Play for Peace: organização que leva alegria a comunidades fragilizadas

Levar alegria a lugares que se encontram em situações hostis. Este é o objetivo do Play for Peace, criado pelo norte-americano Craig Dobkin logo após o acidente que o deixou paralisado em 1995. O que hoje é uma organização internacional, começou com atividades recreativas para reunir crianças, jovens e comunidades em conflito. O objetivo é utilizar jogos cooperativos para gerar risadas, compaixão e paz entre os participantes. A prática é muito usada em campos de refugiados, o que permite com que as pessoas se conectem e criem laços com leveza e facilidade.

Tive a oportunidade de participar de uma jornada de “jogos pela paz” em Gênova, cidade onde moro. Por ser no norte da Itália, muitos imigrantes chegam de diversos cantos e a maioria enxerga a capital da região como uma parada rápida antes de alcançar o objetivo final: França ou Alemanha. Mas pelos desvios da vida, tantos permanecem e acabam dando a partida por aqui mesmo. Até que a vida se estabilize, existem os campos de refugiados e espaços que acolhem imigrantes. Lugares nem sempre acolhentes e quase nunca alegres. Por isso a importância de uma ação que transforme as energias.

E foi assim que um grupo repleto de diversidades continentais se divertiu com as brincadeiras, mãos dadas, saltos e rodopios. Nossos facilitadores eram o casal Agyatmitra e Swati, vindos diretamente da India. Para finalizar, um cartaz com as diversas línguas faladas ali, celebrando a mistura.. A alegria pode salvar o mundo. Este projeto pode parecer uma semente pequena ou superficial, mas saber que em um momento de incerteza e solidão alguém se importa com o teu sorriso, muda tudo. Você também pode começar de onde estiver, agindo localmente, quem sabe com um sorriso?

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com

Uma opinião sobre “Play for Peace: organização que leva alegria a comunidades fragilizadas

  • Reply Vanderlei Cerqueira 7 agosto, 2017 at 15:38

    Muito bom, isso me lembra o Teatro com jogos teatrais. Gostei!