Imagine-se num lugar bonito na natureza onde você está com os pés descalços diretamente sobre a terra. Você está sentindo a consistência, a humidade, a temperatura e todas as boas sensações de pisar descalço no chão natural.
Só de pensar nessa agradável cena você já começa a sentir um certo bem-estar e a se conectar mentalmente com a natureza (e para saber o quão conectado você está da natureza, deixo aqui a dica do teste gratuito:
“Qual é o seu Grau de Conexão com a Natureza Interior e Exterior“)
Então imagine o que o earthing ou grounding — que literalmente significa ficar descalço no chão natural — pode fazer por você!
É por isso que neste post vamos mostrar um estudo que comprova porque esta prática tão simples pode ser tão benéfica. Ela trás importantes poderes de cura, demonstrados cientificamente.
Então vamos ver porque isso acontece e quais são os 4 poderes de cura?
Criando uma Comunicação entre o Corpo e a Terra: Grounding
Ao ficar de pés descalços ou com o corpo em contato direto com a terra ou ambientes naturais, existe uma troca de energia elétrica que ocorre entre o corpo e o chão.
O planeta terra é como uma grande bateria que troca energia com tudo que está presente nele.
(Foto de Angelo Pantazis, Unsplash)
O estudo “Earthimg: implicações para a saúde ao reconectar o corpo aos elétrons da superfície da Terra”, publicado no Jornal “Environment and Public Health” explica:
“A superfície da Terra possui um suprimento ilimitado e continuamente renovado de elétrons livres. A superfície do planeta é condutora eletricamente”
Isso quer dizer que o contato físico direto com este vasto suprimento de elétrons na superfície da Terra transfere os elétrons do solo para o corpo. E este estudo mostra que isso influi positivamente sobre a nossa saúde.
Os cientistas concluíram que a reconexão com os elétrons da Terra promove mudanças fisiológicas que melhoram o bem-estar.
Vamos ver quais são esses poderes de cura.
1. Redução da Dor Crônica
A pesquisa observou que deitar o corpo na Terra altera as atividades do sistema imunológico e de resposta à dor.
Os pesquisadores observaram que dentre as pessoas que não fizeram o earthing houve um aumento dos glóbulos brancos, que são ligados à maior percepção da dor. Este efeito é uma resposta inflamatória típica.
Em comparação, as pessoas que praticaram earthing se deitando no chão natural, tiveram uma ligeira diminuição nos glóbulos brancos, indicando diminuição da inflamação, e um tempo de recuperação da dor mais curto. Essas pessoas reportaram menor sensação de dor.
(Foto por Nick Page no Unsplash)
2. Redução do Stress
Todos os indivíduos da pesquisa apresentaram uma mudança abrupta nos valores ligados ao estresse. O earthing diminuiu a pressão sanguínea em 19 de 22 indivíduos, o que foi estatisticamente significativo.
Houveram efeitos positivos na eletrofisiologia do cérebro e da musculatura. Juntas, essas mudanças levaram os cientistas a concluirem que o earthing reduz os níveis de estresse e tensões.
3. Melhora o Sistema Imunitário
Foi observado que a prática de earthing durante uma única noite de sono sobre a terra resultou em melhorias nas concentrações de minerais e eletrólitos no soro do sangue: ferro, cálcio ionizado, fósforo inorgânico, sódio, potássio e magnésio.
(Foto de Valya Polishchuk no Unsplash)
O estudo afirmou que:
“A excreção renal de cálcio e fósforo foi reduzida significativamente. As reduções observadas no sangue e no cálcio e fósforo urinário estão diretamente relacionadas à osteoporose. (…) Os resultados sugerem que deitar sobre a terra por uma única noite reduz os indicadores primários de osteoporose.”
O estudo também indicou melhorias nas funções do fígado, da tireóide e do hipotálamo.
4. Melhoria do Sono
A pesquisa detectou que este transferimento dos elétrons livres do chão para o corpo causa um efeito relaxante que ajuda a tranquilizar.
Por isso, ficar descalço ou em contato direto com o chão natural é uma prática que ajuda a induzir o sono mais facilmente.
(Foto de Magdalena no Unsplash)
Earthing ou Pés Descalços traz Poderes de Cura Naturais
Legal saber disso né?
Então lembre-se de, sempre que puder, fique descalço ou entre em contato direto com o chão natural, se sentando ou deitando sobre ele.
Dar aquela caminhada no quintal, deitar e rolar com as crianças no chão, curtir esse momento de contato direto com a nossa mãe Terra!
Um simples ato que causa um efeito terapêutico no organismo, recarregando-o de saúde e bem-estar, diminuindo o estresse, a dor, melhorando o sistema imunitário e o sono.
Viver com mais simplicidade é um modo natural de ficar mais saudável.
Valeu!
Isa.
Ps- E por falar em conexão com a natureza, aproveito para deixar a dica do teste grátis que criei para você saber “Qual é o seu Grau de Conexão com a Natureza Interior e Exterior“. Clique aqui e vá agora mesmo ao teste!
Ps2- Confira também o artigo do Emi que complementa este post, contando a experiência pessoal dele, com dicas práticas e de aprofundamento do tema Earthing: “Pés no Chão: Energia e Saúde“.