Existe muita gente ao redor do mundo que escolheu uma vida mais tranquila, em contato direto com a natureza e sem muitos bens materiais. Nós já falamos sobre eles aqui e aqui. Este também é o caso de Jo Nemeth, que há um ano decidiu largar o emprego e deixar sua vida antiga para trás, e hoje vive através de seu próprio esforço.
A casa onde vive atualmente é um pequeno abrigo na propriedade de um amigo. É lá que encontra o necessário para sua própria sobrevivência. Apesar de ser um estilo de vida completamente diferente do que a sociedade de consumo considera normal, não é algo novo, é apenas uma versão atual da subsistência tão necessária no passado.
Em uma entrevista para a mídia local, Jo explica o porquê dessa mudança tão radical. Segundo ela, tudo começou com seus questionamentos sobre o impacto que as suas decisões e hábitos individuais estavam causando no planeta. Para esta jovem, o problema em si não está relacionado ao dinheiro. Ela está à procura de um estilo de vida de baixo impacto.
Como é viver sem dinheiro?
Sua rotina diária é muito simples. Um dia típico inclui algumas horas de trabalho no cultivo de alimentos orgânicos do seu jardim, que é a sua principal fonte de alimentação, além de duas horas cozinhando, e muito tempo lendo, conversando com os amigos ou simplesmente fazendo um passeio ao redor da cidade.
Foi só depois de decidir viver sem dinheiro que ela, realmente, começou a conhecer mais as pessoas e a região em que vive. Para não gastar os seus escassos recursos financeiros, permutas são comumente usadas como moeda. Ele também aprendeu a tirar proveito do que seria descartado por empresas ou indivíduos. “A regra é: eu não quero usar os recursos se eles ocorrem apenas para o meu próprio benefício”, disse Jo em uma entrevista.