Somos fãs de bioconstruções e sempre que encontramos propostas alternativas para a concepção e conceitualização de casas, fazemos muita questão de divulgar, como um exemplo e uma possibilidade, pois sabemos que significam mais que simples edificações.
Esta pequena bioconstrução em cob foi construída por aprendizes da Sun Dog school of natural building no norte da Califórnia, EUA.
Você notará na imagem 9 que a janela de madeira se encaixa a curva da parede perfeitamente. Esta não foi apenas uma jogada de sorte, a forma final da casa e das paredes foi totalmente determinada pelos materiais disponíveis no local, o que tornou o valor total do investimento tão baixo quanto 6 mil reais e o resultado final um belo exemplo de utilização de recursos e espaço em uma linda construção natural.
Confira: Bioconstrução em 9 simples passos
Primeiro, a fundação…
Na primeira imagem da para ver o layout da casa usando cordas. Um pedaço de madeira, que a maioria dos construtores convencionais iria rejeitar, é usado para definir a forma da casa. Na imagem 2 você pode ver a vala escavada contendo também um tubo de drenagem, que vai manter as paredes sequinhas e afastadas da umidade do solo. A proporção da vala é cavada até à profundidade da linha de congelamento do local e a largura da parede a ser construída acima dela. O fundo da vala deve inclinar um ponto para fora do edifício e o tubo de drenagem deve se projetar para fora do prédio em direção a maior inclinação. A vala é coberta de pedras até ao nível do solo e compactada.
Equipar com um fogão de alta combustão…
Na Imagem 3 percebe-se uma parede de pedra seca construída um pouco acima da fundação, destinada a ser uma coluna de aquecimento da casa. É onde se inicia a ver o projeto de forno de alta combustão com essa coluna de aquecimento ao nível do piso. A coluna parte das curvas do fogão, posicionado no fundo da construção, onde a fumaça vai percorrer a coluna até subir e sair da casa no lado oposto, aquecendo todo o cômodo.
Aqui já é possível acompanhar as paredes da construção subindo assim como o fogão de alta combustão tomando formas.
Os fardos de palha, vistos na imagem, são usados para isolar as paredes do lado de fora e também para se misturar a terra que forma as paredes.
Posicionada no canto da casa, foi ocasionalmente escolhida para dar direção natural as paredes, essa janela marca a espontaneidade planejada da construção.
Aqui boa parte das aberturas já estão definidas. É possível ver, no canto superior esquerdo, parte da coluna do fogão que atravessa a casa.
A cobertura, que irá receber um telhado verde, já vai tomando forma.
E um bom acabamento feito com um reboco natural, da o caráter final dessa pequena bioconstrução. Mais um exemplo de uso consciente da paisagem e dos recursos oferecidos para cada lugar.
Imagens: Natural Homes
Olá, muito interessante a matéria. gostaria de saber mais sobre o fogão.
Q tipo foi usado, etc.
Gratidão!
Anna Seixas