As PANCs como foram denominadas inicialmente pelo biólogo Valdely Kinupp, são plantas comestíveis que podemos encontrar em quintais, canteiros e terrenos baldios, por exemplo.
No Brasil existem cerca de 10 mil espécies de plantas com potencial alimentício, contudo utilizamos em nossa alimentação apenas 300 destas. Esse fato evidencia a redução da regionalidade alimentar, motivada dentre outros fatores pela uniformização dos hábitos alimentares imposta pelo ritmo agitado de vida, onde preferimos consumir, muitas vezes, “alimentos” pré-prontos e fast food a dedicar tempo a uma alimentação mais saudável.
Fazem parte das PANCs plantas que nós não consumimos como forma de alimento simplesmente por falta de costume ou de conhecimento. Algumas como a araruta e a urtiga já foram muito consumidas no passado, mas acabaram caindo em desuso e no esquecimento.
Por causa dessa falta de informação, vem sendo frequente a publicações de cartilhas e livros divulgando essas plantas e tentando trazer de volta para a mesa da população.
O Guia Prático mostra tudo que você precisa saber sobre as riquezas trazidas pelas PANCs. Para fazer o download clique aqui.
Vamos trazer novamente essas plantas para nossa alimentação, devido, não somente à seu alto potencial nutritivo e culinário, como também pela à sua importância ecológica.
Gratidão!
Muito interessante!
Onde moro tenho facilidade de encontrar pancs. O guia me será muito útil.