Hoje é uma data especial! Fazem simbólicos e exatos 3 anos que não pegamos uma gripe ou outro mal qualquer. Você pode achar pouco mas certamente concordará assim que a gripe assolar a sua paciência diante de tantos lenços, dores, cansaço e canjas. E creditamos essa vitória a um companheiro do nosso cotidiano, o chá de gengibre.
Todo mundo conhece o gengibre como um dos ingredientes principais do quentão, mas ele vai muito além de ter um sabor picante, conheça aqui o gengibre e seus benefícios para a saúde. O Gengibre ou a raiz do gengibre é o rizoma da planta Zingiber officinale, consumida como uma iguaria, medicinal ou para tempero.
Ele cai bem antes do almoço, para disfarçarmos aquela fominha e não ficarmos as voltas das panelas, beliscando e enchendo a paciência do cozinheiro. Fica ótimo no chimarrão e é perfeito para acrescentar um sabor picante a sua comida. Também perfeito para misturar com outras folhas, flores ou raízes aromáticas, pois seu sabor leve não afeta o paladar das demais ervas.
A medicina popular e a cura pela natureza
A forma tradicional médica do gengibre, que históricamente foi chamado gengibre da Jamaica , foi classificado como um estimulante e carminativo e é usado freqüentemente para dispepsia, constipação e cólicas. Também foi freqüentemente utilizada para disfarçar o gosto de medicamentos.
Alguns estudos indicam que o gengibre pode proporcionar alívio a curto prazo relacionados com os sintomas de gravidez, como náuseas e vômitos. Os estudos são inconclusivos sobre os efeitos para outras formas de náusea ou no tratamento da dor da artrite reumatóide, osteoartrite, ou lesão articular e muscular. Os efeitos colaterais, principalmente associados ao gengibre em pó, são gazes, inchaço, azia e náuseas. O Chá feito a partir de gengibre é um remédio popular comum para resfriados.
Dicas de como usar o Gengibre
Para sua garganta
Gengibre ralado, misturado com uma colher grande de mel, traz alívio imediato para A dor de garganta.
Antioxidante
Uma salada com tomate picadinho, um pouco de gengibre picado ou ralado, um pouco de sal, algumas folhas de coentro ou salsa podem ser uma bomba de Antioxidante para sua saúde.
1 Kg de repolho 1 cebola 3 batatas 350g de cenoura 350g de cenoura ralada 1 dente de alho 1 colher de chá de gengibre ralado 3 colheres de sopa de azeite Sal grosso marinho
Preparação:
1. Descasque e lave os legumes. 2. Numa panela com água, coloque o alho, a cebola, os 350g de cenoura, as 3 batatas e aproximadamente 200g de repolho. Tempere tudo com um pouco de sal e deixe cozer tudo durante 30 minutos. Corte a restante do repolho em tiras e rale o restante das cenouras. 3. Após os 30 minutos, passe a sopa com o triturador ou liquidificador. Junte o repolho em tiras, a cenoura ralada, o gengibre e o azeite. Se necessário, acrescente água. Deixe cozer durante 30 minutos.
Sirva quente.
Rale um pouco de gengibre e esprema um limão sobre o arroz recém-cozido, cuscuz ou massa para ficar mais saborosa e ter benefícios antioxidantes extras.
Chá
Ingredientes: ½ litro de água quente + 2 colheres (sopa) de raiz de gengibre ralada + ½ limão com casca
Modo de fazer: Aqueça a água e coloque o gengibre. Espere cinco minutos, acrescente o limão e bata tudo no liquidificador.
Sirva quente ou gelado.
Bebida Energética:
Rale uma colher de chá de gengibre e misture em um copo de iogurte orgânico natural. Coloque-os no liquidificador com meia maça e duas xícaras de água gelada.
Esta é uma bebida extremamente refrescante, energizante e de fácil digestão para começar o dia!
Reblogged this on O LADO ESCURO DA LUA.
Adorei, to começando a usar mais gengibre, mas as vezes me falta inspiração mesmo, vou fazer a salada e a sopa, não sabia que aliviava a garganta.
bjs
Gélia
Amei, arrasaram…
Amo suas reportgens, suas receitas.Parabens!…