Com o passar dos anos e o avanço da idade, é normal que pouco a pouco nossa memória comece a falhar. As razões vão desde a diminuição no número de neurônios por conta do envelhecimento e outras mais, como o aumento do volume de informações que registramos e carregamos em nossos cérebros ao longo das décadas. Vale notar que isso também pode atingir pessoas mais jovens. Afinal de contas, quem nunca se esqueceu de onde havia estacionado o carro no shopping ou guardado as chaves de casa?
De forma simplista, podemos comparar nossa memória com o HD de um computador: quanto mais o tempo passa e mais informações ele acumula, mais difícil será para ele processar todos os dados ali contidos. Mas sabia que é possível treinar sua memória com hábitos e ações que a mantenham estimulada por mais tempo? Veja abaixo algumas dicas para deixar seu raciocino sempre em dia com atividades comuns do nosso cotidiano.
Durma e se alimente bem
Esse é um ponto frequentemente frisado por médicos das mais diversas especialidades. Uma boa noite de sono e uma alimentação balanceada são essenciais para nossa saúde e esses hábitos afetam também nossa memória. Evite utilizar o celular antes de dormir, pois a luz emitida pela tela tira a nossa concentração e torna o sono mais difícil. Ainda, uma dica especial: procure ingerir alimentos que contribuam com a memória, como o salmão, as nozes e as frutas secas.
Rememore as atividades feitas durante seu dia
Outra dica interessante para o momento da noite é buscar relembrar tudo o que você realizou durante aquele dia. Isso te ajudará a exercitar as lembranças do que foi vivido nas últimas horas, estimulando sua memória e até mesmo se preparando para os compromissos do dia seguinte.
Se desejar, faça isso com o auxílio de uma caneta e papel. De repente, isso pode até se tornar o rascunho de um livro de memórias da família, não é mesmo?
Leia com calma e em um ambiente tranquilo
Além de nos encher de informações e nos entreter, a leitura também é um ótimo hábito para nossa memória e raciocínio. Para isso, procure um lugar bem iluminado, confortável e silencioso para ler o material que desejar antes de dormir.
Depois, concentre-se calmamente em ler cada frase e parágrafo, memorizando o que está escrito no papel. Como exercício, feche o livro por alguns minutos e tente se lembrar do que acabou de ler. Depois, confira o resultado.
Pratique exercícios físicos
“Mas o que exercícios físicos tem a ver com a memória?”, você pode estar se perguntando. Além dos diversos benefícios à saúde que as atividades aeróbicas promovem, elas também nos ajudam a nos concentrar. Pense em um esporte, como o futebol, por exemplo. Ao praticá-lo, você estará constantemente relembrando suas regras, seus companheiros de time e o placar, tudo isso enquanto toma decisões rápidas no andamento da partida.
Brinque com jogos e desafios
Outra forma de manter a memória afiada de forma divertida e instigante é através de desafios e esportes que estimulem o raciocínio. Entre as opções que podem ser praticadas nos momentos de lazer estão opções conhecidas como o xadrez e o poker. Você também pode dedicar seu tempo a estudar jogos que envolvam aspectos matemáticos e estratégias especiais, treinando sua mente e virando um jogador melhor a cada partida.
Além das dicas acimas, existem outras atividades simples que podem ajudar a estimular seus pensamentos, como fazer caminhos diferentes do habitual, realizar atividades diárias com a mão que você não costuma usar ou organizar seus compromissos com uma agenda. Se necessário, você também procurar um especialista, como um neurologista, que lhe dará outras informações e o suporte necessário para reforçar sua memória.
O importante é que você procure sempre estimular seu cérebro, deixando seu raciocínio afiado todos os dias. Cuide de sua dieta e de seu estilo de vida, e busque conversar com amigos e parentes, já que um bate-papo descontraído também é de grande ajuda pra manter nossa memória em dia e nos ajudar a relaxar durante as tarefas diárias.
Obrigada pela pesquisa, pela dedicação e por compartilhar!
Estou sempre de olho nas postagens de vocês e mesmo que não possa ler na hora, não deleto o e-mail pois sei que nele há sempre boas aprendizagens.
Um grande bj e muito Luz, para este dia que se inicia!
Agradeço também pela postagem excelente r desejo muita paz e muita luz no seu caminho. Grande abraço.