A ansiedade tem se tornado cada vez mais presente na vida das pessoas. Nos tempos atuais, com a correria do dia a dia, a enorme quantidade de informação, a autocrítica por fazer mais e melhor, entre tantos outros motivos, tem feito da vida das pessoas uma corrida contra o tempo.
Para quem está nesta situação e quer utilizar um método alternativo para amenizar os sintomas da ansiedade, vale a pena inserir algumas frutas que combatem essa doença. Confira a seguir quais frutas você deve passar a comer mais para ficar menos ansioso:
1. Pêssego
Esta fruta é rica em triptofano, um aminoácido que auxilia na produção de serotonina, substância que proporciona bom humor e bem-estar. Consuma o pêssego em forma de suco ou in natura.
2. Abacate
O abacate é rico em ômega-3, que é uma gordura boa e composta por EPA e DHA, ácidos graxos que melhoram o funcionamento do cérebro e, assim, reduzem a ansiedade.
Esta fruta pode ser consumida em saladas, como base de molhos veganos, em vitaminas ou in natura.
Leia mais: 3 Formas de meditar no cotidiano sem fugir da rotina
3. Banana
A banana também é rica em triptofano, que ajuda na produção da serotonina. Além disso, ela possui magnésio, que auxilia no relaxamento, qualidade do sono e melhora da circulação.
Ela pode ser consumida picada no iogurte, in natura, como vitamina ou como sorvete natural, feito com as bananas congeladas e trituradas no processador.
4. Laranja
A laranja, assim como a tangerina, possui vitamina C e flavonoides, que são antioxidantes que reduzem a ansiedade e o estresse.
A laranja pode ser consumida in natura e em suco.
Leia mais: 8 Melhores óleos essenciais para concentração, foco e clareza mental
Alimentos que deve ser evitados
Alguns alimentos pioram os sintomas da ansiedade, deixando a pessoa mais agitada e sem foco. São eles:
- cafeína, que está presente no café, na erva-mate, no chá-preto e chá-verde;
- açúcar;
- farinha branca, assim como os produtos feitos com ela;
- cereais refinados, como macarrão branco e arroz branco;
- bebidas açucaradas, como energéticos e refrigerantes;
- bebidas alcoólicas;
- gorduras ruins, como as encontradas em linguiça, biscoitos recheados, mortadela, comidas prontas congeladas e fast food.
A ansiedade é uma doença psicológica que afeta o poder de decisão das pessoas e as deixa em constante estado de apreensão exagerada. Além dos sintomas psicológicos, ela pode causar sintomas físicos como dor de cabeça e dor no peito. Por isso é tão importante tratá-la.
Observação: não substitua seu tratamento médico pelas frutas. Faça isso, com o tratamento que o médico prescreveu. Além da mudança na alimentação, outras formas alternativas de tratamento auxiliam na amenização dos sintomas, como fazer exercícios físicos, utilizar a aromaterapia e tomar florais.
Fontes: