Em Guaraciaba, Oeste de Santa Catarina, no Brasil, um casal desafiou sua própria forma de pensar e construiu uma linda casa biosustentável feita, principalmente, com terra, pedras e madeira. A tarefa exigiu um pouco de estudo e depois muita prática na hora da construção.
Tudo começou em 2011 com a ideia de ter uma vida mais sustentável. Nesse mesmo ano, Ricardo e Letícia começaram a estudar como construir uma casa que estivesse em harmonia com o meio ambiente. Foi em suas pesquisas que encontraram um modelo de casa biosustentável.
Em 2012, eles puderam participar de evento nacional sobre bioarquitetura, onde vários palestrantes falaram sobre métodos e formas de praticar essa nova forma de construção. Foi então que eles puderam planejar como seria a casa, como ela ficaria disposta no terreno, quais materiais necessários e qual técnica usariam para fazer a construção.
Leia mais: 12 casas ancestrais para entender a bioconstrução
Materiais utilizados na casa
As paredes foram todas construídas com barro do terreno ao lado da casa. Além dele, há pedras reaproveitadas e madeiras de pinus e eucalípto de reflorestamento. Há paredes com até 40 centímetros de espessura. Segundo o casal, a parte mais demorada foi a de preparação do barro, pois eles precisavam de uma mistura que, depois de seca, fornecesse uma boa sustentação. A casa ainda possui tijolos e aberturas que foram reaproveitados de restos de construções.
Todo o processo foi manual, desde o preparo do barro até a construção das paredes e telhado. Para ter uma boa iluminação interior foram dispostas nas paredes garrafas de vidro. Além disso, o lado que mais pega sol no inverno possui várias janelas e é onde estão os principais cômodos. Isso faz com que a casa também fique bem aquecida nos meses mais frios. Para os meses mais quentes, foi feito um telhado vivo. Ele controla a temperatura interior, deixando a casa mais fresca.
Interior da casa
Não é só na estrutura que encontramos materiais reutilizados. Todos os móveis foram reaproveitados, restaurados ou construídos pelo casal com madeira de demolição ou com galhos de árvores, como é o caso da cama.
Leia mais: Casas ecológicas construídas à mão
Apenas a instalação elétrica e hidráulica que seguem o modelo padrão com canos, fios, tomadas e torneiras. Além disso, foi usado um pouco de cimento na base da construção para fixar as pedras.
Desconstruir para construir
No começo, o próprio casal precisou desconstruir alguns pensamentos para colocar em prática o projeto. E não foi diferente para com seus pais, que no começo desacreditaram que era possível uma casa de barro ficar de pé. Mas com o tempo foram entendendo que com a técnica certa e um bom planejamento é até mais barato e bem mais sustentável construir uma casa de barro. Em média, o casal gastou R$ 60 mil, quatro vezes menos do que exigiria uma casa convencional.
Conheça um pouco sobre como foi todo esse processo no vídeo abaixo:
Websérie sobre todo o projeto
O casal decidiu fazer uma websérie contando sobre todo o processo de construção. São 10 episódios que você pode conferir no Youtube. Assista ao primeiro episódio:
Para ver o restante acesse a playlist do canal Bioconstrução Guaraciaba.
Fonte das imagens: capa e quarto (Folha do Oeste); sala (Airbnb).