O alecrim pode ser usado de muitas maneiras diferentes, desde receitas culinárias, beleza e controle de pragas, e há muito tempo é conhecido por suas propriedades curativas. Esta planta é de fácil crescimento, além de ser ótima para trazer aroma e sabor na culinária. Siga este guia essencial para alecrim e confira as melhores dicas sobre como plantar, cuidar, preservar e usar esta erva maravilhosa.
O alecrim cresce em condições secas e rochosas, por isso é uma ótima opção para ser cultivado em um jardim de pedras ou próximo a uma parede. Isso ocorre porque ele é nativo do Mediterrâneo, onde cresce selvagem ao longo das falésias rochosas do oceano – a planta recebe o nome do latim “rosmarinus”, que significa “neblina do mar”.
|Siga o Jardim do Mundo no Instagram e Acompanhe nossas Aventuras pelo Mundo|
Quando o alecrim foi trazido para a Inglaterra no século XV, tornou-se conhecido como um símbolo de lealdade e muitas vezes foi dado como um sinal de fidelidade de uma noiva para seu noivo no dia do casamento. Desde então, viajou por todo o mundo e se tornou uma das ervas mais comuns – e amadas – de hortas domésticas.
Benefícios de Cura
O alecrim é conhecido por suas propriedades antissépticas, antifúngicas e anti-inflamatórias – no século XVI, muitas vezes era queimado para desinfetar cômodos anteriormente ocupados por pessoas doentes.
Ele também tem propriedades antiestresse e melhora o foco e a memória. Então pegue um raminho da planta e esfregue-o entre as mãos para liberar o aroma para quando você precisar estudar ou fazer algum trabalho.
O alecrim é frequentemente usado como um analgésico natural para náusea e dores de cabeça, esfregando a erva fresca ou difundindo o óleo essencial. Um raminho de alecrim pode até ajudar na sua respiração.
Como cultivar
Plante as sementes cerca de oito a dez semanas antes da última geada da primavera. Plante em uma área com solo bem drenado. Alecrim pode crescer e ficar bem alto, por isso certifique-se de que você terá espaço suficiente entre ele e outras plantas
Tenha cuidado para não regar demais, que é um erro comum com o alecrim. Lembre-se de que ele gosta de condições secas e precisa de água apenas quando o solo parecer seco ao toque.
Cuidados
Poda: apare o alecrim depois que ele florescer e certifique-se de podar regularmente para evitar que a planta fique cheia de galhos soltos.
Pragas e Doenças: podridão radicular é comum. Para evitar isso, o solo precisa ser bem drenado, o lugar ter uma boa circulação de ar e evite regá-lo demais. A mosca-branca e os ácaros são pragas comuns no alecrim. Evite-os mantendo a planta saudável e forte (eles não podem causar muito dano a uma planta já saudável) e elimine-os com uma solução de água misturada com sabão ou óleo de nim aplicado diretamente nas folhas.
Fazer novas mudas: corte um pedaço de um galho em crescimento (o caule deve ser macio e verde ao invés de lenhoso) com cerca de 12 cm de comprimento. Retire as folhas inferiores, coloque-o com a ponta que inferior em um pote de água. Quando as raízes começarem a se desenvolver, retire o galho do pote e plante no solo.
Colheita e armazenamento
Colha até um terço da planta por vez. Você pode usar alecrim fresco, amarrar os raminhos em um pacote e pendurá-los para secar, ou armazená-los em um recipiente hermético para uso futuro.
Leia mais: Ervas medicinais: colheita e secagem
Como usar
Existem infinitas maneiras de usar alecrim na culinária, receitas de beleza natural e na casa. Aqui estão algumas ideias:
Receitas
- Adicione a todos os tipos de receitas culinárias, especialmente carnes, aves e legumes cozidos. As batatas rústicas, por exemplo, é um prato que leva batatas pré-cozidas em fatias, alecrim, páprica doce e picante, sal e azeite de oliva. Ela vai ao forno até dourar as batatas.
- Decore o seu coquetel preferido com um raminho de alecrim fresco.
Aromaterapia e Cura
- Coloque um pote de alecrim ou uma vela de alecrim em sua mesa de trabalho para melhorar o foco.
- O gargarejo com chá é bom enxaguante bucal natural.
- Adicione ao sabão caseiro.
- Alivia o congestionamento, para isso adicione-o, fresco ou seco, em uma tigela de água fervente e respire o vapor.
- Adicione o chá no banho para trazer alegria e acordá-lo pela manhã!
Leia mais: 3 receitas simples de sabonetes artesanais à base de ervas
Casa e Jardim
- Espirre óleo essencial de alecrim diluído com água em áreas propensas à infestação de pragas para espantar camundongos e insetos indesejáveis.
- Adicione a planta seca a purificadores de gaveta para manter as roupas frescas enquanto armazenadas.
Se você usá-lo para cozinhar, para casa ou pra a cura, não vai se arrepender em ter um pé de alecrim em seu jardim!
Podia ter uma matéria sobre como fazer óleo essencial de alecrim, seria tãaaaaooo boooommm rsrsrsrsrs 😀
Vamos anotar essa ideia Pâmela. Quem sabe sai um texto sobre isso 🙂