Está pensando em construir uma casa, mas não quer gastar muito? Que tal fazer uma com garrafa PET? Dessa forma, além de economizar, você está reutilizando objetos que iriam para o lixo.
As casas feitas com garrafa PET precisam de poucos materiais, até porque, ela vai substituir os tijolos e as telhas. Assim, temos construções acessíveis à população e sustentáveis.
Como construir casas com garrafas PET?
Para a construção das paredes e colunas é necessário encher as garrafas com terra úmida ou uma mistura de terra e cimento. Para criar a base da casa, utilize as garrafas deitadas. As colunas também podem ser feitas com as garrafas, para isso utilize as de 500 ou 600 ml, formando um círculo de 11 garrafas. No centro, os gargalos são presos com sisal ou nylon. Preencha os espaços entre as garrafas com uma mistura de cimento, areia e cal, na proporção de 1:6:0,5, respectivamente. Também é possível utilizar apenas barro.
Leia mais: A importância da orientação solar na construção de casas e hortas
Para as paredes, as garrafas devem ser empilhadas na horizontal e amarradas com sisal ou nylon, para ficarem bem fixadas. Com o fio, é preciso criar uma rede, assim, tudo fica bem firme. A mistura para se colocar entre as camadas de garrafa é feita com cimento, argila e cal, na proporção de 1:6:1, respectivamente.
Para a construção do telhado, é preciso cortar o gargalo e a base da garrafa e cortá-la na vertical, de forma que sobre duas parte iguais em formato de telha de barro.Para fixar uma telha na outra é preciso utilizar um grampeador.
Leia mais: Como construir uma estufa para o cultivo de alimentos
Principais dúvidas
- temperatura – sua temperatura é agradável. Quando está quente na rua é fresco dentro da casa e vice e versa;
- custo da construção – em média, a casa feita com garrafa PET tem um custo menor, em torno de 40% a 60%, do que o de uma casa convencional, dependendo do tipo da obra;
- tipos de garrafa – pode ser utilizado todo tipo de garrafa PET, a única questão é ter tudo o que vai precisar em mãos. Em uma mesma obra podem ser utilizadas garrafas de modelos diferentes, porém elas não devem ser misturadas na mesma parede;
- segurança contra intempéries – a casa é segura contra ventos e chuva;
- quantidade de garrafas – em 46 m² de área coberta, sendo sala, cozinha, banheiro e dois quartos é preciso reunir, no mínimo, 2700 garrafas.
No vídeo abaixo, você vai assistir uma matéria sobre um pedreiro que está construindo sua casa com garrafas PET:
Confira outras formas de utilizar as garrafas
Inspire-se e reutilize suas garrafas PET!