‘separar’ o triptofano dos outros aminoácidos, facilitando sua absorção. Por isso, dietas que cortam carboidratos podem, sim, deixar uma pessoa em péssimo estado emocional.
Veja alguns alimentos que podem melhorar o seu humor:
Banana: Rica em carboidrato e triptofano, que ajudam na formação da serotonina, hormônio da felicidade.
Espinafre: Ácido fólico e vitamina B atuam no sistema nervoso, na formação da serotonina e no combate ao estresse. Folhas verdes têm clorofila que desintoxicam o corpo.
Pimenta: Rica em capsaicina, que aumenta os níveis de endorfina, substância associada ao prazer e bem-estar. A pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta são as melhores.
Alface: Tem efeito calmante, graças à lactucina presente no talo da planta. O miolo é rico em lítio,que age diretamente no controle da ansiedade e da depressão.
Laranja: além dela, qualquer outra fonte de vitamina C é boa para o humor. Previne danos às células nervosas e neurônios e acalma.
Castanha do Pará: fonte de gordura saudável, proteína e sal mineral. Importantes na ação antioxidante e no combate ao estresse. Ricas em triptofano, auxiliador do humor.
Arroz integral: rico em vitamina B1, importante para o sistema nervoso. A vitamina fica preservada na camada externa do arroz, que é removida para fazer o arroz branco.
Aveia: o cereal é rico em triptofano e aminoácido, bons condutores da liberação da serotonina.