4 dicas para ter uma casa mais sustentável

casa mais sustentável

Em 2020, a forma como lidamos com o nosso lar mudou. Passamos a ficar mais tempo dentro de casa, com isso, começamos a utilizar nossas estruturas com mais frequência, gerando mais lixo e consumindo mais água e energia elétrica.

Tendo em vista esse cenário, uma tendência para 2021 é a abordagem mais consciente quanto à rotina doméstica.

No conteúdo de hoje, iremos falar sobre algumas medidas que, além de estimular a redução dos gastos, contribuem para a construção de um mundo melhor. Acompanhe!

|Siga-nos no instagram para mais dicas e inspirações|

Reduza o consumo energético para uma casa mais sustentável

Uma das primeiras medidas que você pode tomar, ainda mais morando em grandes centros urbanos onde a eletricidade acaba sendo mais cara, é sendo consciente quanto ao consumo energético.

Então, seja para o ambiente onde você vive ou até mesmo para você que está procurando apartamentos à venda em São Paulo, por exemplo, é ideal criar alguns hábitos.

Dessa forma, medidas simples como apagar a luz ao sair de um cômodo, utilizar lâmpadas de LED e até mesmo instalar sensores de presença contribuem bastante para diminuir a conta no final do mês.

Além disso, opte sempre por eletrônicos e eletrodomésticos com o Selo Procel de Economia de Energia.

Seja consciente quanto ao desperdício de água

Segundo estudo divulgado pelo Instituto Trata Brasil, o país desperdiça 6,5 bilhões de metros cúbicos de água tratada todos os anos – ou cerca de 40% do total.

Grande parte dessa água utilizada de maneira incorreta pode ser colocada na conta das grandes indústrias, mas as residências também contribuem bastante para esse número elevado.

Fáceis de implantar no dia a dia da sua casa, os hábitos de redução de consumo de água podem ir desde o desligamento do chuveiro enquanto se passa sabonete, shampoo e condicionador até o acúmulo de roupas sujas para que sejam todas lavadas de uma vez.

Ah! E se você mora em uma casa, evite lavar a calçada com mangueira – um bom “banho de vassoura” já é o suficiente para manter sua entrada limpa.

|Leia: Importância da orientação solar na concepção de casas e hortas|

Preocupe-se com o lixo gerado em casa

Mais tempo em casa significa mais consumo, pois todas as refeições são feitas em ambiente doméstico. Quem não tem tempo para cozinhar, acaba optando por pedir delivery com mais frequência e, com a comida, vêm as sacolas, os copos e as caixas de papel e plástico.

Para muitos, é difícil abrir mão desse tipo de serviço, mas é possível tentar reduzir o seu consumo escolhendo um dia e cozinhando para o resto da semana.

Além disso, o lixo descartável pode e deve ser separado do orgânico – a chamada coleta seletiva – ajudando os profissionais que irão fazer isso de qualquer forma e dando uma nova vida útil para materiais não-biodegradáveis.

|Leia: 11 pequenas mudanças para um mundo mais sustentavel|

Uma vida em paz com a natureza

Para completar a trinca luz-água-lixo, adicione mais hábitos sustentáveis à sua rotina! Um deles é a adoção de ideias da filosofia minimalista, em que apenas objetos que realmente tem um significado para você tem espaço em sua em sua vida.

Além de fazer uma boa limpa em casa, deixando-a mais leve, você acaba ajudando quem precisa de roupas, toalhas e outros itens que precisam de um novo ciclo.

No mais, consulte a procedência dos itens que você escolhe no supermercado. Os produtos da categoria “eco-friendly” são relativamente mais caros, mas são fabricados com atenção especial ao consumo consciente no que diz respeito ao uso de água, embalagens biodegradáveis e redução no impacto ambiental.

E aí, o que achou dessas dicas? Caso tenha mais ideias, deixe aí embaixo nos comentários e continue nos seguindo e navegando por aqui.

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com