Aprenda preparar Masala Chai – chá de especiarias indiano

Massala chai

Quando pensamos na Índia, uma das primeiras cenas que surgem na nossa mente, provavelmente, são os vendedores de chai nas ruas movimentadas, anunciando seus chás de especiarias, misturando uma enorme panela com aquele líquido aromático e leitoso.

O masala chai para os indianos é como o cafezinho para os brasileiros, no sentido que podemos encontrar um cafezinho em qualquer canto. O chai também tem uma forte relação com a medicina Ayurveda, a escolha de ingredientes é feita pensando nisso.

Sabemos que os indianos adoram alimentos e bebidas bem condimentadas, dia desses nós postamos lá no nosso Instagram uma receita de lassi, que por acaso, conhecemos na Inglaterra. Recomendamos ir lá conferir, a receita está bem instrutiva e completa. Aproveita e segue a gente por lá, estamos sempre postando conteúdo sobre as nossas aventuras.

O que é o chai?

O chai nada mais é do que um chá, feito com água, leite, chá-preto e uma mistura de especiarias inteiras (essa mistura é chamada de masala).

Na India cada família tem sua receita, mudando as proporções de água, leite, chá e variando as especiarias. Por isso, não existe uma única receita, não existe certo e errado, aqui, ensinaremos como preparar um masala chai que já fizemos inúmeras vezes e todo mundo gosta.

Benefícios do Masala Chai

Os benefícios desse chá são inúmeros: as especiarias usadas têm propriedades digestivas, antioxidantes, antiinflamatórias e ainda aquecem o corpo!

O masala

As especiarias mais utilizadas no masala chai são: gengibre, cravo-da-índia, cardamomo, noz-moscada, pimenta do reino e canela. O leite precisa ser integral, pois a gordura ajuda a soltar os compostos aromáticos das especiarias. Outro elemento essencial é o açúcar, o masala chai precisa ser adoçado. Na Índia  eles usam o “jaggery”, um tipo de rapadura consumido por lá.

Nós preferimos o chai com leite vegetal e sem açúcar.

As especiarias mencionadas acima, são bem trituradas antes de serem adicionadas ao chai. Nós trituramos no processador/liquidificador ou no pilão mesmo, recomendamos não comprar as especiarias em pó e prezar por tudo fresco. Outras especiarias podem ser adicionadas ao gosto de cada um.

Na nossa receita, utilizamos: 4 sementes de cardamomo, 1/2 canela em pau, um pedaço de 3 centímetros de gengibre seco, 10 sementes de erva-doce e 1 semente de puxuri, presente do nosso amigo que veio Amazônia, já falei dessa especiaria selvagem aqui, é como uma noz moscada só que mais mentolada, esse é nosso toque brasileiro a receita.

Ingredientes e medidas

Vamos precisar de:

  • 200ml de leite ( preferimos o vegetal de amêndoas);
  • 50ml de água;
  • 1 colher (sopa) cheia de chá-preto;
  • A mistura de  masala que citamos acima;

Como preparar o masala chai

  1. O preparo dessa receita é bem simples, só precisamos levar a água, o leite e as especiarias a uma panela média e levar à fervura;
  2. Quando começar a ferver,  é só baixar o fogo e adicionar o chá preto e desligar;
  3. Por fim, peneiramos a mistura e servimos.
  4. Nós preferimos não usar nada em pó, as especiarias frescas são muito mais aromáticas. Nós somente desidratamos o gengibre pois fazemos a mistura em grande quantidade para armazenar, assim sempre temos um vidro bem tampado com nossa masala, usar o gengibre desidratado evita risco de mofo.

|Leia mais: Aprenda como criar seu próprio blend de chá|

E está pronto o nosso autêntico masala chai, hora de servir. É uma ótima receita para passar o frio, os condimentos misturados em um chá quente fazem a temperatura corporal subir rapidinho, ainda mais se utilizarmos pimentas no processo.

Em algumas receitas, o masala chai é feito quase somente com leite e só um pouquinho de água, então, as medidas não precisam ser levadas tão a sério assim. Podemos brincar um pouco com as medidas e ir alterando até achar aquele chai que agrada ao nosso paladar.

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com