Imagine acordar com o som dos sinos de um templo para compartilhar um ritual de ioga matinal com vista para as montanhas do Peru ou o Oceano Pacífico brilhante no Havaí. Escolhendo legumes frescos da horta do seu bairro para cozinhar em uma refeição comunitária em uma cozinha espaçosa e compartilhada. Construindo sua própria casa de cob não-tóxica e sem hipotecas, em um bairro sustentável de amantes da natureza com ideias semelhantes às suas. Saindo de sua própria casa da árvore para olhar uma rede de passarelas aéreas que se parecem com algo fora de um filme de ficção científica. Essas 10 comunidades, desde aldeias ecológicas utópicas até lindas casas históricas em Los Angeles, reúnem as pessoas com metas comuns de vida harmônica, exploração artística e sustentabilidade.
1. Comunidade Polestar Yoga, Big Island, Havaí
O que poderia ser mais relaxante do que uma comunidade de ioga no Havaí? A Polestar oferece “um estilo de vida dinâmico de yoga e meditação diária , projetos de yoga e oportunidades de aventura ao ar livre”. Embora se caracterize como uma comunidade espiritual, pessoas de todas as fés são bem-vindas neste retiro de via cooperativa e também aberto a visitantes e aprendizes. Despertados todas as manhãs pelo som da música do templo, um santuário dedicado aos ensinamentos de Paramhansa Yogananda, os hóspedes desfrutam de rotinas diárias envolvendo alimentos orgânicos cultivados no local, serviço voluntário, arte e muito envolvimento da comunidade.
2. Eco Truly Park, Peru
Parece ser um lugar de um conto de fadas: adoráveis edifícios pequenos em forma de cone, cobertos com pináculos coloridos e espalhados pela encosta na costa do Pacífico no Peru. Essa comunidade ecológica e artística, a uma hora a norte de Lima, foi fundada em princípios de não-violência, vida simples e harmonia com a natureza. Tanto a arquitetura quanto os valores da comunidade são inspirados pelos ensinamentos e estilos de vida indianos tradicionais. Eco Truly Park tem como objetivo ser totalmente auto-sustentável, e atualmente possui uma grande horta orgânica. Aberto aos voluntários, a comunidade oferece oficinas de yoga, arte e filosofia védica.
3. Synchronicity Artist Commune, Los Angeles, Califórnia
Conduzindo o estilo de vida descontraído do sul da Califórnia, Synchronicity é uma comunidade viva, descontraída e acolhedora no histórico West Adams Distrito de Los Angeles. Embora seja pequena – nem perto do tamanho do resto das comunidades nesta lista – Synchronicity é um excelente exemplo das milhares de famílias que vivem de forma compartilhada. A Synchronicity tem onze residentes e se concentra, principalmente, em ações artísticas e na realização de eventos artísticos mensais abertos ao público.
Leia mais: Ecovilas – Comunidades do futuro
4. Ecovillage Earthaven, Asheville, Carolina do Norte
Localizado nas montanhas do oeste da Carolina do Norte, Earthaven é apenas uma das muitas comunidades semelhantes focadas na vida sustentável. Você encontrará praticamente todos os tipos de edifícios naturais aqui, incluindo terrenos, casas cob e cabanas rústicas, com métodos de construção que não usam materiais tóxicos e madeiras nativas. Situado, com 320 hectares exuberantes, a 40 minutos a sudoeste de Asheville, Earthaven frequentemente realiza oficinas de construção natural e recebe o público para aprender sobre permacultura, horta orgânica e outros temas sustentáveis. Eles oferecem alojamento para campistas e visitantes, bem como acordos de trabalho.
5. Milagro Cohousing, Tucson, Arizona
A doze minutos do centro de Tucson, no Arizona, Milagro é uma comunidade de co-habitação com 28 casas de adobe, com energia e eficiência energética em 43 hectares. Em comparação com as montanhas de Tucson, Milagro é simplesmente uma comunidade de pessoas que querem viver um estilo de vida verde, cercado por vizinhos de mentalidade semelhante. Cada residente tem acesso a 35 acres de espaço aberto não desenvolvido, bem como a casa comum de 3.600 metros quadrados, que tem espaço para reuniões, restaurante, uma biblioteca, uma sala de jogos e espaço de armazenamento. Jardins, oficinas e uma piscina aquecida por energia solar tornam ainda mais atraente.
6. Finca Bellavista Treehouse Community, Costa Rica
Se você já viu Star Wars e desejou que você pudesse viver com os Ewoks em sua comunidade mágica na casa da árvore, tome cuidado: uma coisa assim existe. E é na Costa Rica. Finca Bellavista é uma rede de casas rústicas e construídas à mão na região costeira montanhosa do Pacífico Sul desta nação centro-americana, cercada por uma selva que está repleta de vida. As casas de árvores fora da rede, neutras em carbono, estão conectadas por passarelas aéreas e incluem um centro comunitário central com área de jantar, churrasqueira e salão. Jardins, ziplines e trilhas para caminhadas a tornam, ainda mais, um paraíso tropical. Os membros da comunidade podem projetar e construir suas próprias casas na árvore. Além disso, alguns dos proprietários da casa da árvore alugam suas casas, e há acomodações disponíveis para visitantes.
Leia mais: Conheça Piracanga – Referência de ecovila no Brasil
7. Tamera Peace Research Village, Portugal
Com o objetivo de ser uma comunidade totalmente auto-suficiente, a Tamera Peace Research Village está numa região a sudoeste de Portugal e abriga 250 colegas de trabalho e estudantes que estudam como os seres humanos podem viver pacificamente em comunidades sustentáveis, em harmonia com a natureza. Inclui uma fundação de paz sem fins lucrativos, um site de teste “SolarVillage”, um projeto de permacultura com uma paisagem comestível e um santuário para cavalos.
8. Dancing Rabbit Eco Village, Missouri
Outra vitrine da beleza das técnicas de construção natural, o Dancing Rabbit Eco Village é uma comunidade sustentável localizada perto de Rutledge, Missouri, defendendo a vida de baixo impacto e a dedicação à mudança social. Tudo, desde a alimentação dos membros até a forma como eles usam água, é ditada pelo compromisso de viver harmonicamente na Terra. A aldeia possui 280 acres, incluindo seis lagoas, um pequeno riacho e 40 hectares de floresta, mais 30 hectares, onde plantaram mais de 12 mil árvores como parte de um programa de restauração.
9. Comunidade Conceitual de Pequenas Casas
Ainda não é uma realidade, mas entusiastas de casas pequenas têm um sonho: bairros idílicos onde pessoas que se comprometeram a viver em espaços muito pequenos podem se juntar e compartilhar recursos e companheirismo. Na TinyHouseCommunity.com , as pessoas que vivem em pequenas casas se reúnem para falar sobre fazer essas aldeias acontecerem. Existem duas pequenas comunidades de casas atualmente em fases de planejamento, em Washington DC e no Texas.
10. Arca verde, Rio Grande do Sul, Brasil
O espaço segue a infraestrutura sustentável com casas cob, horta orgânica e entre outros. A Arca Verde fica localizada em São Francisco de Paula, um município na Serra Gaúcha. Além de viver respeitando a natureza, eles oferecem cursos que vai desde bioconstrução até cosmética natural.
Conhece alguma comunidade sustentável no Brasil ou pelo mundo? Então, deixe o nome e link do site nos comentários.
Conheço um lugar que se chama “Demétria” e fica em Botucatu/SP. A Estância Demétria fica na zona rural e dedica-se à pratica da Agricultura Biodinâmica. Também conta com uma linda e grande escola Waldorf, e sempre tem Feiras Culturais por lá. É um lugar muito lindo com pessoas que procuram viver em harmonia com a natureza. Alguns links:
http://biolojadademetria.com.br/estancia-demetria
https://biodinamica.org.br/2/a/83-demetria-hoje
Olá Bel. Muito obrigada pelo compartilhamento da comunidade 🙂
Eu que agradeço pelos lindos artigos inspiradores!
Amo o site e as reportagens
O site é lindo, eu gosto muito.
Obrigado pelo carinho!
Conheço o Instituto Pindorama. Fica em São Paulo.
Olá! Sim, fazemos parte de uma rede de 7 comunidades no Brasil e Argentina. Eu resido na Mama gaia Comunidade em Nova Petrópolis RS e será uma alegria compartilhar nossa experiência. ABraços, Mikaela Iriarte
Olá Mikaela! Que bacana saber disso! Vou entrar em contato por e-mail para conversarmos melhor 🙂 .. Abraço!