O desmatamento é dos maiores problemas que o mundo atual enfrenta. Vermos desaparecer os espaços verdes em detrimento de prioridades egoístas, é a prova de que o homem não está a caminhar na direção correta. Mas quando conhecemos projetos inteligentes e sustentáveis, cresce uma nova esperança na humanidade. Como este, onde a mobília nasce numa plantação de quintal.
Gavin Munro é um designer e agricultor que desenvolve o Full Grown, um projeto que tem como objetivo desenvolver peças de mobiliário sem ir contra a proteção do ambiente e sem prejudicar em nada este meio que nos é essencial. Como? Plantando árvores que nascem imediatamente com os formatos que se pretendem: cadeiras, mesas, luminárias. Para conseguir estes resultados, o designer tem um campo repleto de caixas azuis que servem de moldes ao crescimento das árvores. Assim os formatos desejados são facilmente alcançados e depois a única necessidade é lixar e envernizar.
“Esta técnica poderia, um dia, vir a ser usada para se criar em larga escala mobília ecológica e sustentável”
Neste momento, a equipe tem cerca de 400 peças que deverão estar prontas no próximo ano. É um número bastante positivo, uma vez que cada cadeira de salgueiro demora três ou quatro ano a crescer e ficar pronta para consumo, enquanto por exemplo as de carvalho levam entre seis e dez anos.