Pois bem, para começar a historinha de hoje, vamos precisar dele: o livro! Você deverá usar um que já não tenha mais uso (de preferência bem gordinho, com bastante páginas), um estilete, uma régua, uma pedaço de lona ou um plástico com bastante impermeabilidade, terra, areia e algumas plantinhas (aqui no caso: suculentas).
Um livro, grande parte das vezes, tem muita importância na vida da gente não é mesmo? Por isso a primeira dica é usar um livro que realmente não tenha mais uso, como este aqui do nosso exemplo, uma enciclopédia de 1981.
Ele deve ter também certa espessura para você conseguir colocar suas plantinhas, no mínimo 3,5cm, caso contrário não haverá espaço para a terra e raízes se ajeitarem e crescerem.
Pois bem, vamos aos primeiros passos. Anota ai:
Deixe umas folhinhas do livro de fora, neste momento analise qual folha você quer que fique aparecendo imaginando seu livro aberto com uma das partes com plantas e a outra, uma página na qual você quer que fique a mostra. Imagine um retângulo e comece a cortar as páginas do seu livro com o estilete e com ajuda da régua, deixando cerca de 2cm ou dois dedos em cada borda. Siga afundando seu retângulo mas não esqueça de deixar cerca de um dedo da contra-capa do livro até o fundo do retângulo, sem cortar.
Em seguida você precisa proteger o fundo e as laterais do retângulo com um plástico, deixando assim o livro impermeável para as regas. Corte o excesso do plástico e cole toda a sua borda com o esparadrapo, mas antes levante algumas folhinhas, pois elas irão esconder o acabamento depois.
Agora você já pode colocar a terra, mas comece com pouca quantidade para conseguir colocar todas as plantas. Você pode utilizar as suculentas que tiver em casa mesmo, comece colocando as plantinhas maiores e vá completando os espacinhos com as menores, transplantando-as apenas com as raízes. No final quando já tiver pouco espaço para colocar mais plantas você pode usar uma pinça para auxiliar. E para finalizar, você ainda pode usar nos pequenos espaços que ficaram entre uma planta e outra, barba de velho/bode e completar tudo com um pouco de areia.
Agora é só arrumar um lugar na sua estante e deixar sua casa mais linda e verde!
Mas fica a dica: caso você tenha livros em casa que ainda tenham uso para estudo/pesquisa e que estejam em bom estado para leitura, saiba que desapegando deles você estará multiplicando conhecimento, você pode inclusive fazer doações a Casas Prisionais entre outras instituições que fazem arrecadação. Desapegue! Multiplique conhecimento! Doe um livro!
Larissa Maciel
Artesã do ateliê Maria Lamparina