Ao olhar uma horta ou jardim, vemos uma variedade de plantas convivendo umas com as outras. Elas compartilham o mesmo solo, nutrientes e água, exceto quando estão plantadas em vasos separados.
Porém, é possível que em sua horta, algumas plantas não tenha se dado muito bem perto de outras plantas, principalmente quando foram plantadas no mesmo vaso. Isso se deve às plantas serem antagônicas ou companheiras.
Para explicar essa classificação, vamos primeiro ver o que é alelopatia.
O que é a alelopatia?
A alelopatia é a capacidade das plantas de produzirem substâncias químicas que são liberadas pelas raízes, pela água da chuva ou pela decomposição. Elas influenciam as plantas que estão ao redor, de forma favorável ou não.
Por isso, elas são classificadas em companheiras ou antagônicas. Pois, cada uma produz suas próprias substâncias que podem ou não prejudicar a planta que está ao lado.
Leia mais: 6 plantas que são repelentes de insetos
Plantas companheiras
Algumas plantas se dão muito bem ao serem plantadas num mesmo local. Elas são conhecidas por companheiras.
Uma pode ajudar a outra na utilização da água, da luz, dos nutrientes, na melhor ocupação do solo e também na utilização dos metabólitos secundários (efeitos alelopáticos). O resultado disso se dá em plantas mais saudáveis e bem desenvolvidas.
Plantas antagônicas
Ao contrário das plantas companheiras, as antagônicas não se dão muito bem se plantadas juntas. Isso acontece porque as duas podem precisar dos mesmos recursos (luz, água e nutrientes) em abundância ou alguma delas solta substâncias químicas que prejudicam o crescimento da outra.
Por exemplo, a bananeira e o eucalipto não devem ser plantados juntos, pois os dois precisam de água em abundância. Aliás, as plantas antagônicas também podem interagir com pragas e afastar animais, como é o caso do crisântemo que afasta formigas, baratas e pulgas.
Leia mais: 5 flores que afastam pragas da sua horta
Combinação de plantas que pode dar certo
Entre as plantas companheiras, abaixo seguem combinações de plantas que podem conviver num mesmo vaso.
- tomilho, sálvia e alecrim;
- alecrim rasteiro e louro;
- orégano e manjerona;
- cravo de defunto com qualquer outra planta.
Plantas que podem não dar certo juntas
As plantas a seguir é sugerido que se plante em vasos separados:
- pimentas;
- salsinha;
- hortelã.
A pimenta e a salsinha, ao serem plantadas juntas com outras plantas, ficam mais suscetíveis a doenças. Já a hortelã costuma se alastrar muito, o que acaba matando as plantas que estão com ela no mesmo vaso.
A seguir, está uma tabela com a planta a ser cultivada e suas companheiras ou antagônicas. As informações desta tabela não são regras. Elas devem ser utilizadas como base e você pode testar as combinações.
Faça seus testes e nos conte as suas descobertas de plantas companheiras e antagônicas nos comentários.
Charlene! Seus post são maravilhosos! Muito obrigada por compartilhar conhecimento com tanta gente.
Olá Cecília! Muito obrigada pelo carinho! 🙂
Obrigada por partilhar connosco o muito que sabe.
Charlene maravilhosa. Amando seus post. Obrigada ❤
Olá Dandara! Fico muito feliz que está gostando dos meus posts. Isso é um grande incentivo e me diz que estou no caminho certo ♥